Entenda a diferença entre finanças, aplicação e investimentos. Glossário de Investimentos I

Vem descobrir que investimento não é “um bicho de sete cabeças”. Hoje começamos a ver que finanças, aplicar e investir fazem parte de um todo, mas não são a mesma coisa.

Para enriquecer, conquistar sonhos, ter independência financeira ou simplesmente controlar suas finanças melhor tem que investir seus recursos poupados. Multiplicar o que se consegue juntar.

E para investir bem sem perder dinheiro tem que ter conhecimento do assunto.

Porém os termos usados para quem não está acostumado pode parecer indecifráveis, o que leva a muitas desistências ou se contentar somente com a poupança perdendo um monte de oportunidades.

Assim vamos a partir de hoje, e todas as próximas quartas feiras trazer os principais conceitos e definições dos termos usados no mundo do investimento para que você não se sinta perdido.


Definição de Finanças

Finanças é a arte e a ciência da gestão do dinheiro e seus instrumentos e ferramentas, tudo o que engloba a troca de recursos financeiros (monetários) entre pessoas ou instituições.

Ou seja, tudo o que diz respeito ao dinheiro, por exemplo o que ele pode comprar (posses, ativos, bens, serviços), circulação monetária (moedas), as obrigações (dívidas, compromissos), rentabilidade (de aplicação em fundos de ações, poupança, etc.), análise de riscos, saúde financeiras, fluxo de caixa, dívidas do estado. Tanto em âmbito privado com público (bens do Estado, Fazenda, Tesouro Nacional).

Finanças não é só o dinheiro propriamente dito. É tudo o que ele engloba.
Foto por David McBee em Pexels.com

Usamos o termo finanças para se referir de forma ampla quando há envolvimento do dinheiro.

Desta forma Finanças é um termo generalista para se referir a tudo que tem valor monetário.


Definição de Aplicação

Aplicação é quando dizemos, por exemplo, que “colocamos o dinheiro na renda fixa” ou “depositamos na poupança” estamos fazendo uma aplicação em algum tipo de investimento. Aplicar em um ativo ou título financeiro (poupança, renda fixa, ações etc.) significa na verdade que estamos comprando esse ativo ou título (inteiro, parte, fração ou cota) com a expectativa de que este ativo aumente de valor (rentabilize) ao longo do tempo, que chamamos de retorno financeiro.

Assim aplicação é quando compramos um investimento.


Definição de Investimento

Ivestimento é tudo aquilo que compramos com recursos financeiros (capital) com a expectativa de um retorno financeiro ao longo do tempo.

Aplicamos para ter um benefício (lucro) no futuro. Gastamos com o intuito de ganhar um valor. Se espera que o valor total obtido seja maior do que o gasto.

Aplicar é o ato de comprar, já Investimento é o bem comprado.

Podemos investir tanto em papéis (títulos, ações, certificados, moeda por exemplo), ativos produtivos (maquinário, instrumentos, robôs, etc.), bens/ativos imateriais (direitos autorais, propriedade intelectual entre outros), bens/ativos materiais (obras de arte, imóveis, objetos antigos, ouro são alguns), tempo ou ainda um conjunto de vários tipos como por exemplo abrir um negócio próprio. Até a bitcoin é um investimento, assim como ativos judiciais, previdência privada e educação.

Desde que tenham a finalidade e expectativa de obter um retorno financeiro no futuro.

Os investimentos mais populares são poupança, títulos de renda fixa, fundos de investimento, ações e imóveis.

É possível investir em imóvel, mas nem todo imóvel é um investimento.
Foto por Pixabay em Pexels.com

Investir em um negócio próprio também se tornou muito comum, às vezes como única opção de sobrevivência diante da escassez de empregos. Neste caso pode ser um negócio físico que demanda investir em estoque, ou maquinário ou ainda investir em funcionários para prestação de serviços por exemplo.

Quando o investimento se refere ao tempo, significa uma pessoa despender, empregar o seu tempo com algo que pretende dar um retorno financeiro. Por exemplo, investir em um curso de especialização para conquistar cargo de maior responsabilidade o que se traduz em aumento salarial.


Agora já fica mais fácil ler, ver ou ouvir reportagens e notícias do meio financeiro e começar a entender do que se está falando.

Este é o começo para cada vez mais a gente conseguir investir e ter um retorno financeiro.


Conheça todos os verbetes de nosso glossário

Entenda a diferença entre finanças, aplicação e investimentos. Glossário de Investimentos I

Qual a diferença entre economizar, poupar e investir? Glossário de Investimento II

Qual a diferença entre Ações e Títulos (Públicos ou Privados)? Glossário de Investimentos III

Decifrando as letrinhas dos Títulos Privados CDB e RDB, LCI/LCA e LIG, LC, DPGE, CRI/CRA e Debêntures. Glossário de Investimentos IV

Entendendo Fundos de Investimento, FII, ETF e Previdência Privada, BDR, COE e ESG. Glossário de Investimento V

Indexadores de investimento, Selic, IPCA, DI, Câmbio, IBOVESPA e afins. Glossário de Investimento VI

Impostos e taxas sobre Investimentos. Glossário de Investimento VII

Quais são as entidades no mundo dos Investimentos? Instituições, Reguladores, Fiscalizadores. Glossário de Investimentos VIII

Quem é quem no mundo dos Investimentos? Agentes autônomos, consultores, analistas e assessores. Glossário de Investimentos VIII

Vá mais longe:

Comece esta série: Onde Investir o meu dinheiro? Os riscos.

E esta também é interessante: Aversão à Perda – Comportamento do Investidor I

Treine seus conhecimentos vendo este artigo: CUIDADO: Pirâmides Financeiras caem


Fontes:

FGV – Curso 2 – Como fazer investimentos I

FGV – Curso 4 – Como fazer investimentos II

Cunha Oliveira, Ricardo da. Administração Financeira: uma análise conceitual. Revista Estação Científica. Portal Estácio. 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s