Dicas e estratégias para não se deixar influenciar pela publicidade e propaganda

Fique blindado e conheça algumas estratégias, dicas e comportamentos que pode fazer com que você não seja influenciado por outros.

Vimos nos últimos artigos como as técnicas de vendas, as estratégias de publicidade e propaganda e o papel dos influenciadores digitais nos induzem e chegam até a nos manipular como, onde e o que consumir.

Sem perceber somos incentivados, influenciados, manipulados, induzidos, instigados cada vez mais graças ao avanço dos estudos e pesquisas principalmente em neuromarketing, além das ciências do consumo, psicologia do consumo, finanças comportamentais e economia comportamental. Graças às descobertas dessas ciências entendemos melhor como e porque agimos da forma com agimos perante o dinheiro e o consumo. O que nos leva a gastar, o que nos influenciam sem perceber e como se dão as nossas escolhas.

Assim como os cientistas sabem, nós como consumidores devemos ter o direito também de saber o que nos levar a gastar e consumir da forma como fazemos.


Conhecimento é tudo

Ter o conhecimento dessas informações é o começo primordial para conseguirmos controlar esse consumo. E é isto que tentamos repassar nos artigos que vimos até agora que são:

Não deixe as técnicas de venda influenciarem as suas compra.

Não deixe a publicidade e as propagandas influenciarem o que você consome

Descubra se os Influenciadores digitais estão dominando o seu estilo de consumo.

Junte tudo isso e acrescente as dicas a seguir e fique com você o poder de decidir o porquê, o que, como, quando, onde e de quem comprar.


Tudo são estratégias de vendas

Em lojas físicas ou virtuais, supermercados, lojas de departamento, outlets, shoppings, supermercados, as propagandas, anúncios e promoções, os posts, os comentários e as indicações. Tenha em mente que tudo são estratégias de vendas que nos levam a gastar mais. A forma que são apresentados os produtos e serviços, a disposição nas gôndolas, as sugestões de compras, as avaliações e os comentários. Nada é apresentado à toa. Tenha conhecimento delas e comece a observar e você descobrirá outras estratégias, e aprenderá a identificar e não se deixar influenciar.


A venda escondida

Se você não está pagando por um serviço ou produto tenha certeza que você é o produto. Suas informações são primordiais para os estrategistas. As pistas que você deixa na internet e rede social diz muito sobre o seu estilo de consumo, por exemplo as informações que você busca, os sites que visita, os perfis que segue, as curtidas, tudo serve para traçar o seu perfil e com isso os anúncios são apresentados com maior chance de acerto. O seu cadastro de fidelidade, os gastos com o carnê ou o cartão de crédito da loja, a inscrição para participar de promoção ou no wi-fi de graça são tudo formas de coleta de informações. Fique atento.


Também use as informações a seu favor

Se o pessoal de venda, marketing, publicidade e propaganda se abastecem de informações mune-se também.

Se você é investigado, investigue também.

Pesquise em diversos lugares sobre a marca, o produto ou o influenciador. Leia reportagens, artigos de jornais e revistas de renome, desconfie de comentários de terceiros. Artigos de revistas científicas sérias também são muito bem vindas. Procon, Pro teste e IDEC são também exemplos.

Além disso pesquise (e muito) os preços e condições de pagamento dos produtos que normalmente compra ou está querendo comprar. Saiba o quanto custa. Essas informações são muito bem vindas principalmente quando deparar com promoções, liquidações e descontos para não se deixar levar pelo medo de perder uma oportunidade que na verdade não é. E muito menos a usar o primeiro preço encontrado como referência.

Como definir Metas Smart – Objetivos Financeiros IV

Tenha seus objetivos e metas bem traçados e fique fiel as informações que o seu orçamento lhe diz. Consuma de acordo com a sua realidade, essa só você conhece e só depende de você ficar fiel aos seus sonhos, objetivos e metas.


Use tudo a seu favor.

Você é que está escolhendo o que consome, esse poder é seu e não do vendedor, da loja, nem da marca. Ficando dentro dos seus deveres como consumidor faça valer dos seus direitos. Ou seja, se você não foi respeitado como cliente (cumprindo com seus deveres) não compre, você não está prestando nenhum favor, muito pelo contrário.

Conheça as leis de proteção ao consumidor. Seus direitos e deveres.


Seja sempre firme.

Mantenha-se sempre de forma decidid@ no que você quer e precisa. Foque nos seus objetivos. As suas necessidades em primeiro lugar. Quem manda é o seu orçamento. Use ele como guia. Ser indeciso é uma ótima oportunidade para o vendedor te influenciar. Neste caso volte quando estiver firme da decisão. Nunca compre quando não tiver certeza. Não esqueça que o lado emocional pode confundir muito. Assim espere que a razão volte.

Lançamento ebook Estilos Lesivos de Lidar com o dinheiro

👍👍👍Pronto, use essas armas a seu favor e boas compras.

Mas não se esqueça de tentar pechinchar ou pedir desconto, pagando com dinheiro em vez de cartão ou pagando à vista ao invés de parcelar. Lembra da troca intertemporal?

Crédito: O que é a Troca Intertemporal


Esses artigos podem ser úteis:

Comprar produtos em promoção é ganhar ou perder dinheiro?

Você sabe dar valor ao seu dinheiro?

Como você consome o seu dinheiro?

Devo comprar à vista ou a prazo parcelado no crédito? Dúvidas do divã.


Aqui toda a série sobre o Marketing e suas influências no estilo de consumo.

Não deixe as técnicas de venda influenciarem as suas compra.

Não deixe a publicidade e as propagandas influenciarem o que você consome

Descubra se os Influenciadores digitais estão dominando o seu estilo de consumo.

Pense rápido. Qual skate é mais barato? O de R$ 500,00 ou R$ 499,99

Não perca a oportunidade. É de graça! Só que não. Você é que está sendo dado de graça para você gastar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s