Só devemos pegar um empréstimo ou financiamento quando for para comprar algo de valor alto, normalmente atrelado ao aumento de patrimônio, como por exemplo a compra de um carro, o financiamento da casa própria ou ainda para empreender (neste caso não se esqueça do fluxo de caixa).

Também em casos de queda na renda, para uma emergência ou imprevisto onde a reserva de emergência não foi o suficiente para arcar com este gasto extraordinário.
Pode acontecer de aparecer uma oportunidade muito vantajosa onde mesmo com o pagamento dos juros e tudo o mais (Calcule sempre o CET) ainda vale a pena.
Agora se você já está endividado, vale pegar um empréstimo ou financiamento somente se o juros forem menores do que a dívida.
Fora esses casos faça um bom Planejamento Financeiro. Planejamento Financeiro – O que é? – Episódio 1.
Não use o empréstimo ou financiamento para pagar a bolsa que você estava de olho, a calça jeans que é maravilhosa, a viagem no fim do ano, o almoço no domingo e muito menos a compra no supermercado. Para esses gastos se programe, estabeleça metas, faça um planejamento e se valer a pena parcele. Mas o ideal é pagar à vista com desconto.
Então já sabe, para os gastos do dia a dia use o dinheiro da sua renda. Nada além dela.
Ahh!
Capital de Giro, Cheque Especial, Crédito Consignado ou antecipar o 13º salário são também formas de empréstimo. Jamais use o rotativo do cartão de crédito.
Devo comprar à vista ou a prazo parcelado (crédito)? Dúvidas do Divã
Vale a pena antecipar a restituição do Imposto de Renda? Dúvidas do Divã

Crédito consignado vale a pena? Dúvidas do divã

Porque meu Score de Crédito interfere ao pegar um empréstimo? – Dúvidas do divã
Vale a pena ter mais de 1 Cartão de Crédito? Dúvidas do divã
Como dar mesada? – Dúvidas do divã
Como fica o orçamento doméstico do autônomo se a renda é instável?Dúvidas do divã
Fiquei desempregado, e agora? Dúvidas do divã.
Vou me casar, como fica o controle financeiro? Dúvidas do divã