O que fazer para conquistar a Aposentadoria dos nossos sonhos?

10 Dicas do que você pode fazer para conseguir uma aposentadoria do jeito que você está sonhando.

Reunimos neste artigo as 10 principais dicas do que você pode fazer ao longo da sua vida para que lá na frente você consiga a aposentadoria do jeito que sempre sonhou.

Já vimos por aqui que um bom, firme, determinado e consistente planejamento da aposentadoria é fundamental para chegar na aposentadoria com rendimentos que dê as condições desejadas, ainda mais por se tratar de algo a longo prazo.

Processo do Planejamento Financeiro

Não podemos desistir muito menos esquecer dele ao longo dos anos. Essa é a dica bônus.

E aqui vão algumas dicas para que este planejamento fique – e se mantenha – do jeito que você quer:


1) Aperfeiçoar os conhecimentos sobre investimento.

Devemos conhecer os tipos de ativos financeiros, as diferenças entre renda fixa e variável, como manter o equilíbrio entre o risco e retorno, os diferentes tipos de risco e nosso grau de aversão a risco na condição de investidor.

Saiba como diversificar para manter este equilíbrio e tirar o maior rendimento possível e aumentar a sua aposentadoria. Veja esta trilha começando por este artigo: Onde Investir o meu dinheiro? Os riscos. Aproveite este resumão: Slides Aula 5 Parte 1 Onde Investir o seu dinheiro

exemplo de como diversificar os investimentos

Além disso, existem muitos tipos diferentes de ativos financeiros disponíveis para investimento e produtos financeiros que o mercado oferece com diferentes graus de risco, prazo e liquidez. Cada ativo financeiro tem suas vantagens e desvantagens – cabe ao investidor estar atento e escolher as melhores opções dentro de seu plano de investimentos e seus objetivos.

Esse objetivo – neste caso a aposentadoria, têm um prazo bem definido. Dessa forma, o valor estipulado tem que ser conquistado no prazo estabelecido, não sendo adequado escolher aleatoriamente qualquer produto financeiro para investir.

E não se esqueça: Pergunte até entender tudo: É nosso dever fazer quantas perguntas julgarmos necessárias para saber tudo sobre nossos investimentos, todas as condições e os direitos.

Embora os investimentos dedicados à aposentadoria disponibilizem sempre material informativo e portais na internet que permitam um melhor conhecimento dos produtos, devemos tirar todas as dúvidas com o profissional que estiver oferecendo aquela aplicação. No artigo anterior demos uma pequena explicação como funcionam os Planos de Aposentadoria, vale a leitura: Como escolher o melhor Plano de Previdência para alcançar uma aposentadoria do jeito que você pretende.

E por fim não retire os valores antes do tempo: Quando nos propomos a fazer investimentos dedicados à aposentadoria, devemos fazer os depósitos religiosamente e ter com lei nunca tocar no dinheiro dessa poupança. Caso contrário, além da quebra do hábito de poupar, ficamos sem aquele valor retirado.

Esse valor perderá rendimentos e, em alguns casos, terá perdas de benefícios fiscais oferecidos por alguns planos de investimentos. Assim, valores destinados para a aposentadoria não DEVEM SER MEXIDOS.

Infográfico do Planejamento da Aposentadoria.

2) Conhecer nossas necessidades de aposentados

Muitas pessoas ainda acreditam que as necessidades de um aposentado são muito menores que a que temos quando estamos trabalhando e não vale tamanha preocupação. Isso não é verdadeiro.

As necessidades financeiras na aposentadoria dependem dos objetivos traçados para este período de vida, ou seja, da forma como queremos viver. Caso queiramos manter o padrão atual, provavelmente, precisaremos de mais dinheiro que antes. Vimos isso nesta sequencia sobre aposentadoria. Veja: Aposentadoria: Como calcular a quantidade necessária para viver bem sem muitos conhecimentos em matemática.

Os gastos na fase de aposentadoria

3) Planos empresariais

A título de benefício, muitas empresas oferecem alguns tipos de planos de aposentadoria a seus funcionários. Caso a empresa em que trabalhamos ofereça essa condição não devemos deixar de conhecer em detalhes o plano oferecido. É importante considerar isso em caso de surgir a possibilidade de mudança de emprego.

Aproveite ao máximo, se esforce e contribua, é um dos planos que mais vale a pena.


4) Contribuir com os benefícios da seguridade social pública – INSS

O plano oferecido pelo INSS pode não ser o ideal para atender a nossos objetivos com aposentados, mas ele tem algumas condições e garantias que dificilmente serão oferecidas por outros planos. Assim, mesmo se você não tem automaticamente o valor descontado do seu salário, faça você mesmo a contribuição ao INSS, nem que seja um valor reduzido. Use este valor como complementar. Por menor que seja ele vai ajudar.


5) Metas determinadas, quantificadas e datas.

Por mais que já comentamos por aqui, sempre é bom deixar frisado. Tenha um objetivo específico para a aposentadoria com suas metas bem determinadas, quantificadas e datas. Use a metodologia SMART HOW, veja aqui Como definir Metas Smart – Objetivos Financeiros IV


6) Comece cedo e tire o máximo de cada período de sua vida para acumular

O quanto antes o investimento dedicado à aposentaria for iniciado, menor será o valor mensal para atingir o mesmo objetivo financeiro e maior poderá ser o valor final acumulado, graças aos juros compostos. Veja, Juros, sem ele o crédito-nem os investimentos existiriam

Além disso, considere que ao longo de sua vida o valor dos aportes ($ investido) na aposentadoria vai se alterar. Por exemplo, com 25 anos posso não ter muitos gastos do que com 35 já que provavelmente terei que sustentar uma família e aos 55 posso ter mais valor disponível para aplicar.

Assim aproveite as fases onde não há tantas responsabilidades para acumular mais, e tenha consciência de que ao passar dos anos provavelmente não conseguirá juntar mais tanto valor.


7) Cuide do Planejamento Financeiro

Mantenha ativo o seu Planejamento Financeiro, controle o seu dinheiro usando o orçamento pessoal. Além de evitar o endividamento, vai facilitar a transição para a vida de aposentado.

Assim viva de acordo com a sua realidade:

Tenha sempre em mente, use como Mantra financeiro

8) Elimine as dívidas

Procure reduzir substancialmente todos seus compromissos financeiros. Não se aposente com dívidas ou encargos financeiros grandes. Você está se aposentando para aproveitar a vida, não para ter mais. E muito provavelmente a renda na aposentadoria será bem justa. Temos um ebook que vai ajudar: Orçamento Doméstico em tempos de crise financeira


9) Tenha seguro saúde

Seguro ou Plano de saúde é um dos aspectos fundamentais da vida de um aposentado. É ele que vai lhe dar segurança para gozar a vida. São poucos os planos que oferecem vantagens para pessoas acima de 55 ou 60 anos.


10)Permaneça no jogo

Mantenha-se em atividade e obtendo renda o quanto mais você puder. Essa atitude só irá beneficiar sua aposentadoria, tanto psicologicamente quanto financeiramente.

Veja aqui a série completa sobre Aposentadoria:

Aposentadoria: Porque devo me preocupar o quanto antes?

Como fazer o Planejamento da Aposentadoria.

Aposentadoria: Como calcular a quantidade necessária para viver bem sem muitos conhecimentos em matemática.

Como escolher o melhor Plano de Previdência para alcançar uma aposentadoria do jeito que você pretende.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s