Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – A emoção

Muitas pessoas fazem tudo certinho, Planejamento Financeiro, Orçamento, traçam objetivos, mas nada dá certo. O que elas se esqueceram é que existem certos estilos de lidar com o dinheiro que prejudicam a vida financeira.

Os estilos lesivos de lidar com o dinheiro – A emoção

Existem vários estilos de lidar com o dinheiro, alguns benéficos outros totalmente lesivos. E em muitos casos é esse estilo escolhido (com ou sem consciência) que determina o fracasso ou o sucesso em atingir nossos sonhos que envolvam dinheiro.

Basta uma pesquisa rápida pela internet sobre pessoas milionárias e o que se percebe num primeiro momento são exatamente os hábitos, os estilos que são adotados por eles.

Frases como:

Jamais gaste seu dinheiro antes de você possuí-lo.” – Thomas Jefferson – se refere ao ato de ser imediatista, impaciente;

Muitas pessoas gastam o dinheiro que não tem, para comprar coisas que não precisam para impressionar pessoas que não gostam.” – Will Smith – esta citação lembra que não devemos confundir realização com necessidade de autoafirmação, muitas vezes traduzidas em ostentação;

“O risco vem de você não saber o que está fazendo.” – Warren Buffett – a lição aqui é sobre o desinteresse pelo estudo do tema e ainda o descaso pela matéria;

“Vou lhes dizer como me tornei vencedor: aprendi a perder.” – Max Gunther – o autoconhecimento é a dica passada aqui.

Hoje começamos uma série sobre ESTILOS (ou sua falta) de lidar com o dinheiro e como eles influenciam a saúde financeira.

O objetivo de trazer à tona esses estilos tem a ver com o nosso lema:

Mudar a sua relação com o dinheiro e viver mais feliz”

Conhecendo qual é o seu estilo e compreendendo quais são os melhores jeitos de se comportar em relação às finanças vai proporcionar uma relação mais saudável.

Hoje focamos nos estilos que envolvem sentimentos e emoções 😆🤩😥😭😰🥴🙃.

As emoções têm o poder de estragar uma relação familiar, de interferir na carreira profissional, de arruinar um casamento, de deteriorar a saúde. E na vida financeira também.

Por outro, lado ajudam nos relacionamentos, na carreira profissional, nas conquistas, na tranquilidade.

É mais importante dominar as emoções do que dominar matemática para conquistar a Inteligência Financeira – a saúde financeira.

E não são poucas não.

Transferir a 😰ANSIEDADE e um caldeirão de emoções para as compras

Ansiedade, frustração, depressão, angústia, stress têm diversas causas, origens; Brigas em casa, desemprego, pressão no trabalho, problemas de saúde sérios, pandemia, e tantos outros típicos da sociedade moderna.

Alguns lidam com elas descarregando de forma prejudicial como na comida, outros fumando ou bebendo, outros desenvolvem depressão e outros gastando dinheiro – indo às compras. Outros já adotam práticas positivas e benéficas como praticando esportes, meditação, fazem terapia, desenvolvem o autoconhecimento e aumentam a sua Inteligência Emocional por exemplo.

No caso de usar o dinheiro como válvula de escape, as compras fora do controle se tornam uma rotina. A intenção é para trazer prazer, felicidade ou alívio. O problema é que ele é momentâneo. O problema é que ele é momentâneo. Logo em seguida, como a origem da gastança não foi resolvida ou minimizada, ela volta junto com a frustração, raiva, desapontamento e arrependimento de ter gasto tanto dinheiro.

Esse mesmo comportamento do ciclo ocorre quando a válvula de escape é com o dinheiro, comida, bebida, drogas. O combate tem que ser o mesmo, com algumas alterações, mas o foco é o mesmo.

O ⚠problema de descontar no dinheiro é que pode acontecer de depois da gastança toda, a pessoa fique muito endividada e aí aparecem mais problemas. Falta de crédito, contas atrasadas, perda de patrimônio. A pessoa além de ter o problema que originou toda essa ansiedade vai ter mais um, que é a crise financeira.

Ser 😤IMPACIENTE – IMPULSIVO (Arrebatamento)

Infelizmente este estilo de viver é o que representa a nossa sociedade atualmente.

Tudo é para agora, a rapidez é o que move a economia. A começar pela entrega de compras pela internet. Não escolhemos aquele que vai entregar mais rápido? Não compramos o que está na moda agora, porque amanha já estará desatualizado. Quantos ficam na fila de uma loja de celular aguardando o lançamento do último modelo? As decisões também tem que ser rápidas senão você fica para trás. Onde ficou a serenidade?

E isso acaba refletindo na vida financeira de três modos.

Primeiramente nos impede de esperar para alcançar nossos sonhos. Estes têm que ser imediatos. Esperar, juntar dinheiro para fazer aquela viajem dos sonhos durante 2 ou 3 anos – intermináveis. Não está nos planos de muitos. Gastamos mesmo antes de ter o dinheiro. Assim sonhos que demandam mais capital e tempo ficam no meio do caminho.

Nesse sentido a abundância do crédito também favorece. Veja nosso artigo “Crédito – vilão ou mocinho”.

Em segundo modo, perdemos a capacidade de pensar no longo prazo. Consequentemente além de não nos preparamos para atingir sonhos que demanda planejamento a longo prazo não conseguimos investir a longo prazo perdendo oportunidade de realizar melhores rendimentos. Falamos disso em Pensar a longo prazo – Comportamento do Investidor V.

E em um terceiro momento é quando a impulsividade ou impaciência acaba levando ao descontrole financeiro – nas nossas redes sociais já falamos sobre “Não deixar que a impulsividade escolher o que você compra”.

Compramos sem pensar, sem analisar, sem fazer um planejamento. Isto nos faz comprar coisas que não precisamos e ficam guardadas sem nunca usar e assim descontrolando o orçamento.

Como mudar esses estilos?

Conheça todos os estilos:

Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – A emoção

Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Carências Afetivas e Financeiras

Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – O comodismo

Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Agir sob influências culturais e tradições

Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Pressão família, sociedade, marketing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s