De nada adianta ter um Orçamento Pessoal se ele não for analisado. Devemos olhar, examinar com atenção, refletir, pensar, questionar e refazer o orçamento quantas vezes forem necessárias para conseguir tomar as melhores decisões e alcançar os resultados desejados.
Qualquer conjunto de informações, se não forem tratadas, examinadas ou observadas de nada adianta.
Fazer um levantamento de toda a movimentação de dinheiro, anotar no orçamento e parar neste ponto, é perder tempo e esforço. É serviço incompleto.
É preciso tirar conclusões e tomar decisões baseadas nas informações que foram levantadas. Isto é mandatório quando se faz um Planejamento Financeiro.
Temos opções de fazer um analise mais completa e minuciosa, ou mais simplista. Mas este mínimo deve ser feito.
Exemplos de analises mínimas.
O saldo final deu POSITIVO? Ótimo, podemos realizar sonhos, concretizar desejos.
Deu negativo – sinal VERMELHO, mudanças têm que ser feitas, não adianta ficar de braços cruzados ou se desesperar, é preciso encontrar uma solução, e nesse sentido essa análise financeira ajuda muito. Também ajuda ler este ebook “Orçamento Doméstico em Tempos de Crise” – para reverter a situação.
O resultado quase NULO! Algo também tem que ser feito. Você está sendo proativo, olhando pra frente, tem tempo e pode mudar a situação que se avizinha. Melhore este saldo para não ficar a mercê de crises analisando o seu orçamento e encontrando onde pode melhorar.
É nesta análise que se REDEFINEM os objetivos, metas, se verifica onde cortar as despesas e para entender aonde o esforço, a energia esta indo. Para entender um pouco mais o papel dos objetivos no Orçamento, leia este ebook “Vamos falar de 2021”. Ou veja a série sobre Objetivos Financeiros está tudo explicado, detalhado e com dicas
É possível descobrir que alguns gastos produzem mais dor de cabeça do que prazer: seja porque se consome em algo que não aproveita, seja porque aquele gasto estava tornando a vida financeira da família muito apertada. Ou descobrir que existem muitas despesas insignificantes que no final do mês são maiores do que se pensava.
Outra análise muito importante é verificar se os gastos são mais com produtos necessários ou com supérfluos. Para entender mais sobre necessidade x desejo veja este artigo “Você compra desejo ou necessidade?”
Comece comparando os valores de cada categoria e com isso se pode descobrir, por exemplo, se a família gasta mais em lazer do que em alimentação, ou muito mais do que pensava em saúde.

Forma de analisar.
Uma das formas mais fáceis e que “combinam” com a maioria das realidades é por peso relativo.
Peso Relativo
Ideal para quem é autônomo, empreendedor ou tem rendimentos variáveis. Vai bem também para quem é assalariado.
Nela se divide cada categoria ou despesa/receita pelo total da receita liquida e multiplica por 100%.
Veja este artigo “Como transformar seu Orçamento Familiar em Pizza”, onde explicamos detalhadamente como fazer.

Outra forma de analisar é pela Despesa por Quantidade de dias Trabalhados.
Despesa por Quantidade de Dias Trabalhados.
Funciona bem para quem não gosta de trabalhar com gráficos (no caso o tipo pizza) ou não está acostumado a trabalhar com porcentagem.
Ideal para mensalista.
Já não funciona muito bem quando a renda da família vem de mais de uma pessoa, o período de trabalho é muito variável ou quando não se tem esta informação bem confiável.
Neste tipo de análise divida o salário anual (ou mensal) pelo número de dias de trabalho no ano (ou mês). O resultado é a renda diária – o quanto se ganha por dia. (memorize este valor).
(obs: para mensalistas normalmente o fim de semana esta incluso nas horas trabalhadas porque ele é remunerado, para quem trabalha por hora considere o valor que recebe por hora e a base não será de dias e sim de horas de trabalho).

