Como usar os 5 Rs – Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar -Reciclar – nas finanças.

O conceito de consumo consciente através das ações do 5 Rs beneficia a vida financeira e faz parte de um conjunto de ações para a alcançar a Independência Financeira.

Como usar os 5Rs nas finanças

Quer ter uma boa saúde financeira? Adote um consumo consciente utilizando os 5 Rs.

Já falamos inúmeras vezes nas nossas redes sociais que se transformar em um consumidor consciente faz parte da consolidação em Educação Financeira.

Não tem como manter suas finanças saudáveis sem adotar um consumo consciente. É a cereja do bolo.

É sobre o uso racional tantos dos recursos naturais quanto os nossos recursos financeiros e de tempo. É como consumimos nosso dinheiro.

Conheça os 5R, uma política de boas práticas que visa – primeiramente – a sustentabilidade ambiental ao propor 5 ações com o objetivo de reduzir a geração de lixo no nosso planeta por meio da redução e melhoria no modo de consumir, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. É centrada na mudança de hábitos de vida. E ela como consequência influencia positivamente a vida financeira.

5R sua história, seu impacto

Originalmente focada apenas como um conjunto de ações que estimulam a adoção de práticas sustentáveis no mudo corporativo, foi apresentada na Conferência da Terra realizada no Rio de Janeiro em 1992, e também no 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento de 1993, incialmente eram apenas 3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Com o passar do tempo sentiu-se a necessidade de incluir as práticas de consumo da população de uma forma global neste conjunto de ações, criando assim uma consciência sustentável. Forma-se os 5R. Incluindo – Repensar e Recusar. O processo educativo entra em voga para formar cidadãos do mundo plenamente consciente das consequências de seus atos para o futuro, através da maneira como ele consome.

Questiona-se o consumo propriamente dito. Isto nunca fora antes tão contestado. Com a difusão do 5R começam as discussões dos impactos da nossa forma de consumo para com a sociedade, para os povos, para a economia e para o planeta.

Daí foi um pulo para incorporar o consumo consciente via 5R à Educação Financeira.

Passa-se a questionar e repensar o consumo do dinheiro, do crédito.

0 5R sai da esfera estritamente ambiental e entra no cotidiano das pessoas em todas os campos. Além do aspecto do lixo (resíduo) doméstico e industrial e as linhas de produção, as 5 ações abrangem o consumo de moda, consumo de tecnologia e brinquedos, consumo de recursos naturais e de alimento mais saudáveis, consumo nos escritórios, nos transportes, na construção civil, nas moradias e no turismo. Reflete nas formas com criamos novos materiais, novos designs, novos carros.

Indo até como consumimos nosso dinheiro.

Da disciplina de Geografia, passando por Filosofia, Sociologia, História, Matemática, Química, Artes, Línguas, Biologia, …… Não há disciplina que o 5R não abrange do Ensino Infantil à Pós Graduação. Da Medicina à Economia.

Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar – Reciclar nas Finanças

As 5 ações para o Consumidor Consciente e o consumo do dinheiro.

  • 💡Repensar: Repensar é o início dessa mudança e é por onde esse processo começa. Antes de consumir qualquer coisa cada pessoa deve refletir suas práticas em relação ao jeito desse consumo. Porque, para que comprar? Existe realmente a necessidade deste consumo? O conflito entre necessidade e desejo; entre alcançar objetivos ou vaguear pela vida. Aqui começam as reflexões sobre o Consumismo. Ponha em prática a Dinâmica da Necessidade x Desejo, veja em Dicas de como sair da crise financeira; Aqui também entra em reavaliar a origem dos produtos que consumimos, qual foi a sua trajetória. Qual é toda a cadeia produtiva, logística e varejista. Todos os coadjuvantes foram respeitados?
  • Recusar: Devemos na sequencia recusar determinados consumos. Nesta etapa o consumismo é colocado à prova. Devemos dizer não às compras que foram geradas pelo marketing agressivo, geradas por influência de terceiros, não à impulsividade, não para ostentar, não para dar ênfase ao que não se é. É para ser mais e ter menos. Recuse produtos piratas, recuse produtos que usam mão de obra escrava, recuse produtos que destruam o meio ambiente. Recuse desejos que não estão no seu orçamento. Veja em Você compra desejo ou necessidade;
  • 🔻Reduzir: Daqueles produtos que queremos consumir devemos nos questionar. De quanto eu preciso? Será que não existem produtos de qualidade melhor que dure mais, reduzindo a necessidade de comprar novamente? Melhore a qualidade e assim reduza a quantidade. Também entra na questão do uso de recursos naturais como água, e eletricidade. Além disso, reduzir também significa poupar, reduzindo o volume financeiro que gastamos. Devemos saber economizar quando o assunto são os nossos recursos naturais. É sobre o uso racional tantos dos recursos naturais quanto os nossos recursos financeiros e de tempo. É a refutação do desperdício em todas as esferas. Lembrem-se recursos naturais, dinheiro e tempo é FINITO;
  • 🔄Reutilizar: Depois de recusar e reduzir é chegada a hora de dar uma nova finalidade ao que consumimos. É possível utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados. Das embalagens, às roupas, de objetos às folhas de papel impresso, de máquinas aos utensílios. Pensar fora da caixa, seja criativo.
  • Reciclar: Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto. Reciclar é importante, pois ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerado e também reduz a utilização dos nossos recursos naturais. Entre os materiais que podem ser reciclados estão: o papel, o plástico e o alumínio e cada vez mais outros produtos. Existem uma grande cadeia de empresas e pessoas que vivem da reciclagem. E vivem muito bem. Cada vez mais é possível ter uma boa rentabilidade na indústria da reciclagem. Oportunidades não faltam.

Assim ao adotar as ações propostas nos 5R automaticamente adotamos boas práticas em relação ao dinheiro e como consequência a melhora da saúde financeira.

Porém é importante ressaltar que apenas isto não é suficiente, a saúde financeira plena se atinge com um conjunto de ações e o consumo consciente – como é o objetivo do 5R – é uma parte deste conjunto. Navegue pelo nosso site e descubra várias outras atitudes, ensinamentos e práticas.

Mas aqui damos um “spoiler” ter autoconhecimento se torna parte importante deste processo. Saiba como neste artigo “Tenha autoconhecimento e domine as finanças”

Veja aqui toda a série:

Como usar os 5 Rs – Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar – Reciclar – nas finanças.

O 5R nos Negócios sob a ótica de finanças

Como ser um Consumidor Consciente no Supermercado usando o 5R

A moda e a beleza agora é 5R, cada vez mais consciente.

O Turista e o Consumidor consciente adotando o 5R.


Você também vai gostar:

Crédito: O que é a Troca Intertemporal

Como sonhar? – Ensinando e Aprendendo a Educação Financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s