Filmes, documentários e livros para entrar no clima de Natal e falar sobre consumismo, consumo consciente e sustentabilidade….

Fale sobre Educação Financeira e Consumo Consciente sob o aspecto do Natal com filmes, documentários ou livros. Aproveite o clima de fim de ano.

O ano está terminando, as matérias que estavam programadas já foram trabalhadas, todos estamos cansados, esgotados e havidos por férias.

Que tal um filminho ou uma contação de história para deixar estes últimos dias do ano letivo mais leves, porém sem perder a essência de aprender, de ensinar?

O Natal traz muita riqueza de histórias. Das mais religiosas passando para os contos ou comédias, dos infantis aos mais adultos.

Use tudo isso para falar sobre Consumismo (muito forte nesta época), sustentabilidade e ainda o resgate da origem desta festa.

Aqui vão algumas sugestões de filmes, documentários e livros que geram reflexão e principalmente aprendizado sobre todos esses temas, para diversas idades, alguns mais divertidos outro nem tanto, mas valem assistir.


Filmes

Papel de Natal, de José Miguel Ribeiro (não, não há erro de grafia no nome, é papel mesmo) – para crianças.

Sinopse: Dodu, um destemido bonequinho de cartão, Camila, uma amorosa menina de 8 anos e Sana, um Pai Natal de todos os dias, regatam o pai de Camila das garras do monstro Desperdício, reciclando o papel de embrulhos dos presentes de Natal e respirando em sincronia com todas as florestas do Céu e da Terra.

É um curta português (fofo, que sai do clichê) que mexe e incentiva o consumo mais sustentável. Achamos ele aqui: https://www.filmin.pt/curta/papel-de-natal. Que tal tentar reproduzir os personagens de papel e papelão?


Um Herói de Brinquedo (Jingle All the Way) com Arnold Schwarzenegger – para todas as idades

Sinopse: Um pai que esquece de comprar o presente de Natal do filho e que passará a véspera correndo atrás disso.

Neste filme há uma crítica direta ao consumismo desenfreado ao qual o Natal se transformou. Também levanta a questão da perda do sentido e dos valores que, muitas vezes, nos submetemos por não prestar atenção nas pessoas ao nosso redor.


Documentário

Criança, a alma do negócio, uma produção de Maria Farinha Filmes – para jovens e adultos

Este documentário é focado na criança. É uma crítica – forte – ao consumismo exacerbado que já começa na infância, e é impulsionado pela publicidade sem limites, ética ou regulamentação (praticamente inexistente na época que ele foi rodado).

É um convite aos pais e educadores para refletir sobre seus papeis nesta sociedade de consumo e como podem colaborar para mudar o cenário.

Veja por aqui: https://www.videocamp.com/pt/movies/crianca-a-alma-do-negocio


Filme e livro

O Grinch, de Yarrow Cheney (filme ou em desenho animado) e o livro Como Grinch roubou o Natal, de Dr. Seuss – para crianças e adolescentes.

Sinopse: O rabugento Grinch faz de tudo para acabar com o Natal dos cidadãos de Quemlândia. Seu plano é roubar das pessoas tudo que tenha ligação com a data, até que a menina Cindy Lou Who resolve ficar amiga dele.

Esta história também é uma crítica ao consumismo desenfreado, o resgate de que amor e a família é mais importante do que presentes. Natal não é sobre dar presente, mas estar presente. Fala sobre igualdade, respeito às opiniões e democracia.


Scrooge, Os Fantasmas de Scrooge ou A Christmas Carol – (o filme tem verão mais antiga e recente e ainda muitas versões em livro). Conto clássico escrito por Charles Dicksen – para adolescentes, jovens e adultos.

Sinopse: Às vésperas do Natal, o amargo, avarento e rabugento Ebenezer Scrooge se comporta de maneira mesquinha até mesmo com o seu sobrinho. Devido ao seu temperamento, os fantasmas do Presente, Passado e do Futuro aparecem e levam Scrooge para uma viagem que o fará pensar em uma mudança em sua vida.

Um dos maiores contos clássicos de Natal trazem como lição de moral de que o dinheiro não é o item mais importante da vida, e sim a família, o amor, o compartilhar. Se passa em um tempo (meados de 1.840) onde o Natal era menos consumista, exatamente por isso vale também para mostrar como antigamente se comemorava a data.

Detalhe, Scrooge serviu de inspiração para criar o Tio Patinhas.

Livros

Konsumonstros de Florence Breton, editora Edelbra, para crianças de 5 a 8 anos.

Sinopse: Este livro trata do consumo excessivo e seus impactos no meio ambiente e na vida das pessoas. A ideia surgiu da própria experiência da autora com seus filhos, quando eles, em um Natal, pediram para comprar um brinquedo que haviam visto na televisão. Conversando com outros pais, Florence descobriu que todos tinham sido demandados pelos filhos que haviam assistido à mesma propaganda. A situação a fez pensar sobre o consumo e sobre as influências da mídia. O jeito que encontrou foi falar com humor, mostrando que comprar pode levar a situações absurdas. Foi assim que nasceram os Konsumonstros!  

Site da editora: https://loja.edelbra.com.br/konsumonstros


Os delírios de Natal de Becky Bloom, de Sophie Kinsella, editora Record – para adolescentes, jovens e adultos.

Sinopse: A irresistível consumista Becky Bloom está de volta e com uma missão: fazer ela mesmo um Natal inesquecível para a sua família. Porém nem tudo sairá conforme o planejado – de encontrar um Peru vegano para irmã, um presente perfeito para Luke a um mimo (nem tão mimo assim) para a filha. Tudo isso regado a muita diversão.

Um jeito engraçado e leve para falar sobre consumismo, como a jovem se envolve em situações provocadas por suas compras compulsivas e tudo o que acontece no Natal. Um livro fácil de ler.

Este livro é uma sequência do filme OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM, uma garota que adora fazer compras e seu vício a leva à falência. Porém em livros há uma série com 9 livros com este extra de Natal.

Bom divertimento.

Já cansou de faltar tanto de Natal, veja aqui outras sugestões de filmes e livros neste ebook

baixe: Aproveite o Dia das Crianças e ensine Educação Financeira e Consumo Consciente veja como neste mini ebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s