A moda e a beleza agora é 5R, cada vez mais consciente.

O consumo de moda e beleza é um dos que mais podem gerar impacto positivo no consumo consciente, saiba como fazer usando o 5R

18 fevereiro 2021

A moda e a beleza agora é 5R, cada vez mais consciente

Se tem uma área que podemos considerar sendo a mais consumista, esta é a MODA. Quando usamos o termo consumismo, a primeira coisa que vem em mente de uma pessoa é algo relacionado a moda. Tênis, bolsa, calça jeans, blusa, casaco e assim adiante. O que mais se ouve dizer é a grande quantidade de peças de vestuários compradas sem nunca terem sido usadas. Desperdícios de dinheiro, de tempo, de trabalho, de recursos ambientais e sociais.

Desta forma consumir produtos de vestuário usando o 5R vai trazer um impacto muito significativo na vida financeira. Por isso, é na moda onde se encontra a maior revolução em resposta ao movimento do Consumo Consciente.

A nova moda e beleza

Vejam estes novos conceitos:

Slow fashion: em resposta ao fast fashion (consuma o máximo que puder, descarte logo e compre mais), o slow fashion prioriza a produção sustentável, consciente que valoriza o meio ambiente, a sociedade. Onde menos é a ordem. Peças com uma vida mais longa, conceituais e de qualidade. Que permitam valorizar o teu estilo pessoal em detrimento ao consumir por consumir.

Guarda-roupa Cápsula: conceito de possuir apenas 30 a 40 peças de vestir, que se combinam entre si para todas as ocasiões e necessidades.

Moda Circular: conceito do novo modelo de negócio em que se questiona todo o ciclo do produto, da concepção ao descarte de forma que todos o processo reduza impactos socio ambientais e permita o máximo a sua reutilização e reciclagem. Uma resposta ao enorme impacto ambiental negativo que a indústria da moda traz. Muito consumo de água, tremendamente poluidora, uso grande de químicos, e mão de obra quase escrava e infantil.

Brechó: nunca, desde a sua criação, eles estiveram tão na moda. Loja de revenda de peças usadas que cada vez mais contam com curadoria, mostruário de qualidade e atual. O conceito Reutilização em sua total forma.

Slow Beauty:conceito de valorizar a nossa beleza natural reduzindo a quantidade e melhorando a qualidade dos produtos de beleza.

O 5R na moda e beleza

Se você quer ser um consumidor consciente de moda e beleza siga estas orientações do 5R;

Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar – Reciclar nas Finanças

💡Repensar = repense toda a forma de consumir as sua roupas, calçados e produtos de beleza. Toda nova compra deverá ser feita depois de responder: Eu realmente preciso? O que tenho em casa não poderia ser usado usando a criatividade? Quantas vezes vou usar este produto? O meu orçamento comporta esta nova aquisição? Este produto é o que está na moda este ano, no ano que vem eu ainda vou usar, nesse sentido vale a pena comprar apenas para usar uma estação? Tenho outras peças no armário que vão combinar?

Como este produto foi feito? É produzido com material sustentável? A empresa já teve caso de uso de mão de obra “escrava” ou infantil? Qual é a ética da marca?

Faça valer os conhecimentos de uma estilista para orientar quais são as melhores peças para você.

Repense o consumo de produtos de beleza, procure um esteticista para saber quais são os produtos corretos para o seu corpo e não o que o marketing vende, muito menos influenciadores. Acerte na compra e não desperdice dinheiro comprando produtos que não são para o seu bio tipo.


Recusar = Recuse comprar só porque está na moda. Isso significa usar apenas em uma estação (verão ou inverno). Peças “descartáveis” também devem ser descartadas, verifique a qualidade para não ter que se desfazer em pouco tempo. Mesmo sendo barato, a peça será usada umas 2 vezes o que significa que seu preço no final será bem mais caro do que outra com qualidade que será usada inúmeras vezes. Divida o valor da peça pela quantidade de vezes que usar e descubra.

Recuse comprar itens só porque o seu ídolo, sua celebridade favorita usa. Você não é ele/a. Use aquilo que combina com seu corpo, que diga quem você é, que faça parte do teu estilo.

Recuse fast fashion, que tem prazo curto. Compre slow fashion que acaba saindo mais barato.

Mulheres = o mesmo vale para maquiagem. Use aquilo que é apropriado para você. Que seja ideal para a sua pele e corpo. Não siga a moda, siga a você mesmo. Se não o destino do produto comprado é o fundo da gaveta ou do armário, isso significa bolso com menos dinheiro.


🔻Reduzir = Simples, reduza as compras. Organize o seu guarda roupa mais vezes e “reencontre” peças perdidas. Use de criatividade e crie a sua própria moda. Use o conceito do guarda roupa cápsula.

Reduza a compra de peças da moda e compre mais peças atemporais para aumentar a durabilidade.

Reduza a quantidade de produtos para a beleza. Nosso corpo precisa de tudo isso mesmo?


🔄Reutilizar = Use e abuse do brecho. Cada vez mais a qualidade dos produtos oferecidos é melhor inclusive a variedade e facilidade. Use tanto para adquirir como para vender o que não “combina” mais com você.

Troque peças com amigas/os, parentes e familiares.

Compre produtos de beleza que venha em refil – não precisa nem dizer que são mais baratos.

Reforme as roupas ou melhor customize, se cansou do jeito dela, descolore ou ponha outra cor, corte, costure, aplique, pinte. Deixe a criatividade fluir. Sai mais barato do que comprar um novo.


🛠*Reparar = E o mesmo vale para consertar. Já existe um movimento para que o “Reparar” tenha um “R” só para ele.

No caso da moda. Reparar é consertar uma roupa que caiu o botão, o zíper quebrou, o sapato está com a sola desgastada, a blusa está descosturando.

Cuide bem do que você já tem. Descubra a melhor forma de lavar, higienizar, conservar para que o produto ou peças dure o máximo possível.

Ou seja, use de forma a nunca ter que reparar.


Reciclar = Aprenda a reciclar corretamente. Pergunte para o fornecedor da sua peça a maneira correta, cada tecido tem a sua particularidade. Existem algumas marcas que recolhem as suas peças para reciclagem, procure saber junto a eles. O mesmo vale para lojas.

Produtos de beleza também tem as suas características. Procure produtos que gerem o menos lixo possível. Ou seja, pense bem a quantidade que vai comprar para que não ocorra de o prazo de validade chegar e o produto não foi usado por completo.

Vá além

Lembre-se que A Forma como você consome vai alterar o mundo em que vivemos, este poder também está em suas mãos – veja como neste artigo “A forma como você consome transforma a tua vida e a do Mundo. Este PODER está em suas mãos.”

E pense, até que ponto o dinheiro e as coisas que ele compra te trazem felicidade. Avalie o que realmente te deixa feliz. Coisas ou momentos e pessoas. Veja o artigo “O dinheiro traz felicidade?”

Reflita também sobre O dinheiro é o item mais importante de sua vida?

Veja ou ouça aqui toda a série:

Como usar os 5 Rs – Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar – Reciclar – nas finanças.

O 5R nos Negócios sob a ótica de finanças

Como ser um Consumidor Consciente no Supermercado usando o 5R

A moda e a beleza agora é 5R, cada vez mais consciente.

O Turista e o Consumidor consciente adotando o 5R.

Aprenda a fazer um Orçamento Consciente usando o 5R

Nossos animais de estimação também têm que ser consumidores conscientes – use o 5R

Como ser um consumidor consciente com um bebê? Use o 5R.

Continue nos acompanhando e se transforme em um Consumidor Consciente, assinando nosso newsletter:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Você vai gostar destas matérias:

A sua roupa respeita o que?

Qual Destino você quer? Objetivos Financeiros I

Como fica o orçamento doméstico do autônomo se a renda é instável?Dúvidas do divã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s