O dia da Sobrecarga da Terra chegou, saiba porque esse é um dia triste e o que você tem a ver?

Hoje, 29 de julho de 2021 infelizmente chegou o Dia da Sobrecarga da Terra, eu, você e todos nós contribuímos para esta data triste.

Também conhecido como o Dia do Esgotamento da Terra ou Overshoot Day, é uma data mundial que marca o momento em que a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar durante um ano.

Tudo o que for consumido a partir de hoje até o fim do ano é do “cheque especial”. Porém o Planeta Terra não tem cheque especial.

Isto significa que estamos consumindo aquilo que a Terra não tem mais condições de repor. Estamos usando o saldo da poupança. Mais precisamente 74%.

29 de Julho 2021 – Dia da Sobrecarga da Terra

Sim, até a data de hoje consumimos 1 PLANETA + 0,7 PLANETA.

De hoje até o fim do ano tudo o que você consumir, da água, da calça nova, da energia elétrica do ar condicionado, da carne, do novo sofá, tudo será usado com material que a natureza não tem condições de repor.

Quem já passou por uma crise financeira, sabe que um dia a poupança, a sua reserva pessoal vai acabar. O mesmo acontece com os recursos naturais. A Terra também tem o seu limite

Fica difícil imaginar, pois esses recursos parecem ilimitados de tão gigantescos que são. Porém não são. Existe um limite para essa regeneração muito ligado ao tempo.

Na vida pessoal podemos recorrer ao banco, uma financeira, pegar dinheiro de amigos. Mas e a água, a madeira, o nióbio (para fabricação de celulares), o lítio (fabricação de baterias), os diamantes, o ar, o aço (carros, geladeiras, construção civil) e o calcário (usado na mistura do cimento) vamos pegar de onde?

O consumo consciente é vital para adiar esta data. É a solução para manter o sistema econômico atual, baseado no consumo, porém sem “danificar” de forma irreversível os recursos naturais. Dando a eles a capacidade de se renovar.

O segredo é encontrar o equilíbrio entre consumo e o uso desses recursos naturais.

O que você vai fazer:

Reduzir a emissão de gás carbônico (usar menos automóveis, ônibus movidos a combustível fóssil, use menos plástico, poliéster;

Aumentar o consumo de energia renovável;

Consumir produtos sustentáveis, reciclados, reutilizados;

Eliminar o desperdício;

Reflorestar, plantar, cultivar;

Trocar o consumismo pelo consumo consciente.

Percebam que tudo isso em grande parte impacta também positivamente no seu bolso?

Aí que a gente entra. A educação financeira em conjunto com o Consumo Consciente para um futuro melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s