O que você faz quando o quente e o frio saem às compras?

O quente é quando estamos movidos pela emoção e sentimentos e estão ditando as regras. Desta forma tomamos as decisões de compras movidos por eles.

Já o frio é quando estamos calmos e analisamos. Porém se estiver frio de mais corremos o risco de não levar em considerações o afeto, a felicidade, bem estar.

O bom é que haja um equilíbrio entre os dois.

Existem duas circunstâncias que nos levam a agir movido pelas emoções:

Uma é quando os atalhos mentais nos sabotam, por exemplo:

  • Heurística do Afeto, quando decidimos baseados na afeição, apego que temos pelo produto, marca, lugar;
  • Viés da Escassez, é quando a exclusividade do bem ou serviço nos faz cometer loucuras, é a cobiça ditando. Mas também o medo de ficar sem quando há pouco ou a falta de um determinado produto que aciona o gatilho e assim gastamos mais;
  • O Grátis ou Efeito do Preço Zero nos faz gastar errado com coisa que nem precisamos porque amamos ganhar coisas de graça.
  • Dor do pagamento; ironicamente sentimos dor ao gastar dinheiro, por isso o pagamento é facilitado em prestações bem pequenas (nem que sejam eternas) para sentir menos dor, mas com isso gastamos mais juros que o próprio produto;
  • Lacunas da empatia aparece quando esquecemos como é sentir de outro jeito, por exemplo não lembramos do frio no inverno passado, desta forma não aproveitamos as liquidações de inverno e nem da raiva que passamos na Black Friday do ano passado.

Veja: Quando a emoção decide a compra, conheça a Heurística do Afeto, Grátis, Escassez, Dor do Pagamento, Lacunas da Empatia. Vieses comportamentais III

E a outra circunstância diz respeito ao estilo de lidar com o dinheiro quando por “n” motivos transformamos as emoções para o consumo:

  • Estilo Emocional é quando fazemos da ansiedade, frustação, estresse, impaciência e a impulsividade nosso estilo de vida. Eles são mestres em fazer agente consumir mais e de forma “torta” funcionando como uma válvula de escape de problemas como por exemplo no trabalho, na família, dívidas.
  • O narcisismo, necessidade autoafirmação, ego exagerado, ostentação, substituição do amor, autoconfiança e otimismo exagerado são características pessoais que imprimem um estilo que atrapalham quando o assunto é consumo.

Veja em Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – A emoção

Desta forma tenha autoconhecimento, saiba identificar se ao ir fazer compras, consumir, gastar quem está indo como você. O quente ou o frio?

Veja mais de como as emoções interferem a lidar com o dinheiro, a sua forma de consumir:

Qual o sentimento do dinheiro?

Como se adequar as novas mudanças e se tornar um consumidor consciente. O futuro do consumo V

Crédito: quando é a a hora certa de pegar dinheiro emprestado?

Lacunas da Empatia: Comportamento do Investidor III

Tenha autoconhecimento e domine as finanças.

Autoconhecimento e a Educação Financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s