Ainda dá tempo de pensar nos seus Sonhos para 2022.

Passada a euforia do Ano Novo, a vida vai lentamente voltando ao normal. Para alguns nem chegou a parar e está a pleno vapor, para outros começa agora. Para outra parcela de afortunados as férias estão apenas começando. Também existem aqueles que acham que o ano só começa depois do Carnaval.

Em qualquer uma dessas situações é perfeitamente possível pensar nos seus Sonhos AGORA. Neste exato momento.

Para alguns esses sonhos já estão mais ou menos definidos, conseguem se visualizar lá na frente. Já pensaram em conquistas a longo prazo. Já sabem o que querem para o seu futuro. As “coisas” principais da vida estão encaminhadas, já existe certa estabilidade. Falta apenas alguns “empurrões” para agir.

Já outras pessoas ainda estão se descobrindo como pessoas, ou ainda definindo a carreira profissional, qual estilo de vida, etc.

Há outra parcela que nem cogita em pensar, ainda está curtindo o que a vida fornece.

E existem também pessoas que por “n” motivos, como autistas, TDAH, distúrbios como ansiedade, fobias como a teleofobia (medo de fazer planos futuros) e ainda as pessoas acometidas pela oneomania (consumismo compulsivo) podem ter dificuldade em definir os sonhos.

Seja qual for o grupo que você se encaixe saiba que é perfeitamente possível colocar os sonhos no papel, traçar um plano, definir objetivos, colocar metas. Cada qual dentro de suas possibilidades, sem ou com ajuda de especialistas como psicólogos, coachs ou educadores financeiros.

A diferença é em quão longe você quer realizar esses sonhos? Sonho de curto prazo são os mais fáceis de tornar realidade. É por onde todos devemos começar e ter.

Outra questão é sobre qual é o valor monetário necessário para concretiza-lo. Quanto maior for o valor, maior terá que ser o comprometimento, capacidade de planejamento e organização por um longo período.

E por último o que precisa ser feito para torna-lo real, o quanto de dedicação será necessário empenhar, quais os sacrifícios a serem feitos. Aqui também entra – além do planejamento e organização a capacidade de resiliência, comprometimento, ter clara certeza da importância deste sonho para a vida. Veja esta série sobre sonhos – comece por aqui: Autoconhecimento – Transformar sonho em objetivo I – começa pelo autoconhecimento

Sonhos são o que nos move. Transformar sonho em realidade começa pelo autoconhecimento

– e veja os requisitos que levam ao sucesso.

Por exemplo, se você consegue se ver daqui a 30 anos vai ser perfeitamente capaz de traçar um plano – a partir de hoje – para alcançar sonhos, como a aposentadoria, para daqui a 30 anos

Use esta atividade Atividade “Meus (maiores) sonhos”

Atividade Meus (maiores) sonhos

  para dar uma organizada em todos os seus sonhos, os de agora, os para daqui a pouco e os lá da frente.

Trace as metas usando a Planilha Smart. Baixe um modelo por aqui:

Planilha de Metas smart – how.

Planilha de metas SMART How

Feito isso, use esta planilha – Fazendo acontecer para gerenciar tudo. Fazendo Acontecer.

Planilha Fazendo Acontecer Metas Financeiras – Planejando, Economizando e Realizando

Para outros com dificuldades de planejamento e de organização, que não conseguem controlar a impulsividade, estão se descobrindo ou curtindo a vida; pensem apenas nos sonhos deste ano.

Pensar como desejaria ter uma Páscoa é um bom exercício. Coloque no papel tudo o que desejaria que acontecesse, imagine para quantas pessoas deseja dar um ovo de chocolate de presente – anote no papel o nome. Olhe as fotos das páscoas anteriores e anote tudo o que teve. Do café da manhã, passando pelo almoço. Vá anotando tudo, e ao lado escreva o que quer fazer diferente. Anote ao lado de cada item quanto você quer e pode gastar. Some tudo. Agora veja quanto de dinheiro você tem e verifique se vai ser possível gastar.

Este é o segredo; ver se o que você quer fazer condiz com as suas finanças – com o dinheiro que você tem disponível. Se tiver faltando veja quanto pode guardar todo o mês para conseguir fazer tudo o que quer.

Pronto, a sua preparação para um acontecimento já começou. Eis um sonho sendo concretizado com planejamento financeiro.

E se por um acaso não conseguiu realizar tudo o que pensou, não tem problema. Ajuste, arrume, mude. Isto é perfeitamente normal. Veja o que não deu certo e pense em maneiras para que não aconteça de novo. Peça ajuda para esta empreitada, fica mais fácil e encorajador se alguém estiver te apoiando ou orientando. Mas não desista.

Pense em outros momentos do ano que você gostaria de vivenciar. Faça da mesma maneira.


O importante é aproveitar o começo do ano, e usar este marco temporal também como um incentivo, um empurrão para trazer nossos sonhos para o mundo real.

👉Não importa qual tipo de sonho que deseja realizar, o importante é o percurso que você vai percorrer, o que você vai fazer para realizar, as ferramentas e estratégias para concretizar, como contornar as dificuldades, como guardar dinheiro.

Na Educação Financeira não importa o tipo de sonho e sim a jornada até que ele se realize.

Este ebook vai te ajudar nesta jornada.

Quer se aprofundar mais no tema, veja só essas matérias:

Como sonhar? – Ensinando e Aprendendo a Educação Financeira

Qual Destino você quer? Objetivos Financeiros I

Você sabe todos os pontos que você precisar alcançar para realizar seu sonho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s