Lacunas da Empatia - Comportamento do Investidor III

Lacunas da Empatia – Comportamento do Investidor III

O nosso quente-frio tem a capacidade de sabotar nossos investimentos. As emoções interferem nas habilidades em tomar as melhores decisões afetando negativamente a performance dos investimentos.

originalmente publicado em 16 de dezembro de 2020.

  1. Viés Lacuna da Empatia
  2. O que fazer para evitar a Lacuna da Empatia.
  3. Veja a série completa sobre os vieses do Investidor
    1. Vá mais longe
    2. Fontes

Estamos dando continuidade a esta série sobre o Comportamento do Investidor, especificamente aqueles causados pelos atalhos mentais (heurísticas), que nos fazem cometer erros (chamados de vieses) de julgamento e consequentemente nos fazem tomar decisões equivocadas.

Essa condição (atalhos mentais) acontece em determinadas situações e de forma previsível, é por isso que devemos conhecer quais são essas condições e os erros que podemos cometer para desta forma evitar cair nesta “armadilha”.

Conheça os vieses comportamentais do consumidor, um sabotador com boas intenções.

Hoje vamos falar das situações que envolvem as emoções – com ou sem controle – e o investidor.


Viés Lacuna da Empatia

Que levante a mão quem nunca tomou uma decisão no calor das emoções, seja de raiva, de tristeza, medo ou euforia e depois de se acalmar se arrependeu?

QR code e chave PIX para doação de qualquer valor

Sentimos dificuldade de ter empatia conosco mesmo e por isso temos a tendência de subestimar o poder das nossas emoções ao tomar as decisões, a ter determinados comportamentos ou atitudes.

Resumindo: Ignoramos, no momento da decisão, que estamos sendo influenciados por emoções.


Quando estamos em um determinado estado emocional, por exemplo; extremamente felizes, temos dificuldade em perceber como é o sentimento da tristeza, da depressão. O mesmo ocorre ao contrário. Não conseguimos nos colocar no nosso próprio lugar quando estamos com raiva e sentir calma ou então não entendemos a tristeza quando estamos felizes. Ou seja, não temos empatia conosco mesmo.

Também não conseguimos imaginar, hoje, que lá na frente vamos mudar de opinião e pensar de maneira diferente.

Essa característica recebe o nome de Lacuna da Empatia (hot-cold empathy gaps em inglês); é um – importante – viés comportamental do investidor (não só dele, também do consumidor) que diz respeito às decisões que tomamos com nosso investimento de acordo com as oscilações do humor.

Tomar decisões sob efeito da emoção não é somente causados pelos vieses, mas também pela falta de Inteligência Emocional e outros fatores psicológicos, veja mais em: Estilos lesivos de lidar com o dinheiro – A emoção

Interpretamos os fatos de acordo com nosso estado emocional. O nosso quente-frio.

O quente representa nossos sentimentos enraizados, viscerais, como fome, raiva, euforia. Daí a expressão “No calor das emoções”. Enquanto o frio representa a razão, a lógica. Quanto mais quente, maiores são as emoções tomando conta e quanto mais frio, maior é o controle destas emoções.

Ter controle da emoções afetaa nossas decisões em todos os aspectos, desde reagir ou não a uma determinada situação no transito, escolher qual tratamento de câncer, optar por parar de fumar, encerrar um casamento, comer em excesso. E logicamente nossas decisões financeiras, comprar ou não um carro, exceder as compras no shopping, guardar dinheiro, vender as ações na bolsa de valores, investir em determinada aplicação e muitas outras situações.

O que nos importa, como investidores, é como este comportamento interfere negativamente nas decisões que envolvem nossos investimentos.

Esse viés também acontece quando tomamos decisões de consumo: Quando a emoção decide a compra, conheça a Heurística do Afeto, Grátis, Escassez, Dor do Pagamento, Lacunas da Empatia. Vieses comportamentais III

A mais clássica situação é quando existem notícias ruins sobre o mercado com perspectivas de queda de rentabilidade e por causa disso o investidor sai vendendo as ações e a aversão a perda (veja aqui – Aversão à Perda – Comportamento do Investidor I) entra em funcionamento e faz ele colocar todo seu dinheiro na poupança; Ou ainda na euforia de que tudo esta dando certo se opta por um investimento de alto risco que de fato vai trazer prejuízos.

