A moda e a beleza agora é 5R. Conheça os conceitos consciente, sustentável e responsável envolvidos.

A moda e a beleza agora é 5R. Conheça os conceitos consciente, sustentável e responsável envolvidos.

O consumo de moda e beleza é um dos que mais podem gerar impacto positivo no consumo consciente, responsável e sustentável, descubra como fazer usando o 5R e como bônus ainda economizar dinheiro. Aqui também deciframos os conceitos como por exemplo slow-fashion ou cosméticos orgânicos.

originalmente publicado em 18 de fevereiro 2021

A moda e a beleza agora é 5R, cada vez mais consciente.

  1. A nova moda e beleza
  2. O 5R na moda e beleza
  3. Vá mais longe
    1. Veja ou ouça aqui toda a série:

Se existe uma área que podemos considerar como sendo a mais consumista, esta é a MODA.

Quando usamos o termo consumismo, a primeira coisa que vem em mente de uma pessoa é algo relacionado a moda – vestuário. Tênis, bolsa, calça jeans, blusa, casaco e assim adiante.

Somos tão incentivados a se vestir bem, queremos estar dentro das tendências que são lançada ininterruptamente, são inúmeros desejos sendo despertados, aquela calça que realça as pernas, a blusa para conquistar corações. São tantas as emoções que a moda tem capacidade de despertar que embarcamos nela. Sem contar os preços convidativos e as incríveis condições de pagamentos. Fica fácil aderir ao consumo da moda e exagerar nas compras.

Porém…

Que levante a mão quem não tem algum objeto no guarda-roupas e nunca usou? Ou quem não tem uma parcela no cartão de crédito referente a uma compra de vestuário.

Precisamos falar sobre consumo. Ensinando e Aprendendo EF

Você já calculou quanto dinheiro gastou com itens relacionados a moda? O que você deixou de consumir por causa disso? Ela é de fato tão relevante?

São desperdícios de dinheiro, de tempo, de trabalho, de recursos ambientais e sociais.

Mas como agir para não sucumbir com tanto incentivos, controlar as emoções, ignorar os desejos?

Adote a Ferramenta do 5R.

Consumir produtos de vestuário usando o 5R vai trazer um impacto muito significativo na vida financeira. Por isso, é na moda onde se encontra a maior revolução em resposta ao movimento do Consumo Consciente, Responsável e Sustentável.


A nova moda e beleza

Aqui vai uma lista de conceitos que de alguma forma representam o Consumo de Moda e Beleza Consciente, Responsável e Sustentável:

Slow fashion: em resposta ao fast fashion (consuma o máximo que puder, descarte logo e compre mais), o slow fashion prioriza a produção sustentável, consciente, que valoriza o meio ambiente, a sociedade. Onde menos é a ordem. Peças com uma vida mais longa, conceituais e de qualidade. Que permitam valorizar o teu estilo pessoal em detrimento ao consumir por consumir.

BBC: 'Lixo do mundo': o gigantesco cemitério de roupa usada no deserto do Atacama
Conheça o local onde as roupas do fast fashion não vendidas são descartadas BBC: ‘Lixo do mundo’: o gigantesco cemitério de roupa usada no deserto do Atacama

Conheça um pouco mais sobre o impacto do consumo exagerado: A sua roupa respeita o quê?

Guarda-roupa Cápsula: conceito de possuir apenas 30 a 40 peças de vestir, que se combinam entre si para todas as ocasiões e necessidades.

Moda Circular: conceito do novo modelo de negócio em que se questiona e revê todo o ciclo do produto, da concepção ao descarte, de forma que todos o processo reduza impactos socio ambientais e permita o máximo a reutilização e reciclagem. Uma resposta ao enorme impacto ambiental negativo que a indústria da moda traz. Muito consumo de água, tremendamente poluidora, uso grande de químicos, e mão de obra quase escrava e infantil.

Brechó: nunca, desde a sua criação, eles estiveram tão na moda. Loja de revenda de peças usadas que cada vez mais contam com curadoria, mostruário de qualidade e atual. O conceito Reutilização e Compartilhamento em sua total forma.

Roupa sustentável: são produtos que em toda a sua cadeia produtiva não gerem danos ambientais. Também são produzidos com material que gera o menor impacto ambiental, possuem expectativa de durarem mais.

Slow Beauty: é o conceito de valorizar a nossa beleza natural reduzindo a quantidade e melhorando a qualidade dos produtos de beleza.

Cosméticos orgânicos: são produtos com produção sustentável – sem agressão ao meio ambiente. Utilizam materiais naturais, livres de agrotóxicos e fertilizantes.

