Conheça o “charlatão” ou o “conto do vigário”.
Vejamos porque o investimento que usa esta frase pode ser atribuída a ele:
1º – Em investimento não existe Garantia de Retorno.
A única garantia que existe em investimentos é do valor investido em caso de quebra da instituição, onde o dinheiro foi aplicado. E mesmo assim, só para alguns. Essa garantia se chama FGC – Fundo Garantidor de Crédito, criado para proteger os investidores até o limite de R$ 250mil por CPF/CNPJ de aplicações em renda fixa, por exemplo Poupança, CDB, CDI, Letras de Câmbio e de Crédito. E só para determinadas instituições. Assim investimentos em Renda Variável e/ou instituição que não fazem parte do sistema estão fora.
2º – Enriquecer rápido é aposta.
Ou seja, quanto maior o retorno esperado maiores serão os riscos. A rentabilidade esta totalmente ligada ao risco. Assim por outro lado, quanto menor for risco (lê-se maiores probabilidades do retorno esperado) menor será a rendimento.

Foto por Pratikxox em Pexels.com
A quase certeza do retorno esperado faz exatamente este retorno ser menor. Essa é a regra do mercado. O enriquecimento vem aos poucos, a longo prazo, com paciência e com boas estratégias. Se quiser enriquecer rápido terá que apostar, não investir. E em aposta a maioria perde. Você já viu um cassino falir? Se aprofunde e não se deixe enganar – veja “Onde Investir o meu dinheiro – Os riscos”
3º – Retorno passado não é garantia de retorno futuro
Só porque rendeu muito no passado não é garantia de que no futuro irá render o mesmo. Passado não é presente, muito menos futuro.
👀Se informe, pesquise, investigue, leia, ouça material de confiança. Se Eduque Financeiramente.

🧐Influencer, amigos, parentes não são fontes de confiança – a não ser que a pessoa seja formada para tanto. Mais dicas, veja “Cuidado: Seguindo apenas opiniões de influencers” e veja também sobre as Fake News
👉Veja esta trilha de conhecimento:
Excesso de confiança – Comportamento do Investidor II;
Sobre Investimentos o que se deve aprender – Ensinando e Aprendendo Educação Financeira.