O orçamento é um conhecimento Multidisciplinar

Orçamento Doméstico é um conhecimento Multidisciplinar – Ensinando e Aprendendo a Educação Financeira

Considerado como a ferramenta fundamental e mais importante da Educação Financeira, o Orçamento Doméstico faz parte do Planejamento Financeiro. A sua utilização envolve conhecimento além da Matemática, a Língua Portuguesa, Geografia, Ciências, Sociologia, Filosofia. E deve ser ensinada – aprendido desde cedo.

  1. Como vantagens de se fazer um orçamento familiar (doméstico) é possível elencar:
  2. Como ensinar o Orçamento Doméstico
  3. Separamos aqui algumas considerações na hora de abordar o assunto Orçamento.
  4. Veja aqui nossos diversos modelos de Orçamento para baixar ou imprimir:

Basicamente o Orçamento Doméstico é um MODO DE ACOMPANHAR AS DESPESAS E AS RECEITAS. É a ferramenta – instrumento de gestão financeira – mais importante para o gerenciamento (controle) da vida financeira de uma pessoa ou família. Faz parte do Planejamento Financeiro.

Para simplificar, é fazer uma tabela, colocar em uma coluna todas as receitas e em outra coluna todas as despesas, em seguida soma-se cada coluna. Subtrai-se o total das receitas pelo total das despesas. Este resultado tem que estar POSITIVO. E essa é a primeira meta/finalidade do orçamento = GASTAR MENOS DO QUE RECEBE. E a partir deste ponto analisar, traçar metas e objetivos, tomar decisões.

Mas antes de começar é fundamental já ter tratado/trabalhado as coletas das informações. Que nada mais são do que o levantamento dos gastos e das receitas para descobrir a realidade e traçar previsões. Que pode ser feita de diversas maneiras.

No ebook sobre Planejamento Financeiro, veja os capítulos 1 e 2 que explicamos o que é um Planejamento Financeiro da qual o Orçamento faz parte.

No capítulo 3 explicamos exatamente esta parte do levantamento das informações. Intitulado de Organização.

Um orçamento doméstico tem três fases. O passado, o presente e o futuro.

As experiências do passado permitem visualizar o futuro.

Esta é a melhor forma de enxergar a função do Orçamento. Um guia da vida financeira a curto, médio e longo prazo.

Com dados coletados do que foi gasto e recebido no passado se faz uma previsão do que será gasto no futuro e controla a presente. E com isso prever falta ou sobra de dinheiro, correções de rota imediatamente quando as coisas saem do previsto. E – principalmente – fazer ajustes para que tenha mais dinheiro disponível para realizar sonhos.

Por isso a depender do nível de conhecimento dos alunos é preciso trabalhar a questão dos objetivos juntamente com o orçamento. São os sonhos transformados em objetivos que vão dar um direcionamento ao Orçamento Doméstico.

No capítulo 5 do ebook Planejamento Financeiro tratamos desta questão. Como os objetivos e o orçamento se conectam


Como vantagens de se fazer um orçamento familiar (doméstico) é possível elencar:

  • Viver com os próprios meios →→→ autossuficiência financeira = isso ocorre a partir do momento que compramos de forma mais inteligente, disciplinada e criteriosa porque vamos seguir o que está no orçamento. Vamos gastar menos do que ganhamos e assim não depender do dinheiro dos outros (empréstimos/financiamentos).
  • Atingir objetivos. →→→ definição dos objetivos individuais e familiares = quando elaboramos o orçamento definimos o quanto queremos gastar com cada item, essa escolha é baseada nos nossos objetivos e metas. Vamos priorizar as despesas que vão ao encontro de nossos sonhos, inclusive mostrando se precisamos de ganhos adicionais para poder comprar alguma coisa no futuro.
  • Viver de forma mais organizada. →→→ organização da vida = é pelo orçamento que temos toda a nossa vida financeira em um único lugar de forma clara, fácil. Sabemos exatamente o destino de nosso dinheiro (principalmente aqueles pequenos e despercebidos) e de onde ele vem. Ele nos ajuda também a tomar as decisões, o que comprar ou o que não.
Planejamento Financeiro - Orçamento, nosso guia - Episódio 4
Planejamento Financeiro – Orçamento, nosso guia – Episódio 4, aqui você encontra o principal material de apoio sobre este tema

Como ensinar o Orçamento Doméstico

Um orçamento doméstico pode ser feito de inúmeras maneiras. Do mais simples aos mais complexos. Daqueles com informações mais básicas a aqueles com informações super detalhadas e que oferecem analises. Aqui mesmo no nosso site temos alguns modelos – veja no fim do artigo os links. Na internet ou aplicativos existe uma gama enorme de modelos. Mas é nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e com Adulto que o Orçamento é trabalhado de forma mais efetiva.

Normalmente o Orçamento doméstico é associado à Matemática, porém é possível aproveitar e associar com questões que envolvem Língua Portuguesa, Ciências – sustentabilidade – recurso naturais (analisar os gastos com energia elétrica, água e sua correlação com recursos naturais), Geografia, Filosofia e Sociologia (analisar os tipos de gastos do orçamento com nossas escolhas e da sociedade na qual estamos inseridos – nossos gastos refletem quem somos e aonde estamos – qualidade de vida – desigualdade social por exemplo).


