Perdido entre tantos objetivos e metas? Quer aquela viagem nas férias, mas também deixar guardado dinheiro para aposentadoria? Como gerenciar tudo isso sem deixar nenhuma meta esquecida? Vamos explicar como usar esta ferramenta maravilhosa e muito útil que vai te ajudar no teu Planejamento Financeiro dando uma visão global de como chegar aonde você quer.
orginalmente publicado em 03 de setembro de 2021
Você ou seus alunos estão cheios de projetos, um monte de sonhos, bastante coisas que querem alcançar.
O que fazer primeiro? Qual a melhor estratégia? Como coordenar?
Começa uma coisa, atrapalha o andamento de outra e nada é alcançado.
Está tudo bagunçado….
Começar a estudar na faculdade, porém os gastos aumentam e o dinheiro reservado para as férias de fim de ano vão embora. Reduziu o pacote de internet, mas os estudos na faculdade fazem com que aumente o consumo da internet revertendo a economia pretendida.
Esse são só alguns exemplos do que acontece quando não conseguimos visualizar o conjunto, falta um mapa centralizado para conseguir enxergar, coordenar e acompanhar em uma única “foto” todos os caminhos que se quer trilhar.
Coloque finalmente uma ordem. Assuma o posto do técnico do seu próprio time.
Planilha de gerenciamento e acompanhamento de objetivos e metas financeiras
Para isso use a planilha FAZENDO ACONTECER.
Uma excelente ferramenta para ajudar no Planejamento Financeiro. Dá para ir acompanhando a reserva de emergência e aposentadoria, sem esquecer dos outros sonhos.

Ela é dividida em duas partes.
Uma com visão geral (chamada de Planejando, economizando e realizando), e a segunda parte (Fazendo Acontecer) mais específica, detalhando cada meta.
Preparação – organizando seu Planejamento Financeiro
Porém antes de começar a usar a Planilha é necessário que você já tenha definido quais são seus objetivos e as respectivas metas, são a partir dessas informações que vamos preencher as tabelas.
Não sabe como definir objetivo e metas? veja: Todos os materiais disponíveis sobre Metas, Objetivos e Sonhos, Qual Destino você quer? Objetivos Financeiros I, Planejamento Financeiro. Aonde Você quer ir. Episódio 5 e Como definir Metas Smart – Objetivos Financeiros IV

Também será necessário definir a prioridade de cada meta. Existem sonhos, objetivos e metas mais importantes do que outros. Deixando isto claro não corremos perigo de negligenciar uma meta importante em detrimento de outra não significativa. Também não temos dinheiro para fazer tudo o que queremos.
Não sabe com o priorizar? veja: Dinâmica em grupo para compreender o que é prioridade. Ensinando e Aprendendo Educação Financeira, A importância de ensinar a definir Prioridades – Ensinando Educação Financeira e Eu preciso ou eu quero? Objetivos Financeiros III.

Feito isso tenha um Orçamento pronto. As metas e o orçamento devem andar em paralelo. De nada adiante estipular determinadas metas de juntar dinheiro se o teu orçamento não tem espaço para mais gastos. Somente com um Orçamento “real” é possível ter a dimensão, o poder e a rapidez que você tem para realizar as metas.
Não sabe fazer um orçamento? então veja: Planejamento Financeiro – Orçamento, O nosso Guia – Episódio 4, (Pré) Adolescente também tem direito a um Orçamento. Baixe estes modelos. e Veja aqui todos os materiais disponíveis sobre Planejamento Financeiro

Veja no fim desta matéria, mais links que vão te ajudar a fazer esta parte. Use principalmente a tabela SMART How, ela vai ser de muita valia e trabalhar em conjunto.
Com essas informações em mão já é possível preencher a tabela.
Mão à obra!
Planejando, economizando e realizando
Na primeira parte da planilha temos a tabela, chamada de “Planejando, economizando e realizando” te traz a visão como um todo de todos as metas e objetivos que você tem.

