No dia Das Mães fuja do consumismo. Use o 5R

Aproveite o Dia das Mães e pratique o Consumo Consciente. Use a estratégia do 5R para isso.

Relembrando. O 5R é um conjunto de ações que visam a Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar (Reformar) e Reciclar a forma como consumimos, inclusive nosso dinheiro.

Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar – Reciclar nas Finanças

Da moda, ao turismo, da gastronomia à arquitetura, do transporte ao consumo de crédito. Do minimalismo ao consumo zero. As ações propostas pelo 5R devem estar presente em todas as esferas de nossas vidas, seja pessoal como profissional.

E ao fim desta trilha vamos encontrar um consumidor mais consciente na forma como ele consome o seu dinheiro, mais responsável em relação ao seu poder de compra.

E nada como aproveitar o Dia das Mães para por em prática e avançar nesta caminhada de mudança de hábito e nos tronar mais conscientes.

Vamos começar a jornada:

Repensar o dia das Mães

O que é esta data, da onde ela surgiu, porque comemoramos. Qual é a finalidade deste dia?

Para a Páscoa fizemos um artigo “Páscoa não é (somente) para presentear ovos de chocolate!” com a finalidade de voltarmos as raízes, os propósitos e entender o que a data significa. E tentar tirar a relação da comemoração com o presentear. Pois dias festivos não são (somente) para dar presentes.

Se não entendermos a essência, é o consumismo que estará sendo homenageado.

Devemos fazer o mesmo com o dia das mães. É uma data para homenagear as mães (em todos os sentidos), agradecendo todo o sacrifício, a dedicação, o amor, a força pela qual muitas famílias sucumbiriam sem a presença dela. E nem toda homenagem precisa ser em forma de presentes. Por isso Repense a data.

Se for para presentear somente para dizer que não se esqueceu dela, se for para se “livrar de uma culpa”, uma questão de remorso, para ostentar, para demonstrar o quão sucedido você é: Esqueça.

Não é o presente que vai mudar esta percepção, esse sentimento. Assim como existem coisas que o dinheiro não compra, o presente também não vai. Falamos disse neste artigo: Dinheiro compra tudo? O que ele não deveria comprar!

Se for para ficar endividado o resto do ano, ou pior, aumentar a dívida. Esqueça. Será que ela vai ficar realmente feliz em ver você enrolado financeiramente?

Considere adotar (em parte) o minimalismo. Aquilo que você quer dar de presente ela já tem um igual? Se sim porque então comprar mais um?

Este tipo de Repensar o Consumidor deve fazer. Há inúmeras formas de celebrar o dia sem que o presente seja o item principal. Neste artigo mencionamos algumas ideias Aproveite o Dia das Mães e ensine Educação Financeira – Ensinando e Aprendendo EF.


Recusar o que não é importante para sua mãe

O que ela acha de mais importante?

Garanto que é a sua companhia, o seu convívio, o seu afeto, seu respeito, a sua saúde, a sua felicidade. É o seu estar com ela. É nesta direção que o consumir consciente vai. Direcione a homenagem neste sentido.

Recuse presente só para não chegar no dia de mãos vazias. Se for para isso. Esqueça.

Recuse presentes que não serão usados, recuse presentes que ficarão no fundo da gaveta. Nessas condições o presente foi Desperdício.

Recuse também presentes de origem duvidosa, do contrabando, do desmatamento, do desrespeito aos trabalhadores, da opressão. Abuse de produtos que abracem causas sociais e ambientais. Abuse de produtos feitos localmente e de artesãos, feitos à mão. Recuse descartáveis, abuse de materiais sustentáveis.

Pesquise o material de que é feito o produto. Pesquise a cadeia produtiva (da origem dos materiais ao descarte). Pesquise a marca.

Valorize presentes que fomentam comunidades, que valorizam a cultura, que respeitam o meio ambiente.


Reduza supérfluos para a sua mãe

O que ela vai querer fazer com mais uma “quinquilharia”. Compre somente se estes supérfluos estiverem na lista dos sonhos dela, e se você tiver condições plenas de arcar financeiramente, se estiver dentro do teu orçamento.

Com certeza mães também gostam de mimos – não de bugigangas.

Reduza a importância do presente.


Reutilizar (Reformar) aquilo que toque o coração de sua mãe.

Esta talvez seja a que dê mais trabalho, ou seja mais difícil. Todos nós temos algo que seja muito especial para nós. Normalmente é porque está associado a uma lembrança afetiva. O mesmo acontece com as mamães.

E com o passar do tempo, este objeto vai se desgastando, sofrendo o efeito do tempo. Se desfazer está fora do vocabulário. Substituir por outro nem pensar.

A solução? Reformar ou Reutilizar. Qual dos dois?

A moda e a beleza agora é 5R, cada vez mais consciente. É com as roupas que o reformar pode ser surpreendente.

Vai depender do tipo de objeto – uma roupa, um quadro, um objeto de decoração, um álbum de fotos.

Analise a peça, verifique o que pode ser feito e surpreenda. Se for bem feito será inesquecível para ela.

Vale também dar um presente comprado em Brechós, Antiquários, sites de usados. Têm muita coisa autoral, de extrema qualidade.

Reciclar não só o amor

Se reciclar é renovar, podemos concluir que no fundo, todas as celebrações, do Natal, Ano Novo até o dia dos Namorados, Páscoa, Dia dos Pais são datas para “reciclar” a nossa fé cristã, a nossa esperança por um ano novo melhor, o amor pelo companheiro(a) e assim por diante.

Nesse sentido olhe a ação Reciclar com um momento de renovar a gratidão para com a sua mãe. Afinal ela é mãe todos os dias não só neste dia.

Voltando a uso original da Reciclagem dentro do 5R. Porque não criar um presente partindo de produtos reciclados. Não faltam ideias na internet e nas redes sociais. Basta vontade de fazer. Essa é com você.


E lembre a ideia do Dia das Mães é homenagear a quem nos criou. Este é o pilar, os presentes são consequência.

Saiba como usar o 5R e se tornar um Consumidor Consciente:

Como usar os 5 Rs – Repensar – Recusar – Reduzir – Reutilizar – Reciclar – nas finanças.

O 5R nos Negócios sob a ótica de finanças

Como ser um Consumidor Consciente no Supermercado usando o 5R

A moda e a beleza agora é 5R, cada vez mais consciente.

O Turista e o Consumidor consciente adotando o 5R.

Fontes

Akatu – Caderno Temático dinheiro e crédito

Grow Ensemble – 13 Ways to to consume more consciously

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s