Adotar o consumo consciente é pensar no futuro e que só traz ganhos, tanto para o nosso bolso como para o planeta em geral. E como adotar essas atitudes? Repensando, recusando, reduzindo, reutilizando, reformando e reciclando – 5R – o seu Orçamento Doméstico.
O que é o 5R
O 5R é um conjunto de ações que levam a uma postura de consumo consciente, a um comportamento sustentável, ao agir com cidadania a partir do momento que reduzimos a geração de lixo por meio da redução e melhorais no modo de consumir.
O 5R propõem, antes de comprar, consumir, gastar, usar ou usufruir, que se:
Repense – Recuse – Reduze – Reutilize (Reforme) – Recicle.
Entendendo que todo lixo, entre outras coisas, é o desperdício de dinheiro e agir para melhorar nosso modo de consumir fica claro o impacto financeiro positivo que ele traz para o seu bolso.

O que é ser um consumidor consciente
Consumidor Consciente sob a ótica de Educação Financeira é aquele que usa o seu dinheiro de forma consciente, respeitando o seu limite, acompanhando o seu orçamento, equilibrando a satisfação dos seus desejos e necessidade e os impactos que estes produtos e serviços podem ter na sociedade e no meio ambiente, sem excesso e desperdícios, de tal forma que haja o suficiente para todos.
Segundo a Akatu, “Consumo Consciente é consumir com melhor impacto, consumir diferente, sem excessos ou desperdícios, para que haja o suficiente para todos para sempre.”
O consumidor consciente, assim como no 5R, antes de comprar, consumir, gastar, usar ou usufrui vai:
Pensar no impacto que esse produto ou serviço causa no meio ambiente, na sociedade, na economia e nas suas finanças.
O que é o Orçamento Doméstico
Orçamento Doméstico é uma planilha, tabela ou simplesmente uma anotação, onde tudo o que uma pessoa (ou família) recebe (salário, rendimentos, comissões, lucro, aluguel) e tudo o que ela gasta (despesas, desembolsos) é registrado. A diferença entre o que se recebe e o que se gasta tem que ser positivo.
E daí que se extrai a principal finalidade do orçamento:
Gastar menos do que se recebe.
O orçamento doméstico funciona como uma PREVISÃO das despesas, baseado no que pressupomos que vamos receber. Nela vamos DETERMINAR o quanto queremos e podemos gastar com cada item. Ou seja, olhamos o PASSADO – baseado em nossa experiência, para VISUALIZAR o futuro, que são nossas expectativas e sonhos.
E desta forma extraímos outra finalidade do Orçamento; ele vai funcionar como:
GUIA da vida financeira, a curto, médio e longo prazo.
O 5R, o Consumidor Consciente e o Orçamento
Se você quer se transformar em um consumidor consciente – e este é o caminho do futuro, use as ações do 5R para reformular o seu orçamento doméstico.
Adotar o consumo consciente, sustentável, olhando para o seu Orçamento consiste em uma estratégia tremendamente eficaz para mudar a maneira como você consome tanto produtos como serviços.

Afinal tudo o que gastamos passa (ou deveria passar) pelo orçamento.
Comece primeiro de forma genérica, analisando as categorias (habitação, vestuário, saúde, entretenimento, etc.) como um todo.
E na sequencia item a item das despesas, por exemplo a conta da água, luz, supermercado, feira, farmácia, produto de higiene e assim por diante.
Repense
Você consegue enxergar se existem categorias onde o gasto é demasiadamente consumista? Nesses, olhe todos os itens individuais com mais atenção. As mais comuns são vestuário, moradia e entretenimento/lazer.

