O que a Guerra pode ensinar sobre finanças. Assuntos para aula de Educação Financeira.

No post da semana passada fizemos uma lista de assuntos ou problemas que podem ser de interesse e do cotidiano dos alunos para serem tratados em aula de Educação Financeira.

Sugestão de problemas financeiros do cotidiano dos estudantes para serem abordados em Educação Financeira

A nossa vida, nossos problemas e a própria Educação Financeira são dinâmicas, vivas, mutantes. Novas preocupações surgem, outras se dissipam.

E eis que surge uma guerra – de verdade – entre dois países na Europa. A Rússia invadiu a Ucrânia.

“Mas é lá longe. E eu com isso. E meu dinheiro tem muito menos a ver. É assunto para adultos.”

Engano seu! O que acontece lá vai reverberar no cotidiano de muitas pessoas.

Aproveite este acontecimento real para explicar as dinâmicas dos negócios, da economia, do seu bolso. Esta guerra também pode ser usada para ensinamentos morais, éticos, sobre cidadania, empatia, respeito, liderança, democracia, autocracia, geografia, filosofia, solidariedade e tantas outras.

Mas vamos nos ater a EF. Falar de economia já é complexo para adultos imagina para jovens. Mas por isso usar de um fato real, amplamente sentido por todos, é uma forma de trazer assunto de adulto para a sala de aula com “um que” simplista.


Aqui vai uma lista do que podemos aprender em EF com este momento triste, angustiante, injusto.

Reserva de emergência: imagina todas as mais de 2 milhões de pessoas abandonando seus lares, seus trabalhos, seu sustento. Com qual dinheiro sobreviver. Ter uma reserva de fácil e rápido acesso é primordial.

Aqui falamos sobre a Reserva de emergência: Onde investir o meu dinheiro: A divisão

Globalização: vivemos em um mundo interconectado e dependente uns dos outros. A maior parte do trigo que é feito para comer o nosso pão de cada dia vem de lá. Sem contar que a base da nossa economia ainda é o petróleo e seu preço não para de subir. Por isso vamos ter mais inflação. Aproveite e explique a dinâmica da inflação e porque ela é prejudicial, como se proteger e como isso influencia o orçamento familiar.

Aqui mostramos como agir perante um cenário de inflação: A inflação apertou o meu orçamento, o que fazer? Dúvidas do Divã

Investimento: aquela máxima sobre diversificação entre em cena. Quando uma área vai bem, outra não. Existem certas empresas que as ações estão subindo outras despencando. O ouro subindo, o dólar caindo. Outra máxima: No meio do caos sempre há oportunidades.

Onde Investir o meu dinheiro: A diversidade

Crise financeira: é possível adotar táticas de guerras para enfrentar uma crise financeira de âmbito familiar. Muitas dívidas e uma família literalmente quebrada pode usar dos ensinamentos de guerra para sair desta situação. Como: ter as informações é crucial (saiba a sua real situação, seus direitos e deveres, conheça seus credores), construa uma estratégia, trace rotas, (qual caminho seguir, o que pagar, qual dívida pagar, corte de custos, aumento de renda…), conheça o teu inimigo (você mesmo gastando mais do que pode, seus credores….). Baseia-se no livro A arte da guerra, de Sun Tzu.

Situação de crise financeira pede um Orçamento em Crise, para sair de um cenário endividamento

Objetivos: assim como em uma guerra, para se chegar no alvo é necessário passar por várias etapas (conquistas territoriais), na nossa vida para alcançar um objetivo como, por exemplo a formação profissional, temos que cumprir também várias etapas que podemos chamar de metas. Muito planejamento, muita organização, disciplina, tomada de decisões, encontrar solução são requisitos necessário em uma guerra e no seu planejamento financeiro.

Veja este 1º post sobre Objetivos e siga a trilha: Qual Destino você quer? Objetivos Financeiros I

Importância do dinheiro: o nosso dinheiro e as nossas prioridades mudam conforme o contexto e situação da nossa vida. De um momento ao outro a tuas posses, os brinquedos, os carros não valem mais nada, a sua vida passa a ter um valor sem precedentes e antes nunca imaginado. As prioridades que podiam ser a troca do celular passa a ser um bom casaco de frio para andar 40 km a pé. A dinâmica prioridade e necessidade x desejo pode ser usada neste contexto.

Todos os materiais disponíveis sobre metas, objetivos e sonhos


Escolhas: nossa vida financeira é feita de escolhas, e são essas escolhas que podem determinar o quão financeiramente confortável ou não irá viver. E fazer a escolha por uma guerra não é definitivamente uma opção que vá trazer conforto financeiro, muito pelo contrário. É caro, não tem preço e muitas pessoas são prejudicas. Mostre as consequências das guerras passadas e atual, monte um paralelo com nossas escolhas pessoais.

Aplique esse quiz e descubra se é um consumidor consciente, consumista ou financeiramente educado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s