A Black Friday é um excelente exemplo de como o comércio pode nos influenciar e manipular para gastar dinheiro. Veja várias sugestões de como aproveitar este exemplo e colocar a Educação Financeira em prática e aprender a tomar as rédeas do próprio dinheiro.
Índice
1) Fale sobre o consumismo
2) Neuromarketing e os Vieses Comportamentais
3) Técnicas de venda – as publicidades e propagandas
4) Fale sobre a Black Friday
5) Material que ajuda na hora das compras
A forma mais efetiva de ensinar é trazer o conteúdo para a realidade dos alunos, colocar em prática e associar com o dia a dia.
Então nada mais pertinente do que trazer o assunto CONSUMISMO e CONSUMO CONSCEINTE em época de Black Friday e Natal.
São os momentos mais aguardados pelo comércio.
Porquê?
Simples: é a época do ano onde mais se vende. Tem muito comércio que só sobrevive por causa destas duas datas. Ou seja, quanto mais faturarem – leia-se ganharem dinheiro com as vendas – melhor.
Daí é um pulo para incentivarem ao máximo que os consumidores gastem o dinheiro que tem e que não tem, comprando.
Isso se traduz em dívidas, troca de sonhos pessoais pelo consumo que foi estimulado por outros.
Deixamos de realizar o que queremos porque cedemos aos apelos do comércio, dos anúncios de TV, das propagandas, amigos, etc. Todos estão “buzinando”: Compre, compre, compre.
Apelos não faltam.
Por isso não vão faltar exemplos de como abordar estes assuntos e incentivar os jovens (e adultos) a se protegerem, a não se deixar levar pelo consumismo, muito menos aos apelos vindos de todos os lados e a cuidar do seu bolso e assim conseguir ir atrás de seus sonhos.
1) Fale sobre o consumismo
Use o artigo Precisamos falar sobre consumo. Ensinando e Aprendendo EF como base, lá tem todos os materiais e conteúdo disponíveis que falam sobre consumismo.
Além desse material trate desses assuntos – assuntos esses que vão explicar muito do nosso comportamento perante o consumo:
2) Neuromarketing e os Vieses Comportamentais
Mostre como o neuromarketing trabalha para nos influenciar, dê uma olha nos vieses do consumidor para saber como o comércio se faz valer de como nosso cérebro age para tomar vantagem e nos fazer gastar mais. Já falamos deles por aqui:
Os que mais são usados como persuasão de compras na Black Friday são:
Efeito Adesão ou manda, o Viés da Ancoragem, Heurística do Afeto, Custos Irrecuperáveis e Ilusão de controle. Aqui vão os links para as matérias:
Sugestão de trabalho: divida a sala em grupos, cada grupo estuda um viés comportamental, cria e encena para os outros grupos uma situação de consumo onde esse viés acontece.

3) Técnicas de venda – as publicidades e propagandas
O comércio vai usar de todas as “armas” que possui para fazer o consumidor gastar. Atualmente existem muitas técnicas de vendas, publicidades e propagandas tão bem feitas (elas também se valem do neuromarketing) que os desavisados acabam comprando o que não queriam e nem precisavam.
Vale também conduzir uma pesquisa na internet, no supermercado, nas revistas, na TV para identificar a mensagem que trazem que vão fazer as pessoas comprarem.
Aqui publicamos uma série dessas técnicas e como as publicidade e propagandas agem:
Use como conteúdo para essa pesquisa. Comece com este artigo: Não deixe as técnicas de venda influenciarem as suas compra, depois Não deixe a publicidade e as propagandas influenciarem o que você consome.
Descubra se os Influenciadores digitais estão dominando o seu estilo de consumo.
Dicas e estratégias para não se deixar influenciar pela publicidade e propaganda
Pense rápido. Qual skate é mais barato? O de R$ 500,00 ou R$ 499,99
e termine com Quer saber onde você é a isca?
Sugestão de trabalho: divida a sala em grupos, peça que desenvolvam uma peça publicitária, ou campanha de marketing (escrito ou vídeo) que influencie a decisão de compra do consumidor. Use os exemplos que citamos nos artigos.
4) Fale sobre a Black Friday
Peça que pesquisem como surgiu, qual é a intenção ou objetivo desta data.
Também vale pesquisar no Procon e Reclame Aqui quais foram a maioria dos golpes praticados na sua região e na internet.
Sugestão de trabalho 1: Outra atividade interessante é a pesquisa de campo. Organize grupos para visitar as principais lojas no dia do Black Friday já munidos do conhecimento descrito acima para identificarem o que aprenderam.
No final peça que sugiram iniciativas para evitar o consumismo, as compras por impulso e o endividamento nesta época. Enfim, como se blindar.
Neste nossos ebooks, temos várias sugestões relativas ao Natal, inclusive a ser um consumidor consciente.
Sugestão de trabalho 2: Promova um debate ou roda de conversa. Levante estes questionamentos: Os preços ofertados neste dia valem realmente a pena? Os descontos são mesmo vantajosos? Os consumidores se beneficiam deste tipo de campanha, aqui no Brasil? Como é nos outros países? Qual a melhor estratégia para se beneficiar desta data?
5) Material que ajuda na hora das compras
Fazer um planejamento é uma das atitudes mais importantes. Temos um modelo exclusivo para o Natal, para imprimir ou usar no excell. Dá para usar também na Black Friday.
Fazer pesquisa de preços também é uma ótima estratégia para não sair comprando e se arrepender depois.

Aprender a fazer a melhor escolha consciente de consumo também é uma ferramenta que ajuda a frear o consumo excessivo.

Se tiver tempo dá para ir mais longe e falar sobre Consumo Consciente.