O dinheiro é o item mais importante da sua vida! Será?

Se a sua resposta foi SIM. Ligue o sinal de alerta. Ter dinheiro esta correto, correr para querer ter uma boa vida também. E Investir está corretíssimo. Mas a vida não é feita só de dinheiro ou bens materiais.

1) Sonho

Se a vida gira em torno somente do quanto você esta enriquecendo, ou baseado no quanto você tem de posses é sinal que talvez você ainda não encontrou o teu propósito de vida.  Talvez seja a hora de buscar lá dentro o sonho que te traga um sentido, que te faça querer se mover por uma causa. Veja o artigo: Transformar sonhos em realidades para te inspirar.

Desafio, útil e importante, assim os sonhos tem que ser
2) Vício

Ou ainda pode ser indício de vício em investir. Sim, investir vicia. Uma obsessão por resultados da rentabilidade de seus investimentos. A vida gira em torno de quanto dinheiro está ganhando com seus investimentos. Falamos isso no artigo Cuidado: Investir também vicia

Investir também vicia
3) Sentimento

Ou ainda porque existam carências escondidas. Uma necessidade de autoafirmação por exemplo. A nossa relação com o dinheiro é muito mais comportamental do que racional. Daí que existem muitos comportamento que são simples reações a determinados sentimentos. Medo (excessivo) de ficar pobre, sentir-se inferior aos outros, ou o sentimento de pertencimento são alguns exemplos. Veja o nosso artigo Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Carências Afetivas e Financeiras e Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – A emoção.

Estilos lesivos de lidar com o dinheiro: As carências
4) Materialismo

Quando o materialismo passar a ser mais significante do que relacionamentos, experiências, vivências, propósitos de vida, se instaura o vazio. Mas você vai poder comprar o amor, carinho, saúde, sabedoria. Não vai! Você pode comprar um companhia mas não o amor e nem o carinho deles, você pode pagar o melhor médico mas tem doenças que não tem cura, você pode comprar o professor mas não a sabedoria dele. Quer saber mais leia: O dinheiro compra tudo? O que ele não deveria comprar?

Dinheiro compra tudo? O que ele não deveria comprar?
5) Criança

Não esqueça das crianças, cuide para que elas deem um valor equilibrado ao dinheiro. Ensine a lidar como o dinheiro, com o objetivo que não virem adultos endividados ou uma pessoa extremamente materialista. Veja a matéria Cuidado: Mesada para as crianças Investirem na bolsa.

CUIDADO: Mesada para crianças investirem na bolsa.

O que fazer:

🧐Tenha autoconhecimento, se torne um consumidor consciente.

Autoconhecimento e a Educação Financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s