No estado frio – onde predomina a razão, a situação é oposta; É quando conseguimos enxergar uma oportunidade no meio da crise, exatamente por agir “friamente” enxergamos o que as emoções podem nos cegar.

“Quando a emoção decide investir, é prejuízo na certa.”

Portanto temos que ter consciência que os nossos pensamentos são influenciados pelo nosso estado emocional do momento. Mesmas situações podem levar a conclusões totalmente diferentes a depender do estado emocional, ou se estamos sob controle.

As vezes as emoções estão escondidas, como por exemplo achar que investir é jogar: CUIDADO: Investindo como se fosse um gamer!

O que fazer para evitar a Lacuna da Empatia.

  1. Monte a tua estratégia de investimento no estado frio. Com calma, tranquilidade, com a razão dominando e deixe esta estratégia bem registrada para futuras consultas quando estiver no estado quente;
  2. Nessa estratégia estabeleça margens de perdas ou valores mínimos e siga rigorosamente;
  3. Coloque tudo no automático, aplicações e resgates;
  4. Crie “travas” para movimentar os investimentos;
  5. Estabeleça períodos para examinar os rendimentos para não se desesperar com o sobe e desce diário;
  6. Desenvolva a Inteligência Emocional, descubra como não se deixar afetar pelas emoções e saiba reconhecer quando está sob o domínio de emoções. Neste estado não tome nenhuma decisão;
  7. Acredite! As emoções interferem;
  8. Deixe uma pequena quantia reservada para movimentar sem critérios previamente definidos e que possa ficar a mercê das decisões de acordo com o estado emocional, depois de um tempo compare;
  9. Quando estiver em estado quente, registre o seu raciocínio no que tange os investimentos e quando voltar ao estado frio reveja as anotações. Elas fazem sentido? Vai querer manter a decisão?
Conheça o mundo dos Investimentos: um pequeno Glossário de investimento: Quem é quem

Veja a série completa sobre os vieses do Investidor

Conheça os outros comportamentos

Aversão à Perda – Comportamento do Investidor I

Excesso de Confiança – Comportamento do Investidor II

Ancoragem – Comportamento do Investidor IV

Pensar a longo prazo – Comportamento do Investidor V


Vá mais longe

Quer saber os significados das palavras usadas quando falamos de investimento? Veja aqui:

Entenda a diferença entre finanças, aplicação e investimentos. Glossário de Investimentos I

Qual a diferença entre economizar, poupar e investir? Glossário de Investimento II

Qual a diferença entre Ações e Títulos (Públicos ou Privados)? Glossário de Investimentos III

Decifrando as letrinhas dos Títulos Privados CDB e RDB, LCI/LCA e LIG, LC, DPGE, CRI/CRA e Debêntures. Glossário de Investimentos IV

Entendendo Fundos de Investimento, FII, ETF e Previdência Privada, BDR, COE e ESG. Glossário de Investimento V

Indexadores de investimento, Selic, IPCA, DI, Câmbio, IBOVESPA e afins. Glossário de Investimento VI

Impostos e taxas sobre Investimentos. Glossário de Investimento VII

Quais são as entidades no mundo dos Investimentos? Instituições, Reguladores, Fiscalizadores. Glossário de Investimentos VII

Quem é quem no mundo dos Investimentos? Agentes autônomos, consultores, analistas e assessores. Glossário de Investimentos VIII

Processando…
Sucesso! Você está na lista.
Fontes

CVM – Série CVM Comportamental – Vieses do Investidor – Volume 1. 2017, Comissão de Valores Mobiliários.

Ariely, Dan – Previsivelmente Irracional – Aprenda a Tomar as melhores Decisões. Editora Estrela polar. 2008

Goleman, Daniel phD. A Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária que redefine o que é Ser Inteligente. Objetiva. 1995

Duhigg, Charles. O poder do Hábito. Porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Ed. Objetiva. 2012

“Penso, Logo Invisto?” (http://pensologoinvisto.cvm.gov.br).

PUC-PR- digital: Investiu por impulso? As finanças comportamentais explicam o motivo

Deixe um comentário