Você sabe qual é o total da sua riqueza financeira? – Reflexões sobre investir

Muito se lê, ouve e se fala em enriquecer, investir para ficar rico, guardar dinheiro para acumular riqueza.

Daí que a pergunta que fica é a seguinte:

Você sabe qual é a sua riqueza atual? O quão rico você já é?

Antes de começar, estamos falando exclusivamente da riqueza financeira, monetária, de bens que podem ser convertidos em dinheiro.

As riquezas sociais, temporais, de saúde e espirituais deixaremos para outro post.

O que muitos sem esquecem é que antes de sair fazendo projeções de quanto dinheiro deve acumular, qual riqueza alcançar (isto também fica para outro post) é necessário saber o que já se tem.

Comece fazendo uma “fotografia”, um raio X da situação atual. O mesmo que precisamos fazer para elaborar um orçamento ou traçar um plano de redução de dívidas. Veja como fazer em: Planejamento Financeiro: Jamais desista da organização

Com esses dados é possível calcular qual o seu patrimônio.

Você já deve ter ouvido falar do tal do Patrimônio Líquido da empresa X, ou da Y que é divulgado dentro do Balanço Patrimonial. É exatamente ele que mostra.

Simplificando para nosso “mundo”, esse tal do Patrimônio Líquido nada mais é do que a riqueza de uma empresa. E podemos aplicar este conceito no patrimônio pessoal ou familiar.

Sendo simplesmente a soma de todos ativos menos todo passivo, veja nosso infográfico:

Encontrando o seu Patrimônio Líquido. Qual a sua riqueza financeira?

E é exatamente isso que devemos fazer para você descobrir a tua riqueza financeira. O quanto você tem de fato.

Ativo é tudo o que soma ao seu patrimônio. Todos os bens materiais como carro, casa, bicicleta, computador, joias, obras de arte, eletrodomésticos, móveis, celular e todo o dinheiro em conta corrente, fundos de investimento, ações.

Ou seja, tudo aquilo que você pode transformar em dinheiro.

Seja realista na hora de avaliar os valores. Normalmente para nós muitos objetos possuem um valor maior do que conseguiria vender. Você vai descobrir que gastou dinheiro com coisas que não conseguirá transformar em dinheiro novamente.

Pode ser que você possua bens imateriais ou intangíveis, que são bens que não podem ser transformados em dinheiro, como por exemplo conhecimento profissional.

Também é possível que certos bens materiais possuam um valor sentimental muito maior do que o financeiro, como o primeiro sapatinho do filho, fotos pessoais (a não ser que você seja uma celebridade), objetos que trazem lembranças de pessoas já falecidas (se você for um simples mortal como eu), por exemplo.


Já passivo é tudo aquilo que subtrai do seu patrimônio. Parcelas dos financiamentos, empréstimos, as dívidas, contas a pagar e as obrigações. Também inclui os salários de funcionários como faxineira, jardineiro, etc. Assim como o aluguel.

Assim passivo é tudo aquilo que você vai ter que gastar dinheiro.

Agora some os ativos e subtraia de todos os passivos. Pronto esta é a sua riqueza. É este o valor que você deve usar como ponto de partida para aumentar o seu patrimônio, enriquecer.

Percebam que não adianta ter um lindo carro novinho e uma casa aconchegante se tiver muita prestação de financiamento para pagar e um saldo devedor na conta bancária alta. O fato de ter muitas posses não significa que você seja rico.

Ou seja, para saber a sua real riqueza é preciso incluir o quanto você tem que pagar a terceiros. O que muitos se esquecem.


Você também poderá gostar de:

Construindo um patrimônio ou alimentando o ego? – Reflexões sobre investir

Qual a diferença entre economizar, poupar e investir? Glossário de Investimento II

Aposentadoria: Como calcular a quantidade necessária para viver bem sem muitos conhecimentos em matemática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s