13º Salário – Como usar de forma Inteligente e potencializar o seu valor.

O 13º Salário na conta dos assalariados representa um valor considerável no orçamento familiar dos trabalhadores. Aprenda a usar de forma inteligente.

O 13º Salário representa em torno de 100% do que um assalariado recebe ao mês. Um valor muito significativo recebido em –normalmente- duas vezes. Um bom reforço extra, livre e solto. Dificilmente um assalariado recebe um monte tão considerável em outras ocasiões.

Portanto se aproveitar deste valor acumulado é primordial. É uma chance que todos deveriam usar para POTENCIALIZAR este benefício, usa-lo com sabedoria e não sair gastando sem rumo, sem planejamento, sem objetivos à longo prazo.

Não copie o que o colega ou parente vai fazer com o seu 13º. A realidade dele não é a sua. Para agir com sabedoria olhe para a sua situação financeira, seus objetivos, suas necessidades, suas prioridades.

Aqui há orientações de como usar este valor de acordo com a situação financeira.

1º Quitar as dívidas

Para aqueles que se encaixam nesta realidade esta é a primeira coisa a se fazer com o 13º. Porque eliminar as dívidas deve ser sempre o objetivo número 1, a sua prioridade. Aproveite para pedir desconto, quanto maior for o montante a ser pago de uma vez maiores serão os descontos. Saiba como proceder para sair de uma crise financeira neste ebook: “Orçamento Doméstico em tempos de Crise Financeira”.

Siga as dicas e passo a passo deste ebook e trabalhe desde já para não acumular mais dividas no ano que vem, nem no próximo.

Faça já um planejamento financeiro para que no próximo 13º você use este valor para Investir, seja na Reserva de Emergência ou para conquistar um Objetivo. Veja a nova série sobre Planejamento Financeiro – O que é? – Episódio 1 e os seguintes.

Considere adiantar pagamentos de empréstimos ou financiamentos caso consiga um bom abatimento no valor.

Siga com as próximas orientações apenas e somente se não houver dívidas.

2º Faça a reserva de emergência

Para aqueles que não têm dívidas, porém não possuem economias, aproveite esta oportunidade e comece a fazer a sua Reserva de Emergência.

A pandemia neste ano nos mostrou como a existência de um dinheiro guardado é importantíssima. Quantas pessoas não passaram por um sufoco maior graças a ela. Ou quantas tantas sofreram demasiadamente exatamente por não terem economias guardadas e se viram em situações complicadas.

Aproveite o valor do 13º e deposite em um investimento ideal para esta finalidade. Ou seja, liquidez alta, com risco baixíssimo, mas que proteja contra a inflação – mantendo o valor “real”. Para saber mais veja este artigo: Onde Investir o meu dinheiro? A divisão

Foto por PicFoods.com em Pexels.com

3º Invista

Para aqueles que não têm dívidas e a reserva de emergência esta completa, chegou a hora de ir atrás de sonhos. Aproveite este valor do 13º, defina um sonho importante e específico a ser realizado, determine a data e o valor necessário para realizar.

De posse dessas informações escolha o melhor investimento para atingir este objetivo. Uma determinada viagem nas férias pode ser um sonho a ser realizado. Para saber mais como escolher este investimento veja este artigo Onde Investir o meu dinheiro? A diversidade”.

Foto por Marina em Pexels.com

4º Uma pequena ajuda no Natal

Reserve uma pequena parcela para o Natal e Festas de Fim de Ano. Uma ajudinha sempre vai bem, mas haja de forma financeiramente saudável, com muito bom senso. Veja como neste ebook: “Guia definitivo: Natal sem Dívidas.

5º Se dê um premio

Gaste com um – pequeno – desejo: Um mimo sempre faz bem. Melhora nossa estima e incentiva a continuar perseguindo os nossos sonhos.

Se você conseguiu chegar até aqui, neste ano caótico, sem dívidas, com a reserva de emergência completa, você mercê um premio e mil parabéns. Porque não se dar um desejo? Precisamos nos sentir recompensado, sentir que conseguimos vencer os desafios que a vida nos impõe. Saber que vale a pena ser persistente, planejado, organizado e manter as finanças dentro do programado.

Porém haja com cautela, seja prudente. Olhe o seu orçamento para ver o quanto você se pode dar.

6º 2021.

Como estão as suas finanças para 2021? Com qual recurso você pretende pagar os gastos extras do começo de ano? Você já separou este valor?

Se você não possui reservar para arcar com esses gastos extras considere usar 13º para isso. Desta maneira você passa o resto do ano mais tranquilo, se aproveita dos descontos por pagar à vista e fica livre para direcionar sua renda mensal para investir.

Aproveite e assine e receba conteúdo exclusivo. É de graça.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s