Já me aposentei, e agora? Atitudes para otimizar a aposentadoria

As atitudes durante a aposentadoria são fundamentais para manter o padrão de vida que foi almejado durante todos os anos anteriores.

Depois de um suado, persistente, longo e paciente planejamento da aposentadoria chegou a hora de receber tudo o que você investiu.

Relaxa totalmente e deixar a vida me levar? Nem tanto assim.

Existem atitudes que devem ser mantidas e outras adquiridas para otimizar a renda da aposentadoria.


1) Aumentar a renda

Hoje em dia muitas pessoas conseguem transformar um hobby em algo rentável, ou até mesmo transformar em consultoria todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Por menor que possa ser o valor, ele só vai agregar e pode permitir a conquista de alguns sonhos não antes possíveis. E se manter na ativa só traz benefícios na saúde mental e física.


2) Rever o orçamento

Reveja todos os gastos. Será que tem coisas que deixaram de ter sentido. Pare e reflita. Repense. Chegou a hora de rever alguns conceitos. Por exemplo, qual o uso real do carro? Quantas vezes ao mês ele será usado. Hoje com várias opções de aplicativos, será que não é mais vantajoso se desfazer dele?

E a residência, será que uma menor não será mais oportuna, principalmente no quesito manutenção. Mudar o lugar onde realiza as compras, com mais tempo disponível é possível pesquisar e encontrar outros locais mais vantajosos.

Aproveite as oportunidades que a terceira idade oferece. Existem muitas atividades e lugares (academias, passeios, restaurantes) que ou dão desconto ou são gratuitos para a 3ª idade.

Em média, quando uma pessoa se aposenta há uma redução em 30% nos gastos. São reduções pertinentes ao trabalho (condução, alimentação) e com o sustento dos filhos.

Assim procure viver só do rendimento e procure usar o menos possível o valor principal. Adeque e se adapte esse novo orçamento ao valor dos rendimentos.


3) Tenha novas metas

Use a mesma lógica do orçamento e reveja as metas que ainda não foram alcançadas. Adeque a nova realidade.

Tenha novos sonhos, novos objetivos, que vão contribuir para não se perder nos gastos e assim não se endividar.

Talvez agora com mais tempo disponível, sem a pressão no ambiente de trabalho e da responsabilidade de sustentar os filhos, pode ser que seja o momento de correr atrás de sonhos bem antigos, aqueles que foram abandonados porque outros eram mais importantes.

Além do aspecto financeiro, os objetivos na terceira idade traz benefícios, prevenindo depressão e aumentando a auto estima, contribuindo com as atividades cerebrais, mantém a motivação entre outros.

Comece por este artigo “Qual Destino você quer? Objetivos Financeiros I”, siga a trilha e baixe o material que vai te ajudar nesse processo.

Atividade Meus (maiores) sonhos

Atividade “Meus (maiores) sonhos”

Atividade de Pesquisa: Sonhos para inspirar

Pesquisa “Sonhos para inspirar”

Aproveite e baixe a planilha Fazendo Acontecer para se organizar.

Planilha Fazendo Acontecer Metas Financeiras – Planejando, Economizando e Realizando

Fazendo Acontecer


4) Reorganize a sua carteira de investimentos

É essencial que você dedique mais atenção ainda a seus investimentos. Afinal, agora você vive quase que exclusivamente deles! Não deixe de acompanhar com atenção o desempenho da sua carteira.

Crie “2 gavetas orçamentárias” que é uma das maneiras mais simples de lidar com seus investimentos quando aposentado. A primeira, de curto prazo, deve atender às despesas diárias, em que os investimentos serão em títulos de maior liquidez e menor risco. A segunda gaveta é a das aplicações de curto para médio prazo, com um mix de investimentos que, em parte, proteja da inflação e, em outra, acompanha a elevação de juros da economia.


5) Aprenda Educação Financeira

Agora se você não fazia um orçamento, nem tem um planejamento financeiro pessoal. Aproveite e aprenda Educação Financeira.

Siga a gente por aqui, assine nossa newsletter ou siga as nossas redes sociais. São sempre artigos como esse, sem muitos termos técnicos, voltados para que você consiga trazer os conceitos para a tua realidade.

Pronto, agora é só curtir. Depois de tantos anos trabalhando e dando duro é o mínimo que merecemos.


Processando…
Sucesso! Você está na lista.
Fontes:

Purdure University – 5 How to Make More Money in Retirement, EDX Courses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s