Onde investidores (e seu dinheiro) devem ir em 2022. A pergunta do milhão.

Anos difíceis exigem mais cautela na hora de investir. A chave do sucesso é muito conhecimento e cautela. Neste artigo tentamos trazer o que os principais consultores, comentaristas e analistas de investimentos estão sugerindo investir.

Sabemos que a Economia é uma mistura de ciências humanas e exatas, o que torna difícil fazer projeções financeiras. E o que dirá sobre qual vai ser o investimento que trará o melhor rendimento.

Então fica a pergunta do milhão deste ano:

Onde investir em 20022?

Vimos em Os vários cenários – nada animadores – que os investidores devem ficar de olho em 2022 que vai ser um ano desafiador por causa das eleições, dos juros altos e da inflação. Eles devem ditar o humor durante o ano todo.

Com isso já podemos – neste momento – fazer algumas projeções.


Porém, antes, é bom sempre lembrar. Invista de acordo com o seu perfil, finalidade e objetivos. Dinheiro para emergências ou para serem gastos este ano devem ser aplicados de forma diferente do dinheiro para aposentadoria por exemplo.

Vale relembrar esta sequência de matéria para você encontrar o tipo de investimento ideal para você: Onde Investir o meu dinheiro? A diversidade

Onde Investir o meu dinheiro: A diversidade

Onde Investir o meu dinheiro? A divisão

Onde Investir o meu dinheiro? O perfil

Este é um exemplo de como você pode alocar os seus investimentos de acordo com importância e prazo:


O que os especialistas estão indicando:

Segundo o portal Estadão E-investidor e de tantos outros analistas e comentaristas as rendas variáveis poderão ser uma boa opção. As ações negociadas em nossa bolsa de valores estão baratas. É hora da compra.

Tanto é que tem muito estrangeiro vindo para a nossa Bovespa comprar ações (por isso, entre outros, estamos vendo a taxa do dólar cair).

Basta procurar por oportunidades (preço baixo, valor empresa, lucro do passado) e investir no setor certo, mas em diversas classes de ativos (energia, seguros, varejo, commodities são exemplos de ativos de classes diferentes). Busque por empresas sólidas que não sofrem tanto com o (mau) humor do mercado.

A Renda fixa voltou ao topo de preferências brasileiras (e mundiais). Para Paula Zogbi da Rico Investimentos deve-se procurar por Renda Fixa com 100% do CDI, dando preferências para as que têm prazos mais curtos entre dois e três anos.

Já para os colunistas da Revista VC S.A. o Tesouro Selic e Tesouro IPCA+ são indispensáveis principalmente para proteger a sua Reserva de Emergência.

Os fundos imobiliários (FII) podem ser uma opção de acordo com a Suno. Pelo fato que imóveis não sofrem tanto com as oscilações do mercado. E como a distribuição de rendimentos é mensal fica mais fácil de acompanhar o desempenho.

Investir em ETF que repliquem índices dos Estados Unidos é uma boa estratégia, conforme Paulo Bittencourt – Consultor Financeiro.

E por fim há alguns consultores e analistas que também indicam as Criptomoedas. Porém estas são para os que gostam de arriscar e têm capital disponível para eventuais perdas. Afinal, as criptos não estão atreladas a nenhum ativo e por isso são puramente especulativas. Tipo cassino mesmo.


3 lembretes importantes:

Não saia mudando de investimento como se muda de roupa. Verifique bem os custos das retiradas das aplicações, como impostos e taxas; existem ativos que são de longo prazo e desta forma pode ser que valha mais apena ficar como está. Esperamos que a inflação seja domada e não é todo ano que tem eleições.


Fique de olho no cenário político pois ele vai influenciar a economia. Quanto mais perto do dia da votação maiores serão as volatilidades. Isto é fato.


Estas projeções são baseadas na conjuntura de hoje. Ou seja, os cenários no mês que vem podem estar indicando que se deve tomar um rumo totalmente diferente. Por isso acompanhe os noticiários e fique informado.

Bons investimentos!


Valor investe

Suno

CNN Brasil

Você S.A.

Onde Investir  e-Investidor Estadao e PIB Negativo

XP Investimentos

Radar Infomoney e Bolsa Barata


Sempre é bom relembrar estas matérias antes de sair investindo:

Cuidado: Investir seguindo apenas opiniões de influencers: não confunda analistas e consultores com charlatões.

CUIDADO: Pirâmides Financeiras caem: fique de olho quando prometem alguma rentabilidade. Ninguém tem bola de cristal em investimentos.

CUIDADO: Os 5 golpes mais comuns para quem investe inclusive em Bitcoin: fique esperto para não cair em golpes, dobre o cuidado com criptomoedas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s