Como transformar seu Orçamento Familiar em Pizza

Quem disse que um Orçamento não pode acabar em pizza

Muitos de vocês, que estão lendo este post, devem estranhar o título. Afinal “transformar algo em pizza”, tem o sentido figurativo de que a situação ficou sem solução ou sem resultado.

Mas muita calma. No nosso caso ela vai te trazer muitos resultados, muito além do que você possa imaginar.

Quer saber como? Continue lendo que eu explico.

Quando fazemos um orçamento (baixe o modelo para imprimir, ou modelo de excell), o dividimos em categorias. Como por exemplo: habitação ou moradia, alimentação, lazer, saúde, transporte, educação, bancos (aqui poderia entrar os empréstimos), etc. Cada pessoa tem a sua realidade e escolhe os nomes das categorias e quais gastos serão alocados em cada uma.

Feito isso, os gastos são computados na sua categoria correspondente, gastos parecidos ficam juntos na mesma categoria. Desta forma ao agruparmos as despesas fica mais fácil descobrir o quanto eu gasto, por exemplo, em lazer.

Legal né. Só que parar neste momento, consigo somente “enxergar” o total gasto com lazer e no máximo comparar com o mês anterior ou saber se estou gastando mais do que recebo.

Mas o que o valor de uma categoria representa no total de tudo que eu ganho? Será que estou gastando mais com lazer do que com alimentação? O quanto do que eu ganho vai embora com o transporte?

E como conseguir “visualizar” tudo isso?

Fácil, transforme em PIZZA. Sim aquela pizza bem famosa do Excell.

Pegue o valor de cada categoria (são as partes) e divida pelo total das RECEITAS e terá a porcentagem – cada pedaço (veja mais abaixo como fazer) que este gasto representa em relação ao total que você recebe.

Agora vem o Grande Segredo;

Uma vez criado o gráfico tipo pizza no excell, pegue uma pizza de verdade, sim uma real, feita de farinha, coberta com queijo, assada. Pode ser de qualquer tamanho, pode pedir uma para entregar em casa (mas pede para NÃO CORTAR – isso é muito importante), compre congelada, semi pronta do supermercado ou se o dinheiro está curto porque então não preparar uma em casa?

Mas ela NÃO PODE ESTAR CORTADA. Isso mesmo. Você é que vai cortar os pedaços NO MESMO tamanho dos do gráfico no excell. Vamos fazer um paralelo entre os TAMANHOS DO PEDAÇO da pizza com o TAMANHO do gasto em relação ao total que você ganha.

Feito isso olhe os diferentes tamanhos, o que você consegue enxergar, que relações você vê.

A pizza inteira representa tudo que você ganha. Cada pedaço representa o quanto você gastou, naquela categoria, em relação ao TOTAL que você GANHA. Portanto pedaços maiores significam que boa parte do seu dinheiro foi embora com isso.

Qual vai ser o pedação do Lazer, ele é maior do que o do transporte? Qual é o maior pedaço de todos? E o menor?

Em seguida escolha um pedaço, pense no gasto que ele representa e deguste. Enquanto você aprecia esse pedaço pense que cada mordida é seu dinheiro indo embora.

Isso te dá um choque!! E assim você vai aprender a fazer comparativos e relacionamentos.

É muito importante que todos da família participem dessa “brincadeira”, o orçamento tem que ser participativo, assim como a colaboração de todos, para manterem os gastos dentro do que foi estipulado.

Garanto que você vai olhar tanto a pizza (a verdadeira) e seus gastos com outros olhos.

Para aqueles que não gostam de pizza (sim isso existe), faça com um bolo.

Mas e se eu não sei usar o Excell!!!!!

Muita calma nesta hora. Eu explico um jeito de fazer.

Primeiro pegue o valor de uma categoria e divida pelo total da sua receita líquida e o resultado multiplique por 100. Você vai obter uma porcentagem. Esse é o tamanho do pedaço.

Faça isso com cada categoria. Aqui em exemplo hipotético bem simplificado.

Cada porcentagem representa um pedaço da tua pizza ou bolo. Feito isso corte a sua pizza no tamanho que represente 19% da pizza inteira e você vai ver o quanto gasta com alimentação. Outro pedaço vai ter um tamanho de 33%. Outro com 28%. Faça isso com cada categoria, e espero que no final sobre um pedação. No nosso caso vai sobrar um pedação de 19%. Esse pedação é o superávit do teu orçamento.

Visualização de como fica a pizza

Esta é uma pizza criada no excell, também bem simplificada. Neste caso é só cortar a pizza verdadeira ou bolo nos mesmos tamanhos.

Veja o tamanho que vai ficar o pedaço que representa o aluguel, será que ao comer vai doer? Já ao degustar o pedação Objetivo Meta, vai haver muita satisfação.

Fazer esse tipo de análise vai te levar a fazer questionamentos, como por exemplo: “Puxa eu queria tanto comprar aquele celular que acabou de lançar” mas, você vai ver quanto o custo dele representa do seu rendimento imaginando o tamanho do pedação da pizza e ele está indo embora. Será que vale tudo isso?

💡São questionamentos que você vai começar a fazer e vai ver como o teu orçamento acabou em pizza.

Saiba com usar o Orçamento como um Guia de Escolhas neste post:

Orçamento familiar como guia de escolhas

Baixe nosso ebook sobre Planejamento Financeiro, agora se você esta com dívidas para pagar baixe o ebook Orçamento Doméstico em tempos de crise e aprenda a usar a estratégia Orçamento em Crise

Não perca mais nenhum conteúdo novo:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s