Quando as dores ditam o que a gente compra.

Recentemente vimos vários vieses comportamentais e percebemos como esses atalhos mentais fazem com que a gente haja de forma nada lógica em relação ao consumo.

Reunimos aqui todos esses atalhos mentais, também chamados de heurísticas que levam a dor muito a sério.

O Efeitos Adesão:  não queremos ficar isolados, dói se sentir excluído, e por conta disso acabamos por comprar o que a maioria está comprando para não ficar de fora.

O efeito Adesão ou Manada e o efeito Ponto Cego influenciando a decisão de consumo. Os vieses do consumidor.


Viés da Escassez: é doloroso querer algo e não conseguir comprar, o sofrimento que vamos passar por não conseguir comprar o que precisamos ou adquirir um produto em uma super oferta nos faz consumir impulsivamente. É o caso em que corremos para comprar papel higiênico quando começou a pandemia achando que ia faltar ou fazemos de tudo para as compras da black friday quee nem tão barato estava.


Dor do pagamento: essa é contraditória, amamos comprar, mas é doloroso pagar. Por isso existem tantos produtos com prestações suaves, mas nessa pagamos juros e ficamos meses ou até anos comprometidos com o pagamento.


Aversão à Perda: neste caso não queremos sentir a dor do talvez perder dinheiro e acabamos por perder mesmo.

Quando a emoção decide a compra, conheça a Heurística do Afeto, Grátis, Escassez, Dor do Pagamento, Lacunas da Empatia. Vieses comportamentais III


Custos irrecuperáveis: talvez a mais dolorida de todas; assumir que perdemos dinheiro. E por conta disso continuamos a insistir e assim perdemos mais dinheiro ainda.


Viés da Confirmação: dói saber que nossa opinião estava errada, a dor da auto estima abalada também nos faz consumir de forma errada, então ignoramos que possa haver outro tido de “verdade” e buscamos só o que nos interessa e com isso deixamos outras oportunidades – melhores – passar.

O leite derramado e o que ainda vai derramar: Falácia dos custos irrecuperáveis, ilusão de controle. Os vieses do consumidor IV

Conheça outros vieses, saiba o que é Heurística, tem tudo aqui:

Conheça os vieses comportamentais do consumidor, um sabotador com boas intenções.

Duas vezes em que a primeira impressão é a que compra, conheça o Efeito Halo e o Viés da Ancoragem. Os vieses do consumidor II

Você é igual a todo mundo?

O que você faz quando o quente e o frio saem às compras?

Deixe um comentário