Planejamento Financeiro – Aonde você quer ir? – Episódio 5

Um Planejamento Financeiro só vai ter sucesso se soubermos para onde queremos ir. São os objetivos que definem o planejamento financeiro pessoal.

No episódio de hoje vamos falar dos Objetivos, imprescindíveis para o sucesso de um bom Planejamento Financeiro. Todos nós temos sonhos e devemos correr atrás deles. Usamos exatamente este Planejamento para alcançá-los.

De um lado, para o Planejamento Financeiro ter sucesso ele depende dos nossos sonhos e a nossa vontade de concretizá-los. Por outro lado usamos o Planejamento Financeiro para conseguir essa realização.

Por isso os Objetivos fazem parte da estrutura do Planejamento Financeiro, junto com a Organização, que foi nosso Episódio 3, veja aqui; o Orçamento Doméstico, reportado no Episódio 4, veja aqui e a Analise, que será nosso próximo episódio.

“Para que os objetivos de fato ajudem no Planejamento Financeiro, não bastam definir quais são e pronto. Eles precisam dialogar com o Orçamento, entrar no Planejamento.”

Para que isso aconteça existe um roteiro que começa de uma forma ingênua, porém poderosa. Parece simples, mas requer um profundo conhecimento de nós mesmos, da nossa realidade, da nossa capacidade e vontade.

Começamos definindo “Aonde eu vou?”, na sequencia determinando os “Objetivos Financeiros”, paralelamente distinguindo “Necessidade x Desejo” e por fim se utilizando de ferramentas de realização de metas através do “Método SMART”.

AONDE EU VOU?

Todos nós queremos algo, temos sonhos. Se formos jovens, queremos uma carreira profissional X, quero viajar na minha formatura, queremos estudar X ou Y; se já somos adultos jovens queremos casar, talvez, ter filhos, ou não. Comprar uma casa ou alugar e viajar muito. Se formos casados com filhos, queremos a melhor educação para eles. Se eles já saíram de casa, quero curtir a vida e assim por diante. E quase tudo isso envolve decisões financeiras, que têm que ser planejadas.

É olhar a longo prazo, lá na frente e começar, hoje, traçar um caminho para chegar neste ponto no futuro.

Aqui na Cadê Meu Tesouro temos alguns artigos que dão alguns elementos fundamentais que vão ajudar na elaboração dos objetivos de tal forma que eles sejam o mais realizáveis possíveis.

Vejam em Autoconhecimento – Transformar sonho em objetivo I – começa pelo autoconhecimento; Transformar sonho em objetivo II – têm que ser útil e Transformar sonho em realidade III – sem conflitos entre sonhos.

OBJETIVOS FINANCEIROS

Feito isso, separe os objetivos que envolvem questões financeiras. Muito provavelmente será a grande maioria.

Quantifique os valores necessários para cada objetivo bem como o prazo para a realização deles. Divida um pelo outro e saberá o quanto será necessário poupar por mês/ano.

Provavelmente par a maioria de nós, não será possível a realização de todos ao mesmo tempo. Uma por questão financeira obviamente e outra por questões “humanas”. Não temos “força”, disponibilidade, tempo para realizar tudo ao mesmo tempo. Dito isto, priorize esta lista.

Considere fator importância, necessidade, tempo e monetário.

Baixe este formulário que serve exatamente para facilitar este trabalho. A planilha “Planejando realizando salvando” auxilia na organização de seus objetivos, no momento em que reúne todas as suas metas, objetivo, com seus valores, e o que terá que ser feito, e os prazos.

NECESSIDADE X DESEJO

Ao definir nossos objetivos devemos ter clareza que os desejos não têm fim. A lista fica enorme. Mas o nosso bolso tem fim e não conseguirá atender todos esses desejos.

Por isso é necessário entender a diferença entre Necessidade x Desejo. E o quanto isto é importante na hora de definir os objetivos.

Leia este artigo para entender um pouco. “Você compra desejo ou necessidade?”

Priorize a lista dos objetivos conforme a Necessidade e deixe os desejos para o fim.

METAS SMART

Para alcançar um objetivo podemos estabelecer metaS.

Existe uma ferramenta muito útil que facilita o estabelecimento e concretização delas, chamada de SMART.

Consiste em “uma brincadeira” com a palavra SMART que significa esperto, inteligente em inglês. Essa ferramenta transforma uma meta genérica, um desejo, uma vontade em algo tangível de ser realizado, considerando 5 atributos.

S = Específica, ou seja, tem que ser algo bem preciso e direto (objetiva);

M= Mensurável, algo que seja passível de medir (quantificável);

A= Atingível, uma meta que se possa alcançar dentro da realidade;

R = Relevante, a meta tem que ser importante e traga resultado positivo;

T =Temporal , tem que possuir um prazo para alcançar (datada).

e nós acrescentamos ainda

HOW = como será implementada (recursos e formas).

Defina todos esses atributos, isso vai permitir focar simplesmente na meta e acompanhar formalmente o seu progresso. Especialmente de forma que seja transparente para os outros, facilitando assim o atingimento do que foi proposto. Baixe nosso modelo de Tabela SMART aqui, preencha e vá acompanhando.

Uma vez definido quais são os objetivos, estão quantificados e com prazos estipulados, transfira os valores mensais ao Orçamento Doméstico. Veja qual aplicação financeira é a ideal para cada objetivo e comece depositando nela os valores que foram estipulados e ir juntando.

Não se esqueça de que este valor definido tem que “caber” no teu orçamento, tem que ser realista. Passível de se juntar.

Não adianta reservar um valor mensal se com isso o Orçamento ficar negativo. Por isso os Objetivos têm que dialogar com o Orçamento Doméstico e com o Planejamento como um todo.

Veja toda a série completa:

Planejamento Financeiro – O que é? – Episódio 1

Planejamento Financeiro – A flecha – Episódio 2

Planejamento Financeiro –Jamais desista da Organização– Episódio 3

Planejamento Financeiro – Orçamento, O nosso Guia – Episódio 4

Planejamento Financeiro – Aonde você quer ir? – Episódio 5

Planejamento Financeiro –Analisar faz toda a diferença – Episódio 6

Planejamento Financeiro –Tudo Junto em um ebook– Episódio Especial

Ou baixe o ebook

Capa ebook Planejamento Financeiro – Todos os episódios da série juntos

Saiba mais sobre objetivos neste artigo ou ebook

Capa do ebook Vamos Falar de 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s