6 coisas para NÃO se fazer com o 13º salário

Hoje é a data limite para pagar a primeira parcela do 13º salário e até o dia 20 de dezembro a segunda, portanto, devemos aproveitar este valor com escolhas inteligentes, e NÃO fazer certar coisas, como por exemplo:

1.Esquecer que tem dívidas

Este é o maior de todos os erros. Antes de gastar o primeiro Real pague primeiramente as dívidas. Dificilmente você terá condições de juntar tanto dinheiro em tão pouco tempo. E na sequencia invista na Reserva de Emergência. Saiba como sair das dívidas com este ebook:


2. Gastar com o que não é importante

Não ter definições de objetivos faz com que se gaste com qualquer coisa que aparece na frente, seja um objeto bonito (olha nosso post de hoje…), despertou certas emoções ou uma promoção que se considere imperdível. Gatilhos para gastar com coisas desnecessárias não faltam. Defina quais são os objetivos e trabalhe para alcança-los. Use o 13º para tornar realidade. Comece a pensar em quais são seus sonhos e siga a trilha: Qual Destino você quer? Objetivos Financeiros I


3. Gastar tudo com Presentes e Festas de Fim de Ano como se não houvesse amanhã, ou achar que o ano que vem tá longe.

Normalmente no começo de ano se concentram os gastos específico (Impostos, Escola, Férias), portanto ter em mente de onde virá este dinheiro já é o primeiro caminho para não gastar tudo agora neste fim de ano. Se você não tem um Planejamento Financeiro pelo menos faça uma lista com todos estes gastos e veja como serão pagos.

Use nossas tabelas de Orçamento, modelos não faltam para achar um que seja só seu.

Orçamento Simplificado Passo a Passo

Orçamento para imprimir

Orçamento planilha no excell

Orçamento para Pré-Adolescentes e Jovens:

Construção do Orçamento através do Diário de Gastos

Orçamento Simplificado Passo a Passo


4. Fazer novas dívidas.

Esta é uma consequência dos erros anteriores. Usar o valor do 13º para pagar a primeira parcela de um financiamento, um empréstimo, uma compra parcelada. Mas o 13º não tem em Janeiro, Fevereiro, Março…..como vai fazer para pagar as outras prestações?

Você pode até terminar o ano sem dívidas, mas pode acabar ter que pegar um empréstimo para dar conta dos gastos que aparecem no começo do ano.


5. Achar que ganhou em dobro e gastar em dobro. Para alguns o recebimento do 13º traz a falsa sensação que está recebendo o salário em dobro. Porém o que se ganhou a mais é apenas a metade deste “dobro”. O salário em si já está comprometido.


6. Achar que ele é um ganho EXTRA.

Todo assalariado contratado como CLT sabe que vai receber o 13º. Portanto ele tem condições de se PROGRAMAR e fazer uso inteligente deste salário. Tenha um planejamento financeiro durante o ano todo, veja quais são seus sonhos, se organize e vai conseguir usar para isso.

Veja aqui como começar a fazer um Planejamento Financeiro

Mapa mental Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro – O que é? – Episódio 1

siga depois pela trilha ou baixa o ebook, com tudo junto, Planejamento Financeiro: Tudo junto em um ebook.

Aproveite também e veja estes ebooks. Um cheio de dicas para não se endividar no Natal e outro para não ter um Natal Consumista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s