Este conteúdo é um alerta. Não confunda investir com jogar. Tome cuidado com aplicativos de investimento desenhados nos mesmos moldes de games.
Neste artigo começamos uma série sobre alguns Perigos que rondam os Investimentos.
Investir “tá em alta”, “é cool”, “é da hora”, descobriu-se que é possível enriquecer com a bolsa de valores. E com isso surgem vários “milagres” por aí vendendo o enriquecimento rápido, fácil.
E não é bem assim que as coisas acontecem. Publicamos agora uma série de Armadilhas – inclusive golpes – do mundo dos Investimentos que devemos ficar atentos.
Ultimamente o mercado está sendo inundado por aplicativos que simplificam as operações nas bolsas de valores. Até aí nenhum problema e é benéfico e muito bem-vindo. Todos devemos ter a oportunidade – facilitada e democratizada – de investir na bolsa de valores.
Mas sempre deixamos bem claro que tudo – desde a grande oferta de Crédito facilitada, ao consumismo e até a facilidade em investir na bolsa DEVEM VIR ACOMPANHADA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Este é o nosso papel aqui através deste site de conteúdo Cadê Meu Tesouro.
A questão é que alguns são elaborados de tal forma que induzem a gastar mais e impulsivamente com operação de risco atraindo principalmente jovens a atuar com day trade, sem custos ou com preços baixos.
Pelo lado de qualidade são muito bem estruturados e cheios de recursos que animam os usuários por se parecerem muito como um game.
Porém pelo lado ético são muito questionáveis. Exatamente por parecerem mais com um jogo, viciam, induzem a impulsividade, ao ganho rápido e cheias de iscas para gastar e continuar gastando mais e mais.
Vamos aos detalhes:
– Day Trade é mito que vai deixar a pessoa rica;
No estudo “É possível viver de day trade em ações?” conclui-se que apenas 0,12% dos indivíduos – experientes – que operam com day trade conseguiram algum resultado positivo significante;
– Os aplicativos usam de técnicas similares a sites de jogos e apostas, cheias de iscas e subterfúgios que levam ao jogador gastar mais;
Dica: Investir não é apostar. Devemos investir de acordo com nosso perfil e nossos objetivos. Veja nossa série Onde Investir – Os riscos, O Perfil, O tempo, a Utilidade Marginal, A diversidade e A divisão, use o conhecimento como prevenção.
– Os aplicativos se parecem muito como os games que tanto atraem os jovens. Ágeis, de fácil manipulação, cheios de incentivos para completar as etapas. Consequentemente viciam. Na verdade, são jogos que exploram o comportamento viciante. Além do vício do jogo em si, aqui o jogo é real, e o dinheiro perdido também é.
Conheça alguns comportamentos dos Investidores que levam a perdas. Veja estes artigos Pensar a longo prazo – Comportamento do Investidor V e Excesso de Confiança – Comportamento do Investidor II
O estado de Massachussets já entrou com uma ação contra um desses aplicativos, após um jovem tirar a sua vida porque se confundiu achando que perdeu U$750 mil.
A questão aqui é que o público alvo são jovens. E jovens normalmente ainda são inexperientes em lidar com as armadilhas da bolsa de valores. São facilmente influenciados por que seus hormônios estão em ebulição (gostam mais do perigo, ações, agilidade, impulsividade). E com isso agem de forma impulsiva, arriscada e manipulável.
Como se prevenir:
Ao escolher um aplicativo para negociar ações e derivativos preste atenção se o mesmo apresenta travas para proteger investidores iniciantes, que tenham ferramentas que incentivam a estudar bem as decisões e principalmente informações claras.
E não perca nenhum conteúdo de Educação Financeira assinando nossa newsletter. E…
Veja aqui outros cuidados:
CUIDADO: Investindo como se fosse um gamer!
Cuidado: Investir seguindo apenas opiniões de influencers
CUIDADO: Mesada para crianças investirem na bolsa.
CUIDADO: Pirâmides Financeiras caem
Cuidado: Investir também vicia
Fontes
Gallo, Fabio. Você é investidor ou gamer? – Estadão.
Chague, Fernando; Giovannetti, Bruno. É possível vive de day trader em ações? FGV
Sites visitados:
Estadão
Neofeed