Não invista sem antes ter uma reserva de emergência

🤔Mas reserva de emergência não é um investimento?

Ela tem outra finalidade.

😉Reserva de emergência é um dinheiro que deve ficar disponível para usar em – como o próprio nome diz – emergência, imprevistos ou incidentes. Ou qualquer gasto que venha aparecer e não se contava com isto. Este é o objetivo: atender uma urgência.

Orçamento Simplificado Passo a Passo, veja aqui como fazer um orçamento para juntar o dinheiro para a reserva de emergência

👀Como ele deve ficar em uma aplicação (com alta liquidez e baixíssimo risco) para não perder – tanto – valor frente à inflação, muita gente confunde com investimento. Veja aqui um pouco mais. Onde Investir o meu dinheiro? A divisão

Vimos no nosso Glossário – Qual a diferença entre economizar, poupar e investir? Glossário de Investimento IIque investir tem o objetivo diferente, é fazer o dinheiro se multiplicar, render, aumentar de valor para a realização de um ou vários sonhos, inclusive a aposentadoria e independência financeira.

Vimos com a pandemia, como é importante ter esta reserva. Muitos conseguiram passar – mais ou menos – ilesos, graças a ela.

🧐👉💪🎉Por isso antes de começar a juntar o dinheiro para seus sonhos, tenha essa reserva de emergência formada. Caso contrário na primeira dor de barriga o dinheiro para a conquista dos sonhos será usado. Provavelmente este investimento deve estar aplicado em investimento de longo prazo com baixa liquidez porque rende os melhores juros e tirar ante do tempo é prejuízo na certa.

Retirando antes do tempo o imposto pode ser mais alto e se perde os juros.

😉😔👎 Sem contar que toda vez que tiver uma emergência, um fogo para apagar ou uma dor de barriga você vai usar o dinheiro dos sonhos, e depois terá que recomeçar tudo de novo.

E mexer como nossos sonhos é muito dolorido.


Quer mais dicas: Veja só estas:

Quando é a hora certa de adquirir a casa própria? Dúvidas do Divã

Você antecipa a compra pagando mais ou espera e paga menos? Conheça a Troca Intertemporal

Dicas e estratégias para não se deixar influenciar pela publicidade e propaganda

O que fazer para conquistar a Aposentadoria dos nossos sonhos?

Deixe um comentário