Faça de seu orçamento um Guia de Escolhas
Faça de seu orçamento um Guia de Escolhas, mais um pouco de material de apoio

Separamos aqui algumas considerações na hora de abordar o assunto Orçamento.

– Para crianças menores comece introduzindo com um diário de gastos. Use em exercícios de somas e subtrações.

– Se já introduziu a questão dos sonhos, objetivos use um orçamento que tenha espaço para isso, mesmo que seja sem detalhes. Exercícios de divisão podem ser usados. (EX: o sonho -entrada do parque de diversão, para isso terá que juntar quanto dinheiro por quantos meses….).

– Se já quiser ou já ter tratado a questão de investimento (neste caso os objetivos já estão bem detalhados) use um modelo mais completo. Use com exercícios dos juros compostos.

– Se já há domínio da porcentagem e/ou representação fracionária é possível associar com as análises do orçamento. (EX: quantos % são gastos com alimentação).

– Também é possível associar o orçamento com resolução de problemas envolvendo a matemática. (Ex: Previsão orçamentária está negativa, quantos % de gastos tem que reduzir).

– O orçamento também se interliga com Língua Portuguesa na leitura/escrita compartilhada como exercício de leitura de boletos, faturas para coletar informações dos gastos; como leitura, interpretação de gráficos ao apresentar os resultados do orçamento em forma de pizza ou tabela por exemplo. Ou ainda trabalhar as competências que envolvem debate (leitura e oralidade) ao tentar encontrar uma solução para um orçamento deficitário. O que cortar? Ou ainda nesta mesma situação trabalhar as competências ligadas às tomadas de decisões. No final do artigo temos um exemplo de exercício que vai neste sentido;

– No Ensino Médio especificamente use o Orçamento nos objetivos relacionado a tomada de decisão, planejar a curto, médio e longo prazo ou no objetivo relacionado a proporcionar a oportunidade de mudança da condição atual;

O bacana do Orçamento é que ele permite trabalhar em conjunto com outros temas, como Necessidade x desejos x supérfluos ou ainda troca Intertemporal; traçar metas via Smart How.

Ou ainda puxar ganchos e trabalhar a questão tomada de decisões, comportamentos, mudança de hábitos, a questão de endividamento, o consumo consciente, cidadania, empreendedorismo e sobre créditos (financiamento, empréstimo e investimento).

Com base nas informações do Orçamento é possível construir gráficos (como uma pizza) e com isso introduzir o aprendizado em programação, robótica, economia, administração, gestão de qualquer natureza, pesquisa.

O orçamento doméstico vai além da esfera estritamente pessoal e faz parte da vida do médico, dentista, fisioterapeuta, veterinário, fonoaudiólogo ou psicólogo ao gerenciar a sua clínica. Todo e qualquer autônomo, vendedor, representante, designer, micro empreendedor, varejista, produtor rural, consultor de qualquer área, criador de start up, gastrônomo, motorista de aplicativo vão usar o orçamento também em seu meio profissional.


Veja aqui nossos diversos modelos de Orçamento para baixar ou imprimir:

Modelo para imprimir

Modelo de Planilha Excell

Modelo para (pre) Adolescentes

Modelo para Crianças – Inclui toda uma sequência de construção de um orçamento

Aqui uma sugestão de exercício para analisar uma previsão de orçamento e tomar decisões

Modelo de Orçamento simples, só o essencial. Ideal para começar a fazer um Planejamento Financeiro.
Modelo de Orçamento simples, só o essencial. Ideal para começar a fazer um Planejamento Financeiro.
(Pré) Adolescente também tem direito a um Orçamento. Baixe estes modelos.
(Pré) Adolescente também tem direito a um Orçamento. Baixe estes modelos. Ensinando e Aprendendo Educação Financeira
Situações do cotidianao que ajudam ou atrapalham o orçamento - Ensinando E aprendendo - Atividade
Situações do cotidianao que ajudam ou atrapalham o orçamento – Ensinando E aprendendo – Atividade

Veja mais em Ensinando e Aprendendo Educação Financeira

A importância de ensinar a definir Prioridades – ensinando Educação Financeira

Sobre Investimentos o que se deve aprender? – Ensinando e aprendendo Educação Financeira

Saber tomar as decisões financeiras certas – Ensinando e Aprendendo Educação Financeira.

Orçamento Doméstico é um conhecimento Multidisciplinar – Ensinando e Aprendendo a Educação Financeira

Como sonhar? – Ensinando e Aprendendo a Educação Financeira

Aproveite o Dia das Mães e ensine Educação Financeira – Ensinando e Aprendendo EF

Porque Educação Financeira é tão importante? – Ensinando e Aprendendo EF.

Jovens e Adolescentes – Ensinando e Aprendendo Educação Financeira

Toda criança gosta de brincar – Ensinando e aprendendo Educação Financeira.

Como usar as brincadeiras com Educação Financeira – Ensinando e Aprendendo EF


Fonte

Base Nacional Comum CurricularFundamentalMédio

BC – GFP – Curso Gestão de Finanças Pessoais – Capítulo 2 – Orçamento Pessoal e Familiar

CONEF – Educação financeira nas escolas: ensino médio: Bloco 1

FGV – Curso Como Organizar um Orçamento

Foundation Communities – Volunteer Financial Coaching – Training Manual – 2014

Deixe um comentário