Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Não fazer planejamento nem pensar a longo prazo

Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Não fazer planejamento nem pensar a longo prazo

Não estamos acostumados a fazer planejamentos e pensar a longo prazo, afinal sempre vivemos em um ambiente cheio de incertezas e muitas reviravoltas. O imediatismo impera. Porém é possível sim planejar, a questão é saber como fazer neste cenário.

  1. Imediatismo
  2. Achar que só trabalhando -e muito – se constrói um patrimônio
  3. Achar que planejar curto, médio ou longo prazo é tudo igual
  4. Não adianta, desalento, desestimulo
  5. O que fazer, como mudar
    1. Conheça todos os outros estilos, ou baixe o ebook
    2. Baixe o ebook
    3. Fontes:
    4. Sites visitados:

Vamos ser sinceros. Levante a mão quem faz algum tipo de Planejamento?

Planejamento de carreira ou Planejamento profissional? Poucos. Porém graças ao Linkedin planejar a carreira está se democratizando e mais pessoas compartilham como fazer, e discutem o tema.

Planejamento de vida ou Planejamento pessoal? Creio que muitos nem ouviram falar que isso existe. Este ebook Vamos Falar de 2022 – dá uma ideia de como fazer.

Planejamento para Aposentadoria? Você sabe qual é a projeção da sua renda na aposentadoria? O que você vai fazer? Ficar sentado “passeando” nas redes sociais ou vai fazer um hobby? Já pensou nisso? Segundo o relatório Global do Sistema Previdenciário 2020 da seguradora Allianz 90% das pessoas com mais de 25 anos não poupam dinheiro pensando na aposentadoria. Veja aqui porque isso é um problema: Aposentadoria: Porque devo me preocupar o quanto antes?

E Planejamento Financeiro? Vários recentes eventos catastróficos tiveram o lado positivo, que é evidenciar a necessidade de estar financeiramente estruturado para encarar tantas tragéias como a pandemia, enchentes, secas, guerras etc. As pessoas estão descobrindo que com um planejamento é possível enfrentar crises mais fácil do que sem. Saiba como neste ebook Planejamento Financeiro – Todos os episódios da série juntos.

E ainda Planejamento de compras? Alguém se planeja para as festas de fim de ano? E a páscoa que está chegando quem já se planejou? Quanto vai gastar, etc. Fizemos até um ebook sobre o tema – Guia Definitivo: Natal sem dívidas.

Vejam só quantas coisas podemos – e devemos planejar.

E se planejar é pensar a longo prazo. Uma mentalidade não muito comum em terras brasileiras. Se não houvesse o pensamento a longo prazo não teríamos a honra de ver as catedrais na Europa, nem veríamos vacinas contra a covid prontas em tão rápido tempo.

Segundo Roman Krznaric The Good Ancestor (O Bom Ancestral: Como pensar a longo prazo em um mundo freneticamente imediatista, chegando este mês nas livrarias do Brasil) deveríamos viajar no tempo e se imaginar na velhice e pensar o que teríamos feito diferente, e ainda qual o legado que foi deixado. Esse exercício nos faz perceber as consequências de nossas ações de curto prazo hoje, lá na frente. É o agora agindo no longo prazo.

No artigo Pensar a Longo Prazo – Comportamento do Investidor V discorremos um pouco sobre pensar e agir exatamente a Longo Prazo e explicamos porque, no Brasil, não é um comportamento muito comum.

Nesta série sobre Estilos Lesivos de lidar com o dinheiro, já trouxemos como a – A emoção e também – Pressão Família, sociedade e marketing levam ao imediatismo, assim como a falta de visão de longo prazo. Tema de hoje.

Estilos lesivos de lidar com o dinheiro: A Educação Financeira resolve
Estilos lesivos de lidar com o dinheiro: A Educação Financeira resolve, venha descobri aqui como fazer para deixar esses estilos de lado e ter uma relação saudável com o dinheiro

Imediatismo

Este imediatismo é uma das maiores consequências que a falta de pensamento a longo prazo e a falta de planejamento produz. E o não pensar a longo prazo leva ao imediatismo. Um círculo vicioso.

Infelizmente essa falta de visão do futuro é uma característica da cultura brasileira, não fomos educados a fazer planejamento.

Viver no imediatismo

  • nos faz tomar decisões precipitadas que trazem consequencias negativas no futuro;
  • nos faz consumir coisas e serviços desnecessários;
  • nos impede de poupar dinheiro para conquistas que demandam mais recurso financeiro;
  • nos impede de estar prevenidos para emergências e impresvistos
  • não fazemos um Planejamento para Aposentadoria o suficiente para viver confortávelmente.
  • e por fim compramos à prazo, parcelado, financiado ou fazemos um emprésitmo, porém pagando mais.

