O planejamento financeiro é a base de toda a gestão financeira, é o fundamento da Educação Financeira. É onde visualizamos a realidade, projetamos nosso futuro, analisamos as possibilidades, definimos nossos objetivos e realizamos nosso orçamento doméstico.
Hoje começamos uma série, talvez a mais didática e fundamental de todas: O planejamento financeiro.
Todos os pilares da Educação Financeira estão ancorados neste Planejamento.
Imagine que você saia de carro com o propósito de ir ao supermercado, só que no meio do caminho você vai ouvindo musica, se distrai, ou fica pensando em tudo que tem que resolver e de repente você foi parar em outro lugar.
Isso é o que acontece quando NÃO elaboramos um Planejamento Financeiro corretamente, ou não fazemos o devido acompanhamento, vamos parar aonde não pretendíamos ir.
A falta de um Planejamento Financeiro pode levar a família a uma crise financeira severa.
Notaram a analogia com o carro, pegar um caminho? Pois é com essa analogia que vamos explicar o que é um planejamento.
Podemos comparar um Planejamento Financeiro ao Planejamento de uma viagem de carro.
Se você pretende ir viajar de carro você se planeja para isso.
Mas para onde ir? Uma viagem mais para perto ou para mais longe. Montanha, Praia, Cidade?
Percebam que o planejamento começa com o fim. Aonde queremos ir?
Eis a primeira e mais importante parte do planejamento: DEFINIR O(s) OBJETIVO(s).
Faço uma pesquisa e levanto quais são os trajetos possíveis para chegar ao meu destino. Analiso qual deles é o mais curto, que talvez não seja o melhor. Neste trajeto mais curto a estrada esta em péssimas condições enquanto que o outro, apesar de ser mais comprido, será melhor. Irei percorrer em menos tempo, será menos cansativo e estragará menos o carro.
Eis ai uma das características do planejamento: ANALISAR
Vocês também perceberam, que, para conseguir fazer uma analise correta eu fiz uma pesquisa para descobrir quais são as opções, qual é a realidade? Eis outra característica, muito importante, o DIAGNÓSTICO, ou a radiografia da realidade.
Feito isso, você vai se programar, traçar um plano de viagem.
Olha só, achei outra característica: PROGRAMAÇÃO.
O carro precisa de uma revisão antes da viagem? Quantas horas a viagem vai levar? Você vai fazer paradas para comer? Quantos abastecimentos serão necessários? Você vai levar comida para comer durante a viagem? O que as crianças vão fazer o tempo todo? Durante o trajeto você vai fazer paradas para contemplar a paisagem? Você vai aproveitar e visitar os pontos turísticos que existem ao longo do caminho?
E se o carro quebrar, o carro tem seguro de que tipo? Este seguro compreende reboque? Têm locais durante o trajeto com oficinas? Para a região que você vai existe a necessidade de tomar algum tipo de vacina?
Percebam que estamos falando de imprevistos e precauções? Aqui vai outra característica SEGURANÇA.
Que engloba desde tomar medida para se precaver de um imprevisto, até medidas que minimizem os efeitos desses imprevistos.
E por fim, quem vem junto? Alguém que vai alternar a direção com você? Quais outros acompanhantes? Eles concordam com o que você planejou? As paradas que você programou está compatível com a realidade dos outros acompanhantes?
Reparem que agora estamos entrando nos players. Quem são as pessoas que este planejamento atinge? Para o sucesso de um planejamento necessito da participação de quem? Quem pode contribuir? Quem vai ser responsável por o que?
Muitas vezes esquecido, a participação de todos da família é crucial para que todos se sintam corresponsáveis pelo sucesso. O envolvimento de todos na elaboração do Planejamento Financeiro da família é imprescindível. Mesmo que sejam crianças. Elas compreendem muito mais do que podemos supor.
Notem mais uma característica; ENVOLVIMENTO.

Portanto o Planejamento Financeiro vai fazer com que você determine quais são os seus OBJETIVOS e a partir deles você começa a trilhar o seu “caminho” baseado na tua realidade. Passando por quem você é, qual o seu estilo de ser.
A importância de se fazer um Planejamento Financeiro é vital. A falta dele pode levar à família a uma crise financeira severa.
O Planejamento Financeiro é um processo composto por etapas, estratégias e ferramentas.
Veja aqui toda os outros artigo da série:
Planejamento Financeiro – O que é? – Episódio 1
Planejamento Financeiro – A flecha – Episódio 2
Planejamento Financeiro –Jamais desista da Organização– Episódio 3
Planejamento Financeiro – Orçamento, O nosso Guia – Episódio 4
Planejamento Financeiro – Aonde você quer ir? – Episódio 5
Planejamento Financeiro –Analisar faz toda a diferença – Episódio 6
Planejamento Financeiro –Tudo Junto em um ebook– Episódio Especial
Ou baixe o ebook direto

Você poderá gostar de ler: O Orçamento doméstico em tempos de Crise.