Planejamento Financeiro - Jamais desista da organização - Episódio 3

Planejamento Financeiro –Jamais desista da Organização– Episódio 3

A coleta, levantamento e registro das informações é a parte onde a maioria das pessoas desiste na hora de fazer o Planejamento Financeiro, mas ele é fundamental.

  1. O levantamento das informações – Receitas e Despesas
    1. O registro das despesas e receitas (entradas e saídas)
  2. Dicas para uma boa organização do Planejamento Financeiro
  3. Veja toda a série completa ou baixe o ebook:

No episódio de hoje da série sobre o Planejamento Financeiro começamos a falar sobre as “asas” da nossa flecha.

Nos episódios anteriores mostramos o “Planejamento Financeiro – O que é? – Episódio 1” e no “Planejamento Financeiro – A flecha – Episódio 2” comparamos com uma flecha. Sendo as asas compostas de Organização, Orçamento, Objetivos e Análise.

Planejamento Financeiro - A flecha - Episódio 2
Planejamento Financeiro – A flecha – Episódio 2
Processo do Planejamento Financeiro

A primeira asa é a Organização. Composta do Levantamento (coleta de todas as informações) e o Registro (que é quando colocamos essas informações no orçamento propriamente dito)


O levantamento das informações – Receitas e Despesas

Na Organização dos dados do Planejamento Financeiro são levantados, coletados – todas as informações que vão alimentar posteriormente o Orçamento.

Estamos falando de tudo que envolve valores financeiros. Isto inclui tudo o que entra (ganhos, rendimento) e é chamado de receitas. E tudo o que sai (gastos) chamado de despesas.

“O levantamento e registro têm que ser feito da forma mais prática, rápida e o mais simples que possível.”

Não se esqueçam de receitas e despesas esporádicas. São valores que ocorrem somente em determinado períodos (13º, IPVA etc) ou são inesperadas (reparo não programado, abono).

Os valores gastos em dinheiro vivo, como cafezinho por exemplo, também devem ser considerados.


O registro das despesas e receitas (entradas e saídas)

É agora que vem a parte mais monótona para uns, maçante para outros e para a maioria, chato mesmo.

Porém, JAMAIS DESISTA.

O segredo para o sucesso desta empreitada é adotar uma forma que seja prática, simples que se torne algo automático.

Não é fácil manter a persistência em todos os meses, ou todas as semanas ou todo dia (dependo da estratégia escolhida) de ficar registrando os gastos, item a item.

Nos primeiros meses existe toda uma empolgação por ser novidade. Você vai terminar de ler este artigo e vai começar a fazer o seu. E é isso mesmo, caminho corretíssimo. Mas com o passar do tempo, a repetição vai tentar fazer você sucumbir.

Sim, não podemos negar, não podemos esconder. Porém tudo na vida tem sempre um ponto que não nos agrada e nem por isso desistimos. Por isso JAMAIS DESISTA!

Em tudo o que fazemos temos que saber das dificuldades que a atividade vai trazer. Tendo conhecimento prévio das dificuldades podemos – e devemos – ter estratégias para remediar, minimizar ou até eliminar essa dificuldade.

Portanto não desista jamais. Os seus sonhos dependem dele. Sua liberdade financeira depende dela. Suas conquistas dependem dela. Olhe no fim do túnel, foque nele e JAMAIS DESISTA.

Pois infelizmente:

 “Se não o fizer (a organização corretamente) você vai viver de ilusão.”


Dicas para uma boa organização do Planejamento Financeiro

O que devemos fazer então, vamos às dicas:

Registre todas as informações diretamente no teu Orçamento. Isso vai reduzir as etapas e poupar o trabalho.

Se você vive com o celular na mão. Baixe um app. Nas lojas de aplicativos existem vários modelos, inclusive gratuitos. Muitos bancos também fornecem inclusive meios de registrar as informações de forma automática.

Para começar escolha um modelo bem simples, de fácil manuseio e que não tenha muitos recursos para não deixar essa tarefa muito trabalhosa. Os recursos são bacanas e muito interessantes e úteis, porém demandam mais tempo. Para quem está começando esta empreitada pode torna mais trabalhoso.

Com o tempo você mesmo vai sentir a necessidade de ir sofisticando e só daí parta para aplicativos mais completos.

Se você trabalha muito no computador, adora a planilha do excell, é possível encontrar na internet muitos modelos disponíveis para baixar. Temos o nosso também, baixe aqui, GRATUITAMENTE nossa PLANILHA DE ORÇAMENTO.

Se você é daqueles que adora usar um caderninho, também é perfeitamente útil. Temos um modelo para ser impresso. Recorte e cole no seu caderninho. Baixe por aqui, e imprima.

Existem outros que simplesmente adotam os envelopes. Cada envelope um tipo de gasto e na parte de fora anota os valores.

Escolha o modelo que você mais se adapta, e está tudo bem se o primeiro não funcionar, não desista, teste outro.

Estabeleça de quando em quando vai fazer esse processo. Sugiro no começo fazer no mínimo uma vez por mês, o ideal é uma vez por semana. Lembrando que quanto maior for o período maior será o trabalho de registrar, anotar e analisar. Com o passar dos meses, e ao perceber que não há mudanças, é possível aumentar esse tempo.

O importante é entender que todo o seu planejamento vai depender destas informações. Se você esqueceu-se de anotar um gasto, ao chegar no fim do mês a conta vai estar no negativo e você não vai saber o que aconteceu. O mesmo ocorre se você registrar o valor errado. Não tendo as informações corretas o teu planejamento financeiro será irrealista.

É por isso que a Organização é uma “asa” da nossa flecha. As asas dão estabilidade e equilíbrio para que a flecha atinja o alvo. Se as informações do registro estiverem erradas é como se a asa da flecha estivesse mais curta ou comprida, por exemplo, comprometendo a trajetória até o nosso alvo. Não vai acertar.

Uma vez entendido a real importância da Organização das informações, fazendo o levantamento completo e o registro confiável, verdadeiro, fica mais fácil passar por esta etapa sem desistir.

Lembre-se, as suas informações e o seu registro dependem da trajetória da tua flecha em direção aos seus sonhos. Se não o fizer você vai viver de ilusão. É desse registro que depende a tua Liberdade Financeira.

Uma vez coletada todas as informações (tudo o que entra, tudo o que sai) é hora de aprender a registar. Fazemos isso no orçamento. Nosso próximo episódio.

Planejamento Financeiro - Orçamento, nosso guia - Episódio 4
Planejamento Financeiro – Orçamento, nosso guia – Episódio 4, veja abaixo toda a série completa ou o ebook
QR code e chave PIX para doação de qualquer valor

Veja toda a série completa ou baixe o ebook:

Planejamento Financeiro – O que é? – Episódio 1

Planejamento Financeiro – A flecha – Episódio 2

Planejamento Financeiro –Jamais desista da Organização– Episódio 3

Planejamento Financeiro – Orçamento, O nosso Guia – Episódio 4

Planejamento Financeiro – Aonde você quer ir? – Episódio 5

Planejamento Financeiro –Analisar faz toda a diferença – Episódio 6

Planejamento Financeiro –Tudo Junto em um ebook– Episódio Especial

Ou baixe o ebook;

QR code e chave PIX para doação de qualquer valor
Capa ebook Planejamento Financeiro – Todos os episódios da série juntos

Veja também

capa do ebook “O Orçamento Doméstico em tempos de crise financeira”

Deixe um comentário