Você já pensou em fazer um Planner de Páscoa? Conheça

Se prepare para a Páscoa e não corra o risco de fazer da caçada aos ovinhos uma caçada ao dinheiro que não existe mais. Faça um Plano de Páscoa, baixe aqui.

Uma das coisas básicas na Educação Financeira é fazer um Planejamento financeiro (veja aqui). Porém ao falar em planejamento muitos já torcem o nariz, porém este é o segredo:

Um planejamento nada mais é do que se PREPARAR;

SE PREPARAR PARA ALGO QUE VAI ACONTECER LÁ NA FRENTE.

Muitos dão o nome de Orçamento familiar (veja aqui), doméstico, pessoal. Tudo a mesma coisa que se traduz em prever o que será gasto e investido no mês seguinte, no subsequente e assim por diante. E desta maneira mitigar problemas de ordem financeira no futuro, construir um patrimônio e se preparar para a aposentadoria.

São escolhasdecisões – feitas hoje com consequências lá na frente

Planejar é PREPARAR

A Educação Financeira e suas PREPARAÇÕES para o futuro dão a oportunidade de se organizar melhor para momentos específicos.

Por exemplo, um casamento, uma festa de 15 anos, uma formatura. São todos eventos – que por custarem muito – exigem um PLANEJAMENTO. Não só da parte financeira, mas da decoração, da alimentação, dos convidados, do local, do DJ e assim por diante.

Existem outras ocasiões que podemos nos preparar melhor?

Sim.

O que muitos não fazem – e nem achavam que necessitava – é fazer o mesmo PREPARATIVO para festas mais intimistas, familiar. Porém que exigem uma certa quantia de dinheiro disponível e o estrago pode ser considerável. Como é o caso do Natal e Fim de ano. Junta-se a Ceia de Natal, de Ano Novos, as festas de confraternização, os Amigos Secretos e ufa a festa de Ano Novo. Sem contar as férias que merecem um capítulo à parte. E se não houver uma PREPARAÇÃO lá se foi todo o 13º embora e o ano seguinte já começa no sufoco.

Fizemos até um ebook somente sobre esse Planejamento, o “Guia Definitivo: Natal sem dívidas”, vale dar uma olha e se inspirar. Com adaptações pode e deve ser usado em outras ocasiões.

Uma delas é a Páscoa.

Se preparando para a páscoa

Quantas pessoas não se perdem no meio dos ovos. Um ovinho aqui, outro acolá, e pronto foi o saldo do Cartão de Crédito embora.

Por isso se PLANEJE.

Se PREPARE para a Páscoa.

Não é porque os gastos serão menores, que a possibilidade de dívidas pode acontecer.

E para facilitar desenvolvemos o “Planner de Páscoa” que você pode baixar ao final deste artigo 👇.

O “Planner de Páscoa” na sala de aula

Este planner pode ser uma boa oportunidade de trabalhar o conceito de Planejamento, Organização, Orçamento e Tomada de Decisões.

Objetivos: Desenvolver o hábito de fazer Planejamento Financeiro; Elaborar Orçamento financeiro pessoal Específico para um evento; Fazer pesquisa de preço para elaborar um orçamento; Elaborar uma festa de acordo com as condições financeiras, Oferecer ferramenta para o processo de tomada de decisão.

Como usar o “Planner de Páscoa”;

👉1º Passo: Para começar defina qual o orçamento disponível. Veja o quanto de dinheiro você tem disponível para gastar com os presentes, com as comidas, bebidas e outros itens. Calcule bem este valor. Olhe o seu grau de endividamento, veja as suas obrigações. No livro o “Guia Definitivo: Natal sem dívidas”, explicamos o que considerar.

👉2º Passo: Preencha o Planner de Páscoa.

– Na lista de Presentes: coloque o nome de todos que gostaria de presentear, inclusive aquela lembrancinha – por menor que seja o ovinho. Se já souber o que vai dar anote. Faça pesquisa de preços e preencha na previsão. Depois da compra não se esqueça de anotar o valor que foi efetivamente gasto. Conforme for entregando dê a baixa;

– Na lista Cardápio: faça uma lista de todos os ingredientes dos pratos que irá servir. Nesta lista já tem espaço para você deixar anotado se já tem o ingrediente ou necessita comprar. Se este for o caso, anote a previsão de quanto vai custar. E claro, depois anote o quanto de fato gastou.

– Para a lista “Outros gastos”: use para outros tipos de compras que porventura tiver.

👉3º Passo: verificar se os gastos cabem no orçamento

– No final do Planner some todas as previsões e veja se está dentro do orçamento. Afinal de nada adianta ter uma previsão se ela ficar diferente do valor disponível. Refaça as listas caso os valores entre disponível e previsão forem diferentes.

– Não se esqueça dos valores efetivamente gastos, para saber se você conseguiu atingir o objetivo. Temos que seguir o que propomos a nós mesmo.

Planner de Páscoa

Faça da caçada aos ovinhos uma diversão sem se preocupar com endividamento.

Assine nossa newsletter e não se preocupe em receber os próximos materiais.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s