Fazendo Acontecer Metas Financeiras, conheça a planilha para coordenar, planejar, traçar estratégias e gerenciar todas as suas metas financeiras.

Vamos explicar como usar esta ferramenta maravilhosa e muito útil que vai te ajudar no teu Planejamento Financeiro dando uma visão global de como chegar aonde você quer.

Você ou seus alunos estão cheios de projetos, um monte de sonhos, bastante coisas que querem alcançar.

O que fazer primeiro? Qual a melhor estratégia? Como coordenar?

Começa uma coisa, atrapalha o andamento de outra e nada é alcançado.

Está tudo bagunçado….

Começar a estudar na faculdade, porém os gastos aumentam e o dinheiro reservado para as férias de fim de ano vão embora. Reduziu o pacote de internet, mas os estudos na faculdade fazem com que aumente o consumo.

Esse são só alguns exemplos do que acontece quando não conseguimos visualizar o conjunto, falta um mapa centralizado para conseguir enxergar, coordenar e acompanhar em uma única “foto” todos os caminhos que se quer trilhar.

Coloque finalmente uma ordem. Assuma o posto do técnico do seu próprio time.

Para isso use ou trabalhe com seus alunos a planilha FAZENDO ACONTECER.

Ela é dividida em duas partes

1) Planejando, economizando e realizando

Na primeira, chamada de “Planejando, economizando e realizando” te traz a visão como um todo.

Colocamos todas as metas que se quer atingir em uma lista em ordem de importância com seus prazos e valores necessários.

Incluímos o tempo ou data final para realização, o total de recursos financeiros necessários e o montante mensal a ser juntado.

Antes de preencher esta planilha, já tenha definido quais são todas as metas e com a respectiva prioridade. Qual vai ser realizada por primeiro, qual não é importante para ficar no final da lista. Pense que é muito difícil juntar dinheiro para tudo ao mesmo tempo.

Também é imprescindível que se tenha um orçamento pronto para ter ideia da sua situação financeira, assim sabe-se quanto é possível poupar todo mês para realizar as metas.

Veja no fim desta matéria, links que vão te ajudar a fazer esta parte. Use principalmente a tabela SMART How, ela vai ser de muita valia e trabalhar em conjunto.

Com essas informações em mão já é possível preencher a tabela.

Ponha a metas na ordem de prioridade. Preencha com o respectivo tempo ou as datas específicas que se deseja começar e terminar, ser concretizada. Inclua o total necessário para a sua realização e o valor mensal que se pretende guardar para juntar esse montante total.

Talvez nesta hora se descubra que existem várias metas que se pretende alcançar ao mesmo tempo, e financeiramente não vai ser viável.

Vá mudando até que os valores mensais poupados sejam condizentes com o seu orçamento. Caso seja necessário, diminua o valor poupado mensal e aumente o prazo para a realização da meta.

Ou mude a data que se pretende começar.

Os check-list servem para rever os dados. Aproveite para verificar se o que se programou de fato aconteceu, se a ordem de prioridade ainda faz sentido, ou ainda se há condições de poupar mais dinheiro mensalmente, ou se o valor que se propôs para guardar mensalmente está estrangulando os gastos do dia a dia.

2) Fazendo Acontecer

Na segunda parte – “Fazendo Acontecer”, cada meta recebe uma ficha detalhada especificando frequência e tipos de todas as atitudes e ações para a sua concretização.

Na primeira parte da ficha, repita o que foi anotado na tabela anterior, se quiser use esta parte para colocar mais detalhes que julgar interessante.

Na sequência pense em todas as ações, atitudes e comportamentos que irá fazer para alcançar as metas.

Use as informações da tabela Smart How para ajudar.

Especifique quantas vezes esta ação, atitude ou comportamento irá ocorrer. Uma única vez, por um período pré-determinado (anote exatamente o dia que vai começar e a data do término) ou se ela vai ser feita desde já para sempre.

Especifique o tipo de ação. Se vai ser uma ação ou atitude nova, se vai haver uma reformulação, uma intensificação ou redução do que já está sendo feito ou ainda se uma ação ou comportamento vai deixar de existir.

Esse detalhamento das ações vai ser muito importante porque vai te dar a oportunidade de refletir no que pode ser feito.

Para isso considere em ter ao mínimo 3 ações para cada meta. Isto te “obriga” a fazer “mais” para conseguir realizar o que se pretende. E tenha definido uma ação para começar imediatamente (ou seja, no dia que se queira começar a realizar a meta).

Nesta parte é muito produtivo ir trabalhando com a tabela Smart How, uma vai ajudar a outra.

No arquivo que você vai baixar existem duas fichas já preenchidas que servem de modelo e inspiração.

Esse “fichário” tem como vantagem de deixar bem claro e explícito o que deverá ser feito. Isto facilita a sua realização.


Quando sabemos exatamente o que tem que ser feito e temos consciência disso as chances de sucesso são grandes.

Planilha Fazendo Acontecer Metas Financeiras – Planejando, Economizando e Realizando

Esses materiais podem ser usados em conjunto:

Veja estas matérias, tem muito conteúdo e outros materiais:

Atividade para trabalhar os nossos Sonhos

Veja aqui todos os materiais disponíveis sobre Planejamento Financeiro.

Todos os materiais disponíveis sobre Metas, Objetivos e Sonhos

Saber tomar as decisões financeiras certas – Ensinando e Aprendendo Educação Financeira.

Orçamento Doméstico é um conhecimento Multidisciplinar – Ensinando e Aprendendo a Educação Financeira

Como sonhar? – Ensinando e Aprendendo a Educação Financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s