Se alguém lhe oferecer um investimento garantindo com retorno alto, desconfie. Este é o primeiro sinal de que algo não é lícito.
- 1º – Em investimento não existe Garantia de Retorno.
- 2º – Enriquecer rápido é aposta.
- 3º – Retorno passado não é garantia de retorno futuro
- 👉Veja esta trilha de conhecimento para não se enganado ao investir
Conheça o “charlatão” ou o “conto do vigário”. Na verdade é muito mais que isso. A regras do mercado financeiro são muito rigorosas, portanto se algum investimento oferecer esse tipo de condições existem muitas penalidades, inclusive de detenção. Não há tolerância por parte das instituições responsáveis por regular e fiscalizar o mercado quando investidores são enganados.

Vejamos porque o investimento que usa esta frase pode ser enganosa
1º – Em investimento não existe Garantia de Retorno.
A única garantia que existe em investimentos é sobre o valor investido em caso de quebra da instituição, onde o dinheiro foi aplicado. E mesmo assim, só para alguma aplicações. Essa garantia se chama FGC – Fundo Garantidor de Crédito, criado para proteger os investidores até o limite de R$ 250mil por CPF/CNPJ de aplicações em renda fixa, por exemplo Poupança, CDB, CDI, Letras de Câmbio e de Crédito. E só para determinadas instituições. Assim investimentos em Renda Variável e/ou instituição que não fazem parte do sistema estão fora.

2º – Enriquecer rápido é aposta.
Ou seja, quanto maior o retorno esperado maiores serão os riscos. A rentabilidade esta totalmente ligada ao risco. Assim por outro lado, quanto menor for risco (lê-se maiores probabilidades do retorno esperado) menor será a rendimento.
A quase certeza do retorno esperado faz exatamente este retorno ser menor. Essa é a regra do mercado. O enriquecimento vem aos poucos, a longo prazo, com paciência e com boas estratégias. Se quiser enriquecer rápido terá que apostar, não investir. E em aposta a maioria perde. Você já viu um cassino falir? Se aprofunde e não se deixe enganar – veja “Onde Investir o meu dinheiro – Os riscos”

3º – Retorno passado não é garantia de retorno futuro
Só porque rendeu muito no passado não é garantia de que no futuro irá render o mesmo. Passado não é presente, muito menos futuro.
👀Se informe, pesquise, investigue, leia, ouça material de confiança. Se Eduque Financeiramente.

🧐Influencer, amigos, parentes não são fontes de confiança – a não ser que a pessoa seja formada para tanto. Mais dicas, veja “Cuidado: Seguindo apenas opiniões de influencers” e veja também sobre as Fake News

👉Veja esta trilha de conhecimento para não se enganado ao investir
Excesso de confiança – Comportamento do Investidor II:



As pirâmides financeiras se auto intitulam “aplicações”, mas são os golpes mais comuns que usam dessa aparente vantagem, de enriquecer rápido e muito. E aí que se encontra o fascínio levando muitas pessoas a perder o dinheiro.

Praticamente todos os golpes se valem do enriquecimento rápido, garantido ou algo parecido para seduzir as pessoas, quanto maior o conhecimento menores serão as chances de cair num desses.