Em seguida, divida o total de cada despesa ou categoria por esse valor.
Assim se obtém a quantidade de dias (ou horas) trabalhados para pagar cada despesa ou categoria.
Toda vez que for realizar uma compra divida esse valor base e saberá quantos dias (ou horas) de trabalho que necessita para pagar esta compra.
Uma forma muito fácil para sentir o sacrifício que cada gasto representa na sua vida.
Exemplo: Uma pessoa ganha R$ 105,00 por dia. Ela vai ao shopping passear e acha um tênis na promoção – imperdível. Ele custa R$ 370,00. Ou seja, (370/105= 3,57) seriam três dias e meio do trabalho (ou 10% dos dias) somente para pagar o tênis. Vale a pena? Quantos dias restou para gastar com o essencial?
Existem casos em que se gasta 29 dias do mês para pagar as contas que já estão comprometidas, sobrando 1 dia para despesas extras. Hora de mudar este cenário.
Despesas Fixas x Despesas Variáveis
Separe as despesas entres fixas e variáveis.
Explicamos no episódio 4 o que é cada uma: Planejamento Financeiro – Orçamento, O nosso Guia – Episódio 4
Sabendo que as despesas fixas, vão ocorrer obrigatoriamente e estão ligadas aos gastos do dia a dia, então quanto menor for o seu valor mais dinheiro sobra para aqueles gastos livres (os variáveis).
Como uma fim de semana na praia, a compra daquele tênis, a troca de carro.

É como o dinheiro das Despesas Varáveis que usamos para conquistar sonhos. Assim, tente manter os gastos fixos o mais baixo possível.
Quanto maior for as Despesas Fixas mais “amarrado” estará o seu dinheiro, não sobrando espaço para gastos com emergências, ou manobras para cobrir eventualmente um mês que tenha ficado no vermelho. Estando assim mais sujeito ao endividamento.
Por prioridade
No mesmo episódio – Planejamento Financeiro – Orçamento, O nosso Guia – Episódio 4 – explicamos como separar os gastos pela sua prioridade.
São as necessidades, os desejos (ou supérfluos) e o desperdício.
A primeira coisa a se fazer é eliminar os desperdícios.
Aqui segue a mesma lógica da despesas fixa. Quanto maior for a sua lista de necessidades menos sobrará para os desejos.
Assim revise a lista de necessidade e reveja se não há itens que podem ser desejos disfarçados de necessidade. Aí pode estar escondido algum gasto que pode ser diminuído ou cortado.
Considerações ao ANALISAR o seu orçamento
– Quando o assunto é dinheiro, comparar é preciso. Não tenha vergonha de fazer comparações explícitas. Compare sempre e de muitos modos. O dinheiro que gasto no ano com cafezinho não pagaria uma fim de semana na praia? O valor total gasto com sobremesa nos almoços de fim de semana não pagaria a troca do carro ou iria incrementar o valor poupado para a aposentadoria? Faço bicos mas o combustível gasto não cobre o valor.
– Avalie bem os cortes com a alimentação. Não adianta cortar gastos substituindo produtos mais saudáveis por outros menos nutritivos, porque quem vai pagar essa conta será sua saúde.
– E o desperdício? ANALISE novamente, CORRIJA e comece a cortar. Será que não existem mais itens que se encaixam na letra S – SUPÉRFLUO (desejos)? Analise se não tem algumas necessidades que na verdade são desejos? Falamos disso em Planejamento Financeiro – Orçamento, O nosso Guia – Episódio 4.
– O orçamento é DINÂMICO e deverá sofrer alterações que melhoram a SITUAÇÃO FINANCEIRA constantemente.

Periodicidade
Um Planejamento Financeiro quando estiver no seu começo o ideal é que se façam essas analises mensalmente, para as correções. Até “pegar o jeito”. Com o passar do tempo ao se notar que tudo caminha conforme o que foi planejado, não há mais necessidade de ficar examinando mensalmente. Parta para cada bimestre, depois trimestre e por fim semestralmente.
Os objetivos e metas também devem entrar nesta analise. Inclusive vale refletir se o que foi proposto lá atras, ainda faz sentido. Nós mudamos, a vida nos faz pensar diferente, mudar de opinião é natural assim como determinados sonhos mudem também.
Lista completa de todos os episódios e link para baixar ebook
“Planejamento Financeiro – O que é? – Episódio 1”
“Planejamento Financeiro – A flecha – Episódio 2”
“Planejamento Financeiro –Jamais desista da Organização– Episódio 3”
Planejamento Financeiro – Orçamento, O nosso Guia – Episódio 4
“Planejamento Financeiro – Aonde você quer ir? – Episódio 5”
Planejamento Financeiro –Tudo Junto em um ebook– Episódio Especial
ou baixe direto o ebook com tudo junto e muito mais



