Fácil definir, porém difícil compreender o significado. Qual o seu real sentido?
Definição da palavra crédito
A palavra crédito vem do latim, creditum, que quer dizer ”crença, confiança, empréstimo”.
Podemos usar a palavra crédito quando depositamos a confiança em alguém, “Ele tem meu crédito de que não vai colar na prova”; ou ainda usamos para informar quais são todas as pessoas e instituições envolvidas na produção de um filme, um trabalho, um projeto, “O crédito desta obra é todo de Alberto…”; ou uma definição contábil, “Tudo que entra na sua conta bancária é crédito e tudo que sai é débito”.
Porém o seu lado mais famoso e de fundamental importância no mundo, é o termo de cunho financeiro. Principalmente para as financeiras.
Neste caso, a definição do termo Crédito se aproxima do sentido acreditar, confiar; Eu confio, eu creio (dai o cunho credor) de que você vai me devolver e por isso estou emprestando a você.
Sua origem remonta da Idade Média na Europa, sendo os burgueses comerciantes como pioneiros e desenvolvidos e amplamente aprimorados pelo judeus.
Sendo bem simplista:
“Crédito é igual a emprestar dinheiro.”
O termo crédito engloba todas as diversas formas que bancos, instituições emprestam dinheiro para as pessoas.
Tecnicamente falando é o contrato entre um consumidor – pessoa ou empresa chamada de tomador ou devedor – e uma instituição financeira – chamada credora. Nesse contrato, a instituição oferece ao consumidor um valor (montante ou principal) que deverá ser devolvido em um prazo determinado (prestações ou parcelas) acrescido de juros, mais impostos e despesas. As operações de crédito são divididas entre financiamentos e empréstimos.
Financiamento = termo usado quando o empréstimo se refere a compra de um BEM (ou serviço) específico. O que se recebe não é o dinheiro propriamente dito, e sim o bem definido no contrato entre as partes.
Empréstimo: é quando se trata de dinheiro especificamente. Sem definição de sua utilidade nem destinação. No contrato consta apenas o valor monetário.
Na prática, crédito é quando alguém usufrui hoje algo que não teria condições de adquirir neste momento e por isso usa o dinheiro de outro para isso, com a promessa de devolver no futuro, adiando assim este gasto. Em troca deste “adiantamento” paga se juros.
Por isso crédito também pode ser definido como:
Despesas adiada + juros + encargos.
Porém a forma mais impactante para entender o real significado desta palavra é esta:

Dificilmente vemos alguém emprestando uma casa, um apartamento para um desconhecido de graça, sem cobrar nada.
Daí vem os juros.
Por isso o valor devolvido será sempre maior.
Dependendo do caso pode chegar a ser mais do que o dobro. Quanto maior for o prazo de devolução do valor emprestado maior será este valor que deverá ser devolvido.
O sentido real do Crédito
É preciso entender que ao tomarmos um dinheiro ou um bem emprestado, não importa o nome dado, estamos usufruindo algo que PERTENCE a outra pessoa (normalmente o banco).
Enquanto você passeia com o carro financiado você esta usufruindo o dinheiro da financiadora do carro.
Enquanto você caminha na rua com o tênis a ser pago em 12 vezes sem juros, você esta andando com um tênis que não é seu até a 12ª prestação, um ano andando com o tênis de outro.
Se você paga a compra do arroz e feijão com o cartão de crédito, você consumiu algo que ainda nem é teu até o pagamento da fatura. Você vai comer algo que nem é teu. Alguém esta pagando para você consumir.
É preciso entender que crédito é ANTECIPAR uma felicidade para hoje, porém jogamos para o futuro o seu pagamento. E o futuro é incerto.
E o preço desta antecipação é o juro.
Você emprestaria o seu tênis a uma pessoa desconhecida para ela devolver daqui a um ano sem pagar nada por isso? Você trabalhou meses para conseguir comprar e agora empresta assim sem nada em troca e ele ainda vai ser devolvido usado, desgastado?
Pense nisso.
Sugestão de leitura sobre Crédito:
Assim terminamos a nossa série sobre crédito. Veja toda a série nesta sequência:
Juros, sem ele o crédito-nem os investimentos existiriam
Crédito – Você conhece o CET – Custo Efetivo Total?
Crédito: Quando é a hora certa para pegar um empréstimo?
Crédito: Quanto empréstimo é muito empréstimo?
Crédito: O que é a Troca Intertemporal
Ou veja tudo junto no ebook Ebook Crédito – Tudo o que você gostaria de saber e nunca te contaramcom bônus – exercícios, diagnósticos e pontos de fixação e reflexão.
Baixe este ebook e comece 2021 bem