- Colocamos todas as metas e objetivos que se quer atingir em uma única lista. Considerando que todos nós devemos nos preparar para a aposentadoria, esta meta já esta inclusa na lista. Também é de suma importância termos uma reserva de emergência. Por isso ela também tem um espaço.
- As metas devem estar em ordem de importância, os prioritários primeiro.
- Para cada meta ou objetivo preencha com o tempo, que se estima, serão necessários a sua realização.
- Na próxima coluna preencha com o total do valor necessário para atingir aquela meta ou objetivo.
- Em economia mês, coloque o quanto de $ será necessário reservar por mês para cada meta ou objetivo (de acordo com o que você estipulou no teu orçamento).
- Os check-list são datas preestabelecidas onde ser fará um verificação se o pretendido está de acordo com a realidade. Aproveite para verificar se a ordem de prioridade ainda faz sentido, ou ainda se há condições de poupar mais dinheiro mensalmente, ou se o valor que se propôs para guardar mensalmente está estrangulando os gastos do dia a dia.
Pronto, já é possível traçar estratégias e fazer o planejamento, como por exemplo mudar a ordem de prioridades, alterar o tempo necessário para mais ou menos.
Ou ainda aumentar o valor reservado para determinada meta para que ela seja realizada em menor tempo e deixar outra para depois.
Vá testando as opções sempre verificando se o Orçamento comporta os valores financeiros pretendidos.
Fazendo Acontecer
Na segunda parte – “Fazendo Acontecer”, cada meta recebe uma ficha detalhada especificando frequência e tipos de todas as atitudes e ações para a sua concretização.

- Em cada ficha comece colocando o nome da meta igual ao colocado na tabela anterior, se quiser use esta parte para colocar mais detalhes que julgar interessante.
- Na sequência pense em todas as ações, atitudes e comportamentos que irá fazer para alcançar as metas. Sugerimos escolher ao menos 3 ações.
- Use as informações da tabela tabela Smart How para ajudar.
- Especifique quantas vezes esta ação, atitude ou comportamento irá ocorrer. Uma única vez, por um período pré-determinado (anote exatamente o dia que vai começar e a data do término) ou se ela vai ser feita desde já para sempre.
- Especifique o tipo de ação. Se vai ser uma ação ou atitude nova, se vai haver uma reformulação, uma intensificação ou redução do que já está sendo feito ou ainda se uma ação ou comportamento vai deixar de existir.
Esse detalhamento das ações vai ser muito importante porque vai te dar a oportunidade de refletir no que pode ser feito e vai deixar bem definido, especificado e de forma minuciosa os passos necessário para a efetivação da meta. Não à toa que esta planilha se chama FAZENDO ACONTECER.
Para isso considere em ter ao mínimo 3 ações para cada meta. Isto te “obriga” a fazer “mais” para conseguir realizar o que se pretende. E tenha definido uma ação para começar imediatamente (ou seja, no dia que se queira começar a realizar a meta), com exceção daquelas que segundo o seu planejamento devem começar em outro período.

No arquivo que você vai baixar existem duas fichas já preenchidas que servem de modelo e inspiração.
Esse “fichário” tem como vantagem de deixar bem claro e explícito o que deverá ser feito. Isto facilita a sua realização.
Quando sabemos exatamente o que tem que ser feito e temos consciência disso as chances de sucesso são grandes.
Baixe aqui a planilha e outras ferramentas de ajuda


Esses materiais podem ser usados em conjunto:
Vá mais longe
Veja estas matérias, tem muito conteúdo e outros materiais:
Atividade para trabalhar os nossos Sonhos
Veja aqui todos os materiais disponíveis sobre Planejamento Financeiro.
Todos os materiais disponíveis sobre Metas, Objetivos e Sonhos
Saber tomar as decisões financeiras certas – Ensinando e Aprendendo Educação Financeira.