Você compra desejo ou necessidade ?

Quando você vai comprar algum produto, na hora de escolher o modelo, a marca, você é guiado pelo desejo ou pela necessidade?

Talvez você nem tenha percebido que existe uma diferença, você simplesmente escolhe e pronto! Porém você segue o que está na moda, ou foi inconscientemente influenciado por outros?

Ou você pesquisa, verifica o custo x beneficio?

Pesquisas demonstram que os jovens são os grupos de compradores que mais se deixam influenciar* tanto por outras pessoas (normalmente ídolos, crush e mídia). (*informativo do MEC).

Somos bombardeados por informações o tempo todo, e sem que agente possa perceber, ao fazer escolhas de compra acabamos por usar todas essas informações e decidir por um em detrimento do outro. Estamos escolhendo desejos.

Outras vezes estamos tomados por emoções, como ansiedade, depressão, traumas e eles também nos fazem escolher desejos. Eu quero porque isso vai me trazer felicidade.

“Querer” é desejo e não necessidade. Necessidade é eu “preciso”.

Quando compramos de forma incontrolada e por impulso– aquela compra que fazemos sem pensar e quando chegamos em casa nos perguntamos “porque é mesmo que eu comprei isso?” – estamos nos guinando por desejos momentâneos e que logo passam e estamos novamente partindo para uma compra. Criamos assim o círculo “vicioso” de compras. Veja no ebook Estilos lesivos de lidar com o dinheiro como agimos sob influências de emoções, carências, tradições e etc

Se saímos para comprar algo de que necessitamos e voltamos para casa com algo a mais, compramos desejo.

E nessa, agente acaba gastando um dinheiro que não temos ou deveríamos gastar com algo mais importante como uma educação melhor, a casa própria, por exemplo.

Por outro lado se vamos às compras sabendo exatamente do que precisamos e compramos somente isso estamos comprando necessidade.

Se conseguimos passear sem trazer nada para casa, somos auto controlados então compramos os desejo apenas quando eles fazem parte do nosso orçamento.

Ou ao escolher entre um modelo, uma marca ou outra, usamos as informações coletadas, fazemos comparativos entre custo x benefícios, sabemos exatamente porque daquela escolha. Somo guiados pelas nossas necessidades.

Ao optar por comprar alguma coisa sabemos que ela terá utilidade porque vai atender a uma necessidade.

Devemos sim ter desejos. São eles que nos fazem ir para frente. Porém, eles devem estar no nosso planejamento financeiro e serem guiados pelo preenchimento das necessidades que ele vai trazer.

E assim que devemos agir perante as compras.

Agora que você sabe que existem compras do tipo eu quero ou eu preciso.

O que você vai comprar na próxima vez?

Se você acha que é felicidade, leia este artigo, O dinheiro traz felicidade?

Se você quer comprar uma cadeia benéfica, então leia este artigo: A forma como você consome transforma a tua vida e a do Mundo. Este PODER está em suas mãos.

Quer acompanhar mais artigos, se inscreva e receba novo conteúdo.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.
Ebook Estilos lesivos de lidar com o dinheiro

.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s