Agora é o momento de colocar todo o seu aprendizado sobre Educação Financeira em prática.
Vimos no ebook sobre Crédito que dívidas agente contrai para alavancar nossas vidas. Ou seja para adquirir algo que vai aumentar o meu patrimônio, aumentar a minha renda ou reduzi (no futuro) os gastos. E definitivamente presentes de Páscoa não se enquadram nesta condição.
Vimos no artigo Crédito: Quando é a hora certa para pegar um empréstimo qual é o caminho para não se endividar desnecessariamente.
Outro ponto que deve ser pensado antes de sair comprando os tão desejados ovinhos de chocolate em prestações. Como está o seu nível de endividamento. Ele vai comportar mais este?
Veja o ebook ou o artigo Crédito: Quanto empréstimo é muito empréstimo e saiba como calcular esse nível.
Por isso o caminho mais coerente seria já ter separado ao longo de um período os valores para gastar.
Para isso existem um campo no nosso orçamento para “Metas”. Siga estas etapas:
- 1)Faça um planejamento para a Páscoa – use o Planner de Páscoa para ajudar a encontrar o valor que você vai querer usar.
- 2)Coloque esse valor no orçamento e veja quanto por mês você vai conseguir separar. (Divida o valor total pela quantidade de meses que você vai ficar juntando o dinheiro). Baixe aqui o modelo para imprimir; ou baixe este modelo do excell.
- 3)Faça ajuste, ou no total do Planner de Páscoa, ou no valor reservado todo mês, ou no período (nr. de meses ou semanas que pretende juntar o dinheiro). O importante é que o valor do Orçamento tem que ser igual a do Planner .
Se você gosta de nosso conteúdo, assine nossa newsletter.