Transformar sonho em realidade II – tem que ser útil

Essa é a minha realidade? Eu consigo? É desafiador?

Muitas vezes traçamos nossos objetivos de forma bem organizada, ficamos horas pensando nele, colocamos no papel, mas…

O seu destino acaba sendo o fundo da gaveta, fadado ao esquecimento.

Mas porque isto acontece? São muitos os motivos.

Um deles é que eles têm que ser úteis, assim os objetivos deve:

  • Refletir a realidade;
  • Claros;
  • Desafiadores;
  • Passíveis de serem atingidos;
  • Flexíveis;
  • Éticos – conquistas não ferem seus conceitos pessoais e não prejudiquem o próximo.
Refletir a realidade

Vamos escalar a montanha e tirar esta bela foto que esta aqui em cima. Já imaginou postar nas redes sociais, vai bombar! Este objetivo pode ser  a minha realidade, eu topo (não pelas redes sócias e sim pelo contato com a natureza). Só que nem toda família curte aventura, um cinema, um churrasco vai bem melhor. Para essas famílias, sempre vão aparecer outras atividades melhores do que escalar uma montanha – o convite do amigo para um churrasco, o filme que acabou de lançar, e assim este objetivo vai sendo esquecido até sumir.

Têm que ser claros

Meu objetivo é ser feliz. Sim, claro, quem não quer? Mas o que felicidade significa para você? Um emprego que eu me sinta realizada? Casar? Morar em outro país? Emagrecer? Ter casa própria? Ser feliz é algo amplo, genérico, pode ser realizado de diversas formas e são estas formas que tem que estar no objetivo.

Desafiadores

Vou poupar R$100,00 por mês. Seria desafiador se o rendimento estiver severamente comprometido, ou a pessoa no início de carreira, ou ainda na iniciação como investidor. Porém, se já há vida estabelecida, orçamento relativamente em ordem convenhamos que o potencial de investir pode ser bem maior. O bom do desafio é a felicidade da conquista. Não ficamos super satisfeitos quando conseguimos alcançar algo que é difícil? Já o corriqueiro vai parar na gaveta.

Passíveis de serem realizados

Já pensou em querer ter uma Ferrari na sua garagem até o fim do ano. Considerando meus ganhos, eu levaria 25 a 30 anos para comprar sem gastar com mais nada (sem comer, sem moradia…). Este objetivo pode se tornar realidade sim, porém, com esta data estipulada não vai dar. Ao estipular um objetivo ela tem que condizer com as suas condições (recursos financeiros, tecnológicos, saúde, família, trabalho…).

Flexíveis

Vou fazer Pós Graduação em Portugal, já tenho o capital e na data marada pela Universidade faço a matricula (dia x). Que objetivo fantástico. Porém chegou o Covid-19, os voos foram cancelados, o começo do curso está suspenso. Vou desistir definitivamente. Não! Nem se desesperar, deixamos o objetivo em espera, assim que passar a pandemia coloco em prática. Daí a necessidade de saber ajustar.

Pode acontecer de ter que cancelar um objetivo por completo. Por exemplo, aparecer uma oportunidade irrecusável de trabalhar fora do país e com isso conseguir um salto na carreira justamente no momento que você estava comprando um apartamento. O bom senso deve prevalecer, sejamos flexíveis e se for mudar para melhor que seja assim.

Éticos

Não devemos conquistar nossos sonhos à custa dos outros, se valendo de corrupção, golpes, roubos, fraudes, burlar, enganar pessoas, familiares, empresas, organizações, instituições. Qual o gosto de uma conquista enganadora, falsa?

Respondendo às perguntas do post anterior – veja aqui – e preenchendo os requisitos aqui descritos você esta cada vez mais perto da transformação.

Para acompanhar a série toda veja e saiba mais:

Transformar sonho em objetivo I – começa pelo autoconhecimento

Transformar sonho em realidade III – sem conflitos entre sonhos

Neste ebook vamos dos sonhos até colocar em prática no Planejamento Financeiro.

Capa do ebook Vamos Falar de 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s