Quão importante o dinheiro que você quer investir é para você?
Chamamos de Utilidade Marginal do dinheiro a importância do dinheiro a ser investido em relação ao orçamento básico, necessário para o cotidiano. Estamos no 4º fator de escolha de investimento.
E o que isso tem a ver em escolher o melhor investimento para você?
Quanto mais importante ele for, menor será o risco que você quer correr, e assim você escolhe investimentos mais seguros. Se você depende deste valor para pagar as contas do dia a dia não arrisque, invista em ativos de baixo risco.
Por outro lado se você não usa este dinheiro para viver e se vier a perde-lo você fica chateado, mas segue a vida sem comprometer a qualidade de vida, neste caso você pode investir em ativos da bolsa de valores, por exemplo, podendo arriscar mais.
Veja abaixo uma tabela das relações importância x tempo x risco; para facilitar a escolha do investimento.

Note que consideramos o fator TEMPO também, que é para quando (data) você precisa deste dinheiro. Veja neste post mais sobre o fator TEMPO na escolha do investimento.
Tanto a importância quanto o tempo andam em sentidos opostos. Prazo curto e importância grande (fundamental) requerem menores riscos.
Podemos resumir assim:
Quanto maior for o tempo e menor a relevância, maior poderão ser os riscos.
Uma mesma pessoa têm diferentes níveis de necessidade para o seu dinheiro.
É prudente, separar os seus recursos nos diferentes níveis de importância. Deixe parte dos seus investimentos destinados a emergências (fundamental), mesmo que você não necessite dele para o cotidiano.
Outra parte deve ter a finalidade de complemento. E o restante, sem importância pode ser destinado para riscos grandes.
Ou seja, o equilíbrio. Sempre!
Não se esqueçam dos outros fatores:
Onde Investir o meu dinheiro? Os riscos.
Onde Investir o meu dinheiro? O perfil
Onde Investir o meu dinheiro? O tempo