O que não pode faltar no ensino da Educação Financeira. Ensinando e Aprendendo EF.

Para ajudar na elaboração do planejamento de educadores, professores, tutores e tantos outros que ensinam Educação Financeira, juntamos todos os conteúdos essenciais que nenhum ensino sobre planejamento financeiro familiar deve faltar.

Educação Financeira é um assunto muito abrangente, afinal (praticamente) tudo em nossas vidas envolve dinheiro. Partindo das relações comerciais do dia a dia – como compra e venda, passando pela capacidade de poupar para garantir a aposentadoria até os complexos cálculos e estudos da avaliação atuarial (seguros) passando pelo mercado de capitais (escolher o melhor investimento com base nas projeções de rentabilidade) a educação financeira é o ponto em comum.

Gostando ou não, é um aprendizado fundamental para todas as idades, níveis sociais e econômicos. Não por menos foi incluída na BNCC. Deve ser um conhecimento democrático, um direito a todos.

Mas, como acontece em todas as áreas de conhecimentos, não há necessidade de aprofundamento, nem se tornar um especialista. Conhecimentos mais complexos e técnicos devem ficar com os profissionais da área.

Daí vem a pergunta!

O que uma criança, um jovem, adolescente ou simples “mortais” devem aprender sobre Educação Financeira?

Muitos acham que basta saber fazer cálculo e resolução de problemas que envolvam juros simples e compostos, porcentagem, descontos e comparativos de preços para os mais crescidos. Para os menores aprender a somar, subtrair, multiplicar e dividir é o suficiente.

Mas não é.

A Educação Financeira vai muito além da matemática.

É muito comportamental.

Olhando de forma macro: É muito sobre aprender a tomar decisões. Saber escolher. Saber consumir. A planejar e pensar a longo prazo.

É isso que se deve ensinar e aprender em Educação Financeira.

Para alcançar esses objetivos inclua no seu Planejamento Anual das aulas os seguintes temas ou conteúdos.

Lembramos que a EF é um conhecimento multidisciplinar, ou seja, deve ser abordado em diversas disciplinas.


Mas antes de começar, vale dar uma olhada nesta matéria que fizemos um bom diagnóstico do panorama da Educação Financeira nas escolas: Porque Educação Financeira é tão importante? – Ensinando e Aprendendo EF.

Porque Educação Financeira é tão importante? – Ensinando e Aprendendo EF.

Os temas mais importantes que não devem faltar são:

  • Conscientização; entender porque devemos, por mais que não nos sentimos à vontade, aprender a lidar com o dinheiro e o que implica em nossas vidas não ter o conhecimento básico no assunto.

  • Orçamento Doméstico, entender a diferença despesa e receita, saber analisar e tomar as melhores decisões:

Veja estas matérias: Saber tomar as decisões financeiras certas – Ensinando e Aprendendo Educação Financeira.;

Orçamento Doméstico é um conhecimento Multidisciplinar – Ensinando e Aprendendo a Educação Financeira

Como ensinar e aprender a Classificar Despesas Familiar.,

Como fazer as melhores escolhas de compras. Material para baixar;

“Brincar” de decidir. Atividade de EF

Situações que ajudam ou atrapalham o orçamento. Veja o lançamento da atividade

Aqui fizemos um resumo: Veja aqui todos os materiais disponíveis sobre Planejamento Financeiro.

Todas essas matérias vêm acompanhadas com sugestões de material diádicos que podem ser baixados gratuitamente aqui no site.

Ainda publicamos estes assuntos com conteúdo:

Planejamento Financeiro – Orçamento, O nosso Guia – Episódio 4; Planejamento Financeiro –Analisar faz toda a diferença – Episódio 6; Planejamento Financeiro –Tudo Junto em um ebook– Episódio Especial.


  • Compreender o que é uma fatura de cartão de crédito, uma conta de luz, carnê, entender um extrato bancário e holerite. Conhecer os principais produtos financeiros existentes. Falamos um pouco aqui Meu primeiro cartão de crédito, e agora?

Exemplo de aprendizado sobre o significado de juros

  • Saber calcular a diferença entre comprar à vista ou financiado. O que e como funciona o crédito. Entender o efeito da troca intertemporal:

Veja estes artigos: Afinal o que é crédito;

Crédito – Você conhece o CET – Custo Efetivo Total?;

Crédito: O que é a Troca Intertemporal



  • Falar sobre sonhar, traçar objetivos e metas. Aprender a se organizar para alcançar esses sonhos, objetivos e metas:

Veja o que já publicamos:

Como sonhar? – Ensinando e Aprendendo a Educação Financeira

Atividade para trabalhar os nossos Sonhos

Fazendo Acontecer Metas Financeiras, conheça a planilha para coordenar, planejar, traçar estratégias e gerenciar de todas as suas metas financeiras.

Todos com material para baixar

Aqui resumimos todas as atividades disponíveis: Todos os materiais disponíveis sobre Metas, Objetivos e Sonhos

Também temos estes conteúdos sobre o tema:

Qual Destino você quer? Objetivos Financeiros I;  

Por que precisamos dos objetivos? Objetivos Financeiros II


  • Aprender a priorizar e diferenciar entre necessidade e desejo, veja aqui:

A importância de ensinar a definir Prioridades – ensinando Educação Financeira

e também Você compra desejo ou necessidade ambos com material para baixar.




Não deixe a publicidade e as propagandas influenciarem o que você consome


  • Mostrar o que é investimento e suas diversas formas, seus riscos e rentabilidades. As principais diferenças. Pirâmides financeiras e diversos outros tipos de golpes. A bolsa de valores.

Algumas matérias sobre o assunto:

Sobre Investimentos o que se deve aprender? – Ensinando e aprendendo Educação Financeira com sugestões de matérias didáticos

e ainda  Entenda a diferença entre finanças, aplicação e investimentos. Glossário de Investimentos I;  

Onde Investir o meu dinheiro? Os riscos.

CUIDADO: Pirâmides Financeiras caem

CUIDADO: Mesada para crianças investirem na bolsa.


Como fazer o Planejamento da Aposentadoria.



  • Ensinar sobre os vários aspectos do consumo consciente e sustentável. Aqui mostramos algumas atividades:

Introduzindo o Consumo Consciente – LANÇAMENTO DE ATIVIDADE com CONTEÚDO e material para baixar

Aplique esse quiz e descubra se é um Consumidor Consciente, Consumista ou Financeiramente Educado.

E nestas matérias há muito conteúdo:

Como usar os 5 Rs – Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar – Reciclar – nas finanças.;

O consumo consciente assumindo o lugar do consumismo. Para onde vai o consumo? I.;

Como se adequar as novas mudanças e se tornar um consumidor consciente. O futuro do consumo V.


  • Consumismo e o consumidor e os problemas causados pelo excesso de consumo

Precisamos falar sobre consumo. Ensinando e Aprendendo EF

Lançamento de atividade: Comparar para depois comprar.

Ambos com atividades didáticas. Veja também este conteúdo:

 Conheça os vieses comportamentais do consumidor, um sabotador com boas intenções.


  • Discutir sobre o papel do dinheiro em nossas vidas como estratégia para o controle financeiro, desenvolvimento de valores e ética, mitigar o endividamento:

Você sabe dar valor ao seu dinheiro? com material para baixar

De onde vem o dinheiro que te sustenta? Também com material para baixar

Alguns temas que já abordamos como sugestões de discussões ou temas de pesquisa e debate.

Tempo é dinheiro? Será que os filósofos gregos ou Benjamin Franklin estavam corretos?

O que é Riqueza? Acumular dinheiro?; Dinheiro compra tudo? O que ele não deveria comprar!

Viver precisando de menos e ser mais feliz. Isso é possível?


Assim na hora de você elaborar as suas aulas considere estes temas como fundamentais. Seja para aulas formais ou informais.

Bom ano a todos que nos ajudam a espalhar conhecimento e ajudar na transformação de pessoas.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s