Onde Investir o meu dinheiro? O perfil

Entender como a relação do seu perfil de investidor com o investimento é fundamental na escolha da aplicação ideal.

Quando falamos em como escolher o melhor investimento, devemos saber que existem várias variáveis que têm que ser consideradas na hora de escolher onde colocar o teu dinheiro tão suado. Se não você pode se arrepender mais tarde, ficar frustrado porque perdeu dinheiro ou não rendeu o que pretendia e assim não conseguir atingir os objetivos pretendidos.

Já falei antes, mas sempre é bom relembrar, não basta escolher apenas aquele investimento que no momento está apresentando o melhor rendimento, simplesmente seguir o que estão “falando por ai” a tal da “manada”. Esta não é a melhor estratégia.

O investimento é que tem que estar adequado a tua realidade, a sua necessidade e finalidade.

Para isso uma dessas variáveis é definir o seu Perfil de Investidor. É saber “Quem é você enquanto investidor”, que nada mais é saber qual é o GRAU de risco que você quer ter ao investir o teu dinheiro. Olhando sob outro ângulo:

O quanto você se ressente com as perdas que o investimento pode lhe trazer.

E é disso que vamos tratar neste artigo.

Para conseguir auto definir-se, considera-se a personalidade, idade e experiência de vida. Por exemplo, você não gosta de correr riscos, gosta de ter a vida bem definida, neste caso você conseguiria dormir tranquilamente sabendo que seu dinheiro está aplicado em ações e sabe que de repente pode perder tudo e se isso acontecer é o fim do mundo? Acho que não.

Por outro lado, conseguiria ficar sossegado sabendo que seu dinheiro – todo – está na caderneta de poupança rendendo, quando muito, o mesmo que a inflação e você é do tipo que adora ousar, sair da zona de conforto e não aguenta ficar parado e ver o dinheiro alí rendendo quase 0 traz angustia? Também acho que não.

(Não disse que o autoconhecimento na Educação Financeira é super importante!!!).

O mercado dividiu esses perfis em 3 categorias:

Conservador; Moderado; Arrojado/Agressivo.

– CONSERVADOR

A pessoa que se encaixa neste perfil privilegia segurança, quer proteger o seu patrimônio diminuindo o risco de perdas e com isso aceita rentabilidade menor.

– MODERADO.

Nesta categoria o investidor busca equilíbrio entre segurança e rentabilidade e aceita correr um risco um pouco maior para o dinheiro render também um pouco mais do que as aplicações mais seguras. Afinal ele quer que seu patrimônio cresça um pouco. Porém em caso de escolha prefere a segurança em detrimento do rendimento.

– ARROJADO/AGRESSIVO

É o investidor que privilegia a rentabilidade e por isso corre grandes riscos para o investimento render o máximo possível. Quer que seu patrimônio cresça significativamente.

Cada investimento que existe se enquadra em um desses perfis, ou seja, uma vez definido em qual é o seu, ou o tamanho do risco que você quer correr basta olhar quais são os investimentos que se encaixam nessa descrição.

Aqui uma tabela com alguns exemplos:

Para saber mais acesse:

Onde Investir o meu dinheiro? Os riscos.

Onde Investir o meu dinheiro? O tempo

Onde investir o meu dinheiro? A Utilidade Marginal

Onde Investir o meu dinheiro? A diversidade

Onde Investir o meu dinheiro? A divisão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s