Existem categorias que contribuem para o desmatamento, poluição, efeito estufa, geração excessiva de lixo, contribuição para a desigualdade social?
Existem categorias que sejam possíveis mudar a forma de consumir?
Exemplo na categoria transporte: ao invés de ter um carro novo, adquirir assinatura; ou trocar por modelo com melhor eficiência energética, por exemplo.
Na categoria vestuário: fazer assinatura de roupas e acessórios ao invés de comprar novas, realizar trocas de roupas, livros, uniformes entre amigos e parentes.
Repense a sua moradia como um todo. Ela exige consumo de energia elétrica alto porque é escura, não tem conforto térmico tornando o uso do ar condicionado corriqueiro? Tem um quintal calçado exigindo bastante água para a sua limpeza? Talvez valha a pena procurar outra moradia com manutenção mais barata ou fazer pequenas reformas.
Ela é totalmente impermeabilizada, pense na possibilidade de instalar jardim para maior absorção de água da chuva para contribuir com a redução de enchentes. Instale jardins para melhorar o conforto térmico.
Já no item energia elétrica repense a possibilidade de consumir energia e aquecimento da água gerada por painéis solares. Já para a água instale coleta da água da chuva.
No item feira e supermercado – adote o consumo de produtos orgânicos. Priorize produção local. Compre produtos da época.
Quando for comprar pense sempre na possibilidade de comprar usado, ou alugar.
Recuse
Existem categorias que se possa eliminar o consumo?
De uma forma geral elimine toda e qualquer compra que seja desejo sem importância, que seja somente para comprar porque gostou, somente para se sentir melhor, comprar para causar inveja ou mostrar o quanto você pode.
Exemplos na categoria vestuário: não compre roupas, sapatos e acessórios baratos que não duram e vão parar no lixo rapidamente;
Na categoria alimentação: recuse alimentos que contribuíram para o desmatamento e trabalho escravo ou infantil. Você sabia que boa parte do Cacau usado mundialmente vem de plantações da África onde é comum o uso de trabalho infantil? E aparentemente no Brasil também. Pesquise, se informe, descubra quais são as marcas por trás e tire as suas conclusões.
Procure de uma forma geral consumir do comércio local e de produtores locais sejam de alimentos, vestuário, material de decoração, etc.
Reduza
Quais são as categorias que mais podem ter o consumo reduzido?
Exemplo em transporte: ir a pé ou de bicicleta para locais próximos como para ir comprar o pão na padaria.
Exemplo na moradia: o consumo de materiais de limpeza como detergentes, amaciantes, sabão em pó entre outros exigem mais da estação de tratamento. Há muitas opções mais naturais como o uso do vinagre ou bicabornato de sódio por exemplo.
Reduza a quantidade de carne consumida. Adote um dia sem carne.
No item vestuário, reduza a quantidade de peças. Invista no conhecimento sobre seu estilo de vestir, aprenda a combinar looks e formas variadas de usar a mesma peça. Use o máximo possível cada peça. Faça escolhas inteligentes desta forma com poucas peças é possível diversificar muito.

Aprenda mais sobre os materiais que compõem os produtos que você compra, principalmente se são poluentes, orgânicos ou sustentáveis.
Por exemplo: a fibra do poliéster presente na grande maioria das roupas é um derivado do petróleo, assim vem de fonte não renovável, contribui para a formação do efeito estufa e ainda não é biodegradável. Produtos e tecidos onde existe a mistura de poliéster com outro material, como o algodão torna a reciclagem mais difícil ainda.
Você sabia que o silicone é ambientalmente muito mais amigável que o plástico? Pesquise e comece já a trocar o plástico pelo silicone.
Há cada vez mais disponível no mercado produtos para alugar, desde furadeiras, escadas, máquinas de lavar de pressão, equipamentos de academia, carrinhos de bebe.
Reuse – reforme
Cuide muito bem de tudo o que você tem.
Preservar, ou seja, se atentar no dia a dia para não estragar ou quebrar. Pequenas atitudes diárias e constantes podem fazer com que os objetos percam a qualidade rapidamente ou durem por muito mais tempo.
Um exemplo clássico, colocar os pés calçados em cima do sofá é uma atitude que só encurta a vida útil.
Cansou da mobília, troque alguns móveis de lugar, inclusive de ambiente. Uma cadeira pode ir para o quarto, ou do quarto ir para a sala.

Vestuário: Respeite, cuide e aprenda a lavar de forma correta as roupas e acessórios para prolongar a vida útil.
Conserte. Arrume a sola do sapato com o sapateiro ao invés de compra um novo par. Troque o botão, costure um furinho.
Recicle
Já pensou em fazer compostagem? Já existem no mercado modelos que inibem o cheiro, podem ser facilmente usados em apartamentos.
Coloque como meta o Lixo Zero.
Você já olhou para seu lixo hoje?
Pense na economia circular: Antes de comprar qualquer produto pense no seu descarte, como ele será reciclado, verifique a origem dos matérias priorizando aqueles feitos de material reciclado, fonte renovável, reduzindo ao máximo aquela advindo de matéria virgem. Dê preferência a materiais duráveis, recicláveis e renováveis.

Seja curioso, pesquise mais sobre o tema.
Coloque seus investimentos em fundos que atuam com o ESG, que tenham causas pelas quais lutam – diversidade, preservação ambiental, prestígio de comunidade entre outros.
Não se desespere com tantas informações, e não ache que você deva mudar radicalmente de vida. Comece aos poucos, uma categoria por vez. Faça a transição naturalmente. Se aprofunde aos poucos.
Estas matérias podem servir de inspiração:
A forma como você consome transforma a tua vida e a do mundo. Este poder está em suas mãos
Tendencias mudam, a sua personalidade e atitude ficam
O que você compra, destrói ou preserva o meio ambiente?
Viver precisando de menos e ser mais feliz. Isso é possível?
O Turista e o Consumidor consciente adotando o 5R.
Fonte
CONEF – Educação financeira nas escolas: ensino médio: Bloco 1; Bloco 2
Akatu – Caderno Temático dinheiro e crédito
FGV – Curso 5 – Como Gastar Conscientemente