Um baralho onde cada carta é uma situação delicada que envolve ética, comportamento e dinheiro, decisões tem que ser tomadas e consequências assumidas.
originalmente postado em 09 de julho de 2021
- O Baralho
- Palavras-chaves
- Objetivos:
- Habilidades e Itinerários Formativos
- Para ir mais longe:
- Baixe já, gratuitamente.
O Baralho
A vidas nos coloca em situações que envolvem questões financeiras e éticas. Neste baralho cada carta apresenta uma situação hipotética, porém factível.
O que você faria em cada uma delas?
Por exemplo: “Você emprestou parte da tua mesada para seu amigo. Ele prometeu devolver no dia seguinte, mas não o fez. Se passou uma semana e você precisa do dinheiro. O que você faz?”

Este baralho tem a versão para Ensino Médio, outra para o Fundamental e outra para adultos.
Nas versões Ensino Médio e Fundamental, cada situação é apresentada pelo lado A e B, os dois lados da situação, o ativo e o passivo.
Exemplo do lado B, baseado na situação exemplificada acima: “Você pegou dinheiro emprestado do seu amigo e está com dificuldades de devolver. Você sabe que ele precisa desse dinheiro. O que você faz?”

Ou ainda, o que você faria se alguém te oferecer dinheiro para fazer o trabalho da escola, e desta forma você consegue comprar o que tanto gostaria? Está correto em aceitar?
Desta forma além de ter que decidir considerando a situação financeira, trata-se também de desenvolver empatia. O que levou a pessoa a criar essa situação? Quais as consequências da sua decisão? O que o outro lado está pensando e vai sofrer? Como você reagiria?
E também questões ligada a ética, como por exemplo “Vale a pena levar vantagem financeiramente praticando atos imorais?”
São abordagens que esta “brincadeira” trata.
Justificativa
Muitos são os exemplos de atos com éticas dúbias que tornam a vida em sociedade mais dolorosa. Basta verificar os casos de corrupção e golpes financeiros. Muitas vezes tomamos decisões financeiras que não levam em conta as consequências negativam para as pessoas envolvidas na situação.
Até que ponto uma atitude financeira em prol de si mesmo é aceitável.
Desta forma devemos ser cidadãos que tomam decisões financeiras que respeitem o próximo, a ética, e a si mesmo.
Palavras-chaves
Tomada de decisão – Ética financeira – Responsabilidade financeira – Empatia – Comportamento – Consumidor Consciente – Cidadania
Objetivos:
- Praticar a tomada de decisões que envolvem o dinheiro
- Adquirir entendimento sobre as consequências das decisões pertinentes ao dinheiro, desenvolvendo a responsabilidade financeira.
- Discutir a ética em relação ao uso do dinheiro.
- Desenvolver a empatia no sentido de entender as consequências de nossos atos provocam.
- Promover a cidadania
Habilidades e Itinerários Formativos
Além da tomada de decisão, a ética, cidadania, agentes autônomos e críticos, responsabilidade financeira, argumentação, são habilidades que esta atividade desenvolve.
Sugestão de itinerário formativos no Ensino Médio
Projeto de Vida
Educação Financeira
Consumo Consciente
Debate
Processo Decisório
Autoconhecimento

Para ir mais longe:
Veja este artigo Saber tomar as decisões financeiras certas – Ensinando e Aprendendo Educação Financeira onde explicamos a importância de ensinar a tomar as melhores decisões possíveis de acordo com a sua realidade.
Livro Jogo das Escolhas Financeiras, toda decisão de consumo gera consequências.
Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Agir sob influências culturais e tradições
Construindo um patrimônio ou alimentando o ego? Reflexões sobre investir.
Dinheiro compra tudo? O que ele não deveria comprar!
Baixe já, gratuitamente.



