Qual a diferença entre Ações e Títulos (Públicos ou Privados)? Glossário de Investimentos III

Entender o que são ações e o que são títulos é o começo para conseguir escolher o melhor investimento para você de acordo com o seu perfil e finalidade do dinheiro aplicado. Basicamente em um você compra o outro você empresta.

As formas mais comuns para investir é comprar Ações, aplicar em Títulos, em Fundos de Investimento ou ainda em um Plano de Aposentadoria (ou Previdência Privada). E por fim a Caderneta de Poupança (apesar de não ser recomendado atualmente).

E para saber qual destes investimentos é o ideal para aplicar o dinheiro poupado é necessário saber o que é um, o que é o outro.

Neste artigo vamos nos concentrar em Títulos e nas Ações.

Ações

Ações equivalem a uma parte do capital (ou seja, do valor) da empresa, correspondendo a uma parcela de propriedade. Assim, ao comprar ações você não está emprestando dinheiro para a empresa e sim, se tornando um acionista, um sócio dela. As ações são “pedacinhos da propriedade” das empresas.

As empresas vendem ações com o intuito de se capitalizar, ou seja, conseguir dinheiro para aumentar a produção, comprar outras empresas, investir em tecnologia, modernizar as suas instalações, aumentar o faturamento por exemplo.

As próprias empresas colocam as suas ações para vender. No Brasil elas são negociadas na Bolsa de Valores B3.

Você pode comprar as ações quando a empresa as coloca em oferta (chamada de IPO), ou posteriormente de um terceiro que esteja interessado em vender a sua.

Todo ano as empresas precisam fazer as contas, isto é, contabilizar seus resultados. Se as receitas forem superiores às despesas, incluindo os tributos, significa que a empresa teve lucro e parte desse lucro é distribuída aos acionistas como dividendos.

E quando houver essa distribuição dos dividendos (o lucro) você receberá o valor correspondente a sua parcela. Esta é uma forma de rentabilizar o dinheiro que você aplicou na empresa e se chama Dividendos.

Outra forma de rentabilizar o valor investido é pelo Ganho de Capital, que é vender a sua ação por um preço maior do que comprou. Para isso é necessário que ela tenha se valorizado. Acompanhando o índice da sua ação na Bolsa de Valores você consegue saber o quanto ela valorizou ou desvalorizou.

Neste último caso é necessário ter conhecimento para saber se ela vai cair mais ou vale a pena esperar para que ela se recupere.

Quanto maior é a incerteza do ganho com as ações mais elas podem render, mas por outro lado elas podem se desvalorizar muito rapidamente. Por isso ela é um tipo de renda variável.

Em ações não há garantia de retorno. Seu risco é alto e o prazo deve ser longo.

É por isso que investir um Ações é indicado apenas para perfis de pessoas e finalidade do valor aplicado que aceitam perdas e tempo para se recompor.

Para entender melhor a relação entre risco e retorno, veja esta matéria: Onde Investir o meu dinheiro? Os riscos.

Para entender a relação tipo de investimento com o prazo, esta matéria explica: Onde Investir o meu dinheiro? O tempo

E aqui você consegue saber um pouco sobre os tipos de perfis: Onde Investir o meu dinheiro? O perfil

Para investir procure uma corretora e distribuidora de títulos e valores mobiliários cadastrada na CVM. Acesse aqui.

Aqui segue uma lista de links para conhecer mais profundamente o mercado de ações:

Portal do Investidor

Ações – Como Investir | ANBIMA

Aqui você pode pesquisar quais corretoras estão cadastradas na B3 Participantes | B3


Títulos – Públicos ou Privados

Títulos privados são papéis emitidos por instituições, bancos, financeiras ou empresas privadas para financiar projetos privados.

Nos investimentos deste grupo, ao contrário das ações onde existe uma compra, neste você empresta dinheiro para o banco e, no fim do prazo estabelecido, você recebe o dinheiro de volta com os juros acordados.

Ou seja, os títulos são as dívidas de uma entidade privada. É ela que vai dar a garantia de você receber o dinheiro de volta com juros.

É o movimento contrário a quando pegamos um empréstimo, quando o banco nos empresta dinheiro em troca pagamos juros.

No caso dos títulos privados, a empresa emissora é que está pegando dinheiro emprestado – o seu – em troca de pagar juros. Ou seja, neste recebemos juros. Uma ótima maneira de fazer os juros compostos trabalhar a nosso favor.

Para investir procure um banco, corretora e distribuidora de títulos e valores mobiliários.


Títulos Públicos também são dívidas, porém do governo (federal, estadual ou municipal). Quem emite esses papéis é o Tesouro Nacional.

Neste caso quem assume o risco é o governo. É ele quem garante o pagamento de volta.

Assim como no título privado, a finalidade também é de financiar projetos ou pode acontecer do governo usar para pagar as suas dívidas, porém estes são públicos.

Ou seja, quando você aplica em um Título do Tesouro Nacional significa que você está emprestando dinheiro ao governo, em troca dos juros.

Seu risco é pequeno e por isso não possuem uma rentabilidade alta como no caso de ações. Ao contrário dos títulos privados que podem ter um risco mais elevado, afinal quem dá a garantia é a própria empresa emissora.

Ambos os tipos de títulos – privado e público – são de Renda Fixa (a taxa de renda está determinada, fixada no ato do contrato).

Para investir procure o site do Tesouro Nacional: Site Oficial do Tesouro Direto, e veja quais corretoras estão habilitadas.

Não sabe se você deve investir em ações que são renda variável ou em títulos de renda fixa? Veja esta matéria:

Onde investir o meu dinheiro? A Utilidade Marginal

Onde Investir o meu dinheiro? A diversidade

Onde Investir o meu dinheiro? A divisão


Veja aqui os termos já vistos por aqui:

Entenda a diferença entre finanças, aplicação e investimentos. Glossário de Investimentos I

Qual a diferença entre economizar, poupar e investir? Glossário de Investimento II

Os Fundos de Investimento ESG. Essa é a tendência.

Fontes

FGV – Curso 2 – Como fazer investimentos I

FGV – Curso 4 – Como fazer investimentos II

CONEF – Educação financeira nas escolas: ensino médio: Bloco 1; Bloco 2

Anbima – Ações

Anbima – Títulos Públicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s