Nossas emoções, nossas atitudes, nossos hábitos influenciam as decisões que tomamos sobre nossa vida.
Você já se perguntou “Porque comprei isso? Onde eu estava com a cabeça quando contratei aquele serviço?” e assim por diante. Repare quantos sentimentos nos fazem gastar mais dinheiro.
Se eu me conheço, sei quais são as minhas fraquezas e as emoções que me dominam, eu consigo reconhece-las e controla-las e por consequência eu consigo ter o domino das minhas finanças.
Isso é o autoconhecimento, uma habilidade da Inteligência Emocional. Nada mais do que “Conhecer a ti mesmo”. Que é a capacidade de reconhecer uma emoção no exato momento em que ela acontece permitindo o seu bloqueio e assim tomar ações mais racionais do que emocionais.
“Conheça a si mesmo, desenvolva o autoconhecimento e domine as suas finanças.”
— Chris West
Uma das maiores vantagens de dominar nossos sentimentos através do autoconhecimento é não agir por impulsividade. Que é o grande vilão do consumismo.
Veja outros impactos que a falta de autoconhecimento traz vendo o ebook Estilos lesivo de lidar com o dinheiro, ou vá até o post A Educação Financeira resolve.
Tente perceber quais são as emoções que estão por traz das decisões de compras. Ao tomar decisões financeiras faça uma reflexão do que você esta sentido. Tente relacionar o seu estado de espírito e o nosso pensamento sobre esse estado de espírito.
“O que me leva a comprar?” Tente sempre responder a esta pergunta.
Receba em primeira mão novo conteúdo:

Conheça, baixe e aprenda:
ebook Gratuito: Estilos Lesivos de Lidar com o Dinheiro.
Uma viagem aos mais diversos comportamentos

Agora se você não domina nada de finanças e está enrolado, veja este ebook e aprenda a usar a Estratégia ORÇAMENTO EM CRISE.
Ebook O Orçamento Doméstico em Tempos de Crise Fiananceira.
Domine esta onda.