Um baralho onde cada carta é uma situação, decisões tem que ser tomadas e consequências assumidas.
A vidas nos coloca em situações que envolvem questões financeiras e éticas. Neste baralho cada carta apresenta uma situação hipotética, porém factível.
O que você faria em cada uma delas?
Por exemplo: “Você emprestou parte da tua mesada para seu amigo. Ele prometeu devolver no dia seguinte, mas não o fez. Se passou uma semana e você precisa do dinheiro. O que você faz?”
Este baralho tem a versão para Ensino Fundamental.
Outra versão para o Ensino Médio e uma para Adultos.
Nestas duas versões de jogo, cada situação é apresentada pelo lado A e B, os dois lados da situação, o ativo e o passivo.
Exemplo do lado B, baseado na situação exemplificada acima: “Você pegou dinheiro emprestado do seu amigo e está com dificuldades de devolver. Você sabe que ele precisa desse dinheiro. O que você faz?”
Desta forma além de ter que decidir, trata-se também de desenvolver empatia. O que levou a pessoa a criar essa situação? Quais as consequências da sua decisão? O que o outro lado está pensando e vai sofrer? Como você reagiria?
São abordagens que esta “brincadeira” trata.
Veja este artigo Saber tomar as decisões financeiras certas – Ensinando e Aprendendo Educação Financeira onde explicamos a importância de ensinar a tomar as melhores decisões possíveis de acordo com a sua realidade.
Baixe já, gratuitamente.