Achar que só trabalhando -e muito – se constrói um patrimônio

Este estilo tem tudo a ver com a falta de conhecimento do poder dos juros composto. Ou seja, falta descobrir que ao investir uma parte da renda, damos condições para que o dinheiro também trabalhe sozinho. Típico pensamento do somente agora.

Neste artigo explicamos como funciona os juros compostos. Juros, sem ele o crédito-nem os investimentos existiriam.

Deveríamos ao invés de sermos imediatistas e pagar pelos juros, pensar a longo prazo e receber pelos juros.

Crédito - vilão ou mocinho?
Crédito – vilão ou mocinho?

Achar que planejar curto, médio ou longo prazo é tudo igual

“Para nós (brasileiros), o longo prazo é em julho; o médio prazo é quarta-feira; o curto prazo foi ontem” segundo Mario Sérgio Cortella, é isso que vem em mente na maioria das pessoas quando falamos de longo prazo.

Por isso ao falar de Planejamento, devemos ter um Projeto de Vida, entender onde queremos chegar. Quais conquistas alcançar.

Ao fazer um Planejamento Financeiros. Dividmos nossos sonhos em Curto, Médio e Longo Prazo.

Imagine a sua vida daqui a 6 meses, o que você quer conquistar neste período. O mesmo vale para ano que vem, quais são seus projetos. Se não tiver desafie-se e crie conquistas a serem alcançadas.

Para a sua vida daqui a 5, 10, 30 anos também. Pense em cada etapa da vida e o que você quer conquistar até lá.

Fazer esse exercício é uma excelente oportunidade de começar a entender a diferenças.

Normalmente os sonhos de Curto Prazo, podem ser uma determinada festa, trocar de celular, as próximas férias.

As de Médio Prazo, podemos citar como exemplo uma viagem maior, trocar de carro, cursar ensino superior.

Já as de longo prazo são Aposentadoria, Imóvel próprio, abrir um negócio.

Eu preciso ou eu quero? Objetivos Financeiros III, baixe neste arquivo material para trabalhar o planejamento através dos seus (maiores) sonhos:

Não adianta, desalento, desestimulo

Muitas pessoas deixaram de fazer um Planejamento a Médio e Longo Prazo pois depois de muitos planejamentos derem em nada. Vários são as causas, mudanças constantes, crise economicas nos país, incerteza políticas e jurídicas, entre outras.

Se para o governo ter um planejamento é difícil executar, imagina para nós.

😌Paciência, resiliência, flexibilidade, e é imperativo aprender a pensar a longo prazo. Como já dissemos no artigo sobre Comportamentos do Investidor, pensar a longo prazo é treino, é um exercício diário. Comece aos poucos, mas nunca desista.

💡Uma forma interessante de se planejar e pensar a longo prazo é através da Teoria dos cenários, proposto Schwartz no livro “A Arte da Visão a Longo Prazo” Esta estratégia consiste em traçar diversos cenários futuros possíveis e em cima deles desenhar todo o planejamento.


O que fazer, como mudar

E não se esqueça: para ter poder de decidir o que fazer com o seu dinheiro é preciso saber para onde queremos chegar. Isso é pensar a longo prazo. E para colocar em prática é preciso estabelecer objetivos e metas. O orçamento vai dar as diretrizes dessa caminhada. Isso tudo é Planejamento Financeiro.

Aprendar a fazer um Planejamento Financeiro, ao longo do processo você irá perceber que automaticamente já estará pensando no seu futuro.

Se quiser saber como fazer, veja nosso ebook, explicado passa a passo: Planejamento Financeiro todos os episódio juntos.

(Não) pensar a longo prazo - Comportamento do Investidor V
(Não) pensar a longo prazo – Comportamento do Investidor V

Conheça todos os outros estilos, ou baixe o ebook

Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – A emoção
Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Carências Afetivas e Financeiras
Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – O comodismo
Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Agir sob influências culturais e tradições
Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Pressão família, sociedade, marketing
Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – Não fazer planejamento nem pensar a longo prazo
Estilos lesivos de lidar com o dinheiro: A Educação Financeira resolve
Ebook – “Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – uma viagem aos mais diversos comportamentos”

Assine nossa newsletter e não perca o próximo estilo.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Baixe o ebook

Fontes:

Schwarts, Peter. A arte da visão de longo prazo: Caminhos para um insight estratégico para você e a sua empresa. Editora Beste Seller, 2001

Krznaric, Roman. The Good Ancestor: A Radical Prescription for Long-Term Thinking. Virgin Digital. 2020

Sites visitados:

BBC Brasil: Pensamento Catedral – Roman Krznaric

Gazeta do Povo – Mario Sérgio Cortella

Dinheirama – Navarro

Deixe um comentário