Cosméticos naturais: semelhantes ao orgânico, porém são produzidos com ingredientes 100% encontrados na natureza, se valem das propriedades biológicas e farmacológicas para produzirem efeitos.

Cosméticos veganos: são os cosméticos que em sua formulação não há ingredientes derivados de animais (isto inclui mel e gelatina). Mas pode ter ingredientes sintéticos (que podem ser prejudiciais ao meio ambiente)

Cruelty free: do ingles “livre de crueldade” , são produtos em que a fórmula não foi testada em animais.

Beleza consciente: são produtos que visam a reduzir os impactos. Como embalagens feitas de material reciclado, repositórios, maquiagem e shampoos em barras ou pós para reduzirem de volume e quantidade de embalagem.

Greenwashing: do ingles “lavagem verde”, é quando uma empresa se posiciona como sendo sustentável, preocupada com a governança ou é socialmente justa, quando não é. Se caracterizando como propaganda enganosa.

Fairtrade: do ingles “comércio justo”, é agir, pagar, produzir, conduzir, de forma justa a toda cadeia de produção e distribuição. É não se valer de atos dúbios que desfavoreçam alguma parte.

Conhecendo estes conceitos fica mais fácil consumir de forma a trazer impactos positivos para o nosso futuro.


O 5R na moda e beleza

Através da ferramenta 5R você vai conseguir controlar as suas emoções, os desejos, respeitar o seu dinheiro, o meio ambientes e a sociedade.

Você vai, através do seu consumo, deixar um legado positivo.

Esta ferramenta consiste em toda vez que for consumir alguma coisa ou serviços primeiramente: Repense; Recuse; Reduza, Reutilize (Reforme) e Recicle.

Veja mais como ela funciona: Como usar os 5 Rs – Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar – Reciclar – nas finanças.

5R do Consumidor Consciente

💡Repensar = repense toda a forma de consumir as suas roupas, calçados e produtos de beleza. Toda nova compra deverá ser feita depois de responder: Eu realmente preciso? Será que com criatividade posso usar o que já tenho em casa? Quantas vezes vou usar este produto? O meu orçamento comporta esta nova aquisição? Este produto é o que está na moda este ano, no ano que vem eu ainda vou usar, nesse sentido vale a pena comprar apenas para usar uma estação? Tenho outras peças no armário que vão combinar? Esta peça combina com meu estilo ou estou seguindo os outros? Este cosmético é compatível com minha pele?

Como este produto foi feito? É produzido com material sustentável? A empresa já teve caso de uso de mão de obra “escrava” ou infantil? Qual é a ética da marca?

Faça valer os conhecimentos de uma estilista para orientar quais são as melhores peças para você.

Repense o consumo de produtos de beleza, procure um esteticista para saber quais são os produtos corretos para o seu corpo e não o que o marketing vende, muito menos influenciadores. Acerte na compra e não desperdice dinheiro comprando produtos que não são para o seu bio tipo.

Você não é aquilo que possui

Recusar = Recuse comprar só porque está na moda. Isso significa usar apenas em uma estação (verão ou inverno). Peças “descartáveis” não devem se adquiridas, verifique a qualidade para não ter que se desfazer em pouco tempo. Lembre-se que uma peça barata, ela será usada umas 2 vezes o que significa que seu preço no final será bem mais caro do que outra com qualidade que será usada inúmeras vezes. Divida o valor da peça pela quantidade de vezes que usar e descubra.

Recuse comprar itens só porque o seu influencer, sua celebridade favorita usa. Você não é ele/a. Use aquilo que combina com seu corpo, que diga quem você é, que faça parte do teu estilo.

Recuse fast fashion, que tem prazo curto. Compre slow fashion que acaba saindo mais barato.

Recuse comparar de empresas que praticam o greenwashing. Veja os rótulos, leia a lista de ingredientes. Fuja de expressão vagas e genéricas, procure pelas “provas”. Procure por selos.

Mulheres = o mesmo vale para maquiagem. Use aquilo que é apropriado para você. Que seja ideal para a sua pele e corpo. Não siga a moda, siga a você mesmo. Se não o destino do produto comprado é o fundo da gaveta ou do armário, isso significa bolso com menos dinheiro.

O Consumo de Experiências e a Experiência de Consumo, objetivos diferentes, mas motivos iguais. Para onde vai o consumo III

🔻Reduzir = Simples, reduza as compras. Menos é mais. Organize o seu guarda roupa mais vezes e “reencontre” peças perdidas. Use de criatividade e crie a sua própria moda. Use o conceito do guarda roupa cápsula.

Se for passear no shopping, defina os objetivos, tenha em mente que não é para fazer compras. Fazer compras não é passeio. Quando compramos durante um passeio é uma compra impulsiva e provavelmente um compra inútil;

Não é porque é bonito que eu preciso comprar. Deixe o bonito para outras pessoas verem também.

Reduza a compra de peças da moda e compre mais peças atemporais para aumentar a durabilidade.

Reduza a quantidade de produtos para a beleza. Aprenda maquiagem com poucos produtos. Nosso corpo precisa de tudo isso mesmo?

Muitos cosméticos são alardeados por influencers – que sobrevivem graças aos produtos que indicam como indispensáveis, porém são desnecessários.

Viver precisando de menos. Será que é possível. Menos é Mais

🔄Reutilizar = Use e abuse do brecho. Cada vez mais a qualidade dos produtos oferecidos é melhor inclusive a variedade e facilidade. Use tanto para adquirir como para vender o que não “combina” mais com você.

Troque peças com amigas/os, parentes e familiares.

Compre produtos de beleza que venha em refil – não precisa nem dizer que são mais baratos.

Reforme as roupas ou melhor customize, se cansou do jeito dela, descolore ou ponha outra cor, corte, costure, aplique, pinte. Deixe a criatividade fluir. Sai mais barato do que comprar um novo.

Não faltam costureiras prontas dar aquele up na sua calça! E também consertar…

🛠*Reparar = No caso da moda. Reparar é consertar uma roupa que caiu o botão, o zíper quebrou, o sapato está com a sola desgastada, a blusa está descosturando ou desbotada.

Cuide bem do que você já tem. Descubra a melhor forma de lavar, higienizar, conservar para que o produto ou peças dure o máximo possível. Use sem estragar. Tente aumentar a durabilidade. Cuide.

Ou seja, use de forma a nunca ter que reparar.

Consumir e contribuir ao invés de possuir, todos ganham com a economia compartilhada. Para onde vai o consumo? II

Reciclar = Aprenda a reciclar corretamente. Pergunte para o fornecedor da sua peça a maneira correta, cada tecido tem a sua particularidade. Existem algumas marcas que recolhem as suas peças para reciclagem, procure saber junto a eles. O mesmo vale para lojas.

Produtos de beleza também tem as suas características. Procure produtos que gerem o menos lixo possível. Ou seja, pense bem a quantidade que vai comprar para que não ocorra de o prazo de validade chegar e o produto não foi usado por completo.

Não use a doação como desculpa para comprar mais.

Não existe jogar fora

Vá mais longe

QR code e chave PIX para doação de qualquer valor

Lembre-se que A Forma como você consome vai alterar o mundo em que vivemos, este poder também está em suas mãos – veja como neste artigo “A forma como você consome transforma a tua vida e a do Mundo. Este PODER está em suas mãos.”

E pense, até que ponto o dinheiro e as coisas que compramos trazem felicidade. Avalie o que realmente te deixa feliz. Coisas ou momentos e pessoas. Veja o artigo “O dinheiro traz felicidade?”

Reflita também sobre O dinheiro é o item mais importante de sua vida?

Dinheiro compra tudo? O que ele não deveria comprar.
Dinheiro compra tudo? O que ele não deveria comprar.

Veja ou ouça aqui toda a série:

Como usar os 5 Rs – Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar – Reciclar – nas finanças.

O 5R nos Negócios sob a ótica de finanças

Como ser um Consumidor Consciente no Supermercado usando o 5R

A moda e a beleza agora é 5R, cada vez mais consciente.

O Turista e o Consumidor consciente adotando o 5R.

Aprenda a fazer um Orçamento Consciente usando o 5R

Nossos animais de estimação também têm que ser consumidores conscientes – use o 5R

Como ser um consumidor consciente com um bebê? Use o 5R.

Continue nos acompanhando e se transforme em um Consumidor Consciente, assinando nosso newsletter:

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Você vai gostar destas matérias:

A sua roupa respeita o que?

Qual Destino você quer? Objetivos Financeiros I

Como fica o orçamento doméstico do autônomo se a renda é instável?Dúvidas do divã


Você pode se aprofundar em alguns conceitos:

Cláudia: Cosméticos veganos, orgânicos, naturais e cruelty free: qual a diferença?

Modefica: Comércio Justo o que significa.

CNN: Greenwashing: o que é e como identificar a prática da falsa sustentabilidade

SEBRAE: Slow fashion: o que é e quais as suas vantagens?; Moda circular: sustentabilidade em todas as etapas de